Clique para a página principal

53 ANOS DO CONJUNTO NORBERTO BALDAUF

Lista de discussão sobre samba e choro, estilos musicais brasileiros.
 Página principal » Tribuna Livre » Arquivo das mensagens » Índice mensal
Nova mensagem Responder esta mensagem Mensagens por data Mensagens por discussão Mensagens por autor

Autor: Marcello Campos (noticia(arroba)portoweb.com.br)
Data: Qua 17 Mai 2006 - 08:45:34 EST

CONJUNTO MELÓDICO NORBERTO BALDAUF
COMPLETA 53 ANOS NESTA QUARTA-FEIRA
COM BAILE AGENDADO E LIVRO PRONTO

O Conjunto Melódico de Norberto Baldauf completa, nesta quarta-feira, 53 anos de carreira não apenas como o mais famoso e querido grupo de bailes do RS, mas provavelmente também o mais antigo grupo brasileiro em atividade com membros originais - no caso, o pinanista Norberto Baldauf e o guitarrista Raul Lima. O quinteto, que se apresentou pela primeira vez em reunião-dançante da Faculdade de Arquitetura da UFRGS no dia 17 de maio de 1953, foi progressivamente ampliado até chegar a octeto nos anos seguintes. Um dos pioneiros do formato "melódico" (grupos menores com sonoridade mais suave, em oposição às numerosas e mais barulhentas orquestras), inspirou a proliferação de quase uma centena de escretes similares até o final dos anos 60.

Na década de 50 integravam a turma Norberto Baldauf (piano), Raul Lima (guitarra) - ambos na equipe até hoje -, Victor Canella (acordeon), Leo Velloso (contrabaixo e gerência), Porto Rico (bateria), Wilson Baraldo (bateria), Fausto Touguinha (ritmo), Luiz Octávio (crooner) e Renê Martins (crooner). Nos anos 60, entraram Edgar Pozzer (crooner), Leo Belloni (bateria), Helio Santos (vibrafone) e Heitor Barbosa, além de uma participação-relâmpago da lady-crooner Elis Regina em três bailes.

Musicou milhares de eventos em quase seis décadas, excursionou pelo Interior, Região Sul e países-vizinhos, atuou pelas rádios Gaúcha e Farroupilha, foi um dos pioneiros da TV Piratini e gravou 15 discos pelos selos Odeon, Philips e Continental.

Provando que está vivinho-da-silva, o Conjunto Baldauf tem agendado jantar-dançante para o dia 23 de junho no Círculo Militar de Porto Alegre (contatos com Gilberto Selmer - (51) 9659-9406). E tem mais: o jornalista Marcello Campos concluiu livro sobre a história do grupo, obra que está em busca de patrocínios. Interessados em apoiar o projeto podem entrar em contato pelo e-mail noticia@portoweb.com.br

Atenciosamente,
MARCELLO CAMPOS
JORNALISTA - MTb 11.501
noticia@portoweb.com.br
_______________________________________________
Para CANCELAR sua assinatura:
        http://www.samba-choro.com.br/tribuna/cancela
Para ASSINAR esta lista:
        http://www.samba-choro.com.br/tribuna/assina
Antes de escrever, leia as regras de ETIQUETA:
        http://www.samba-choro.com.br/tribuna/netiqueta

Nova mensagem Responder esta mensagem Mensagens por data Mensagens por discussão Mensagens por autor

---------

Sobre a Agenda do Samba & Choro