Voltar para a página principal do site

Beth Carvalho responde

Nova Mensagem Responder Outros Meses Por Data Por Discussão Por Assunto Por Autor

From: Eduardo Martins (eduardo.carniel@uol.com.br)
Date: Ter 31 Jul 2001 - 22:17:43 GMT


A Beth Carvalho mandou uma mensagem em privado pra mim, pro Hugo, Paulo Eduardo e Nivaldo. Peço desculpas para a Beth desde já, mas vou colocar essa mensagem na lista, pois acho importante. Como fã-natico da Beth, já me irritei muito e já briguei muito por causa dessa história do samba do robozinho, pois esse papo de que não teria sido a gravação dela eu já tinha ouvido em outros meios. Merece um esclarecimento, portanto. Beth, me perdoe, mas vou dividir sua mensagem com os demais. Segue abaixo as explicações da nossa querida Beth Carvalho. Leiam com atenção:
 
----- Original Message -----
From: bc producoes
To: hu.dias@zipmail.com.br
Cc: Eduardo Martins ; Paulo Eduardo Neves ; Nivaldo Andrade
Sent: Tuesday, July 31, 2001 6:25 AM
Subject: Coisinha do Pai em Marte

Caro Hugo :
 
Não lhe conheço e pelo visto vc tb não me conhece mas , me deu vontade de esclarecer , essa história de Coisinha do Pai. Vamos do começo:
Conheci esta música que é de Almir Guineto, Jorge Aragão e Luis Carlos (Chuchu), em 1977, junto com Vou Festejar ( de Jorge Aragão , Dida e Neoci ) nos pagodes do Cacique de Ramos , pagode esse que eu que tinha toda mídia nas mãos, divulguei p/ todo o Brasil. Eu sou assim. Quando me encanto c/ uma coisa , quero que todo mundo tome conhecimento. Eles eram demais ! Eu vi nascer um novo samba , tocado por instrumentos não usados antes ( banjo,c/ afinação de cavaquinho - criação de Almir Guineto ; tan tan tocado uma nova forma - criação de Sereno e repique de mão , criado por Ubirany). Era um suingue diferente, próprio deles; essa percussão era batida com a mão e não c/ baqueta e as composições tb eram bonitas , e essa emoção eu passei p/ o povo brasileiro quando em 1978 lancei essa rapaziada como músicos e como compositores( cd Pé no chão ) Na verdade eles se reuniam p/ cantar e tocar seus sambas porque naquele momento não havia espaço algum p/ eles na mídia e por isso eu sou a madrinha de todos porque os coloquei de cara pro gol e fico muito feliz porque eles mereciam e vcs puderam conhecer esses meus afilhados tão talentosos e queridos amigos. São eles :
Grupo Fundo de Quintal, Almir Guineto, Arlindo Cruz , Jorge Aragão , Sombrinha, Luis Carlos da Vila, Beto s/ Braço, Acir Marques , Marquinho PQD, Marquinho China , Dida , Neoci, Nenem , Pintado ,Vaguinho ( da música Padroeira e agora da Nossa Pátria mãe gentil de parceria c/ outro novo afilhado Boneco , do cd Pagode de mesa 2 ) Carlos Caetano ,Wanderlei Monteiro , Zeca Pagodinho ( esse então, talento puro, chegou lá em 1984 e foi o único que chamei p/ cantar comigo a música de sua autoria e de Arlindo e Beto , "Camarão que dorme a onda leva" e o coloquei , de cara , no Fantástico ) e muitos outros.
Voltando ao Coisinha , eu achava que era um sucesso mas , dei p/ o Martinho porque achava mais p/ homem cantar ( ô coisinha tão bonitinha do pai...). Maritnho ficou um ano c/ a música , cantava em shows , mas acabou não gravando. Aí eu disse p/ mim mesma - quer saber , eu vou gravar e foi um sucesso estrondoso , tanto ou mais que Vou Festejar. Talvez seja uma das músicas que mais que tem a minha assinatura . Tem músicas , na carreira de um artista, que são mais nossas que outras .
Bom , um dia estou acordando e minha assessora de imprensa me liga dizendo que uma jornalista de O globo quer me entrevistar urgente . Eu aceitei e então ela me ligou dizendo- Beth , vc sabia que a sua voz foi para Marte ? Eu , ainda sonolenta respondi: Como? E ela : é que eu entrevistei a nossa engenheira da Nasa , Jacqueline Lira , sobre o Projeto Soujorney Pathfinder, p/ sair no caderno de Ciências. E depois que acabou a entrevista , ela comentou : Ah , pois é, vc sabe que nós da Nasa nos apegamos tanto ao robosinho que resolvemos acordá~lo todos os dias c/ uma música e eu disse- no meu dia eu quero acordá-lo c/ a música Coisinha do pai , da Beth Carvalho! Aí a jornalista disse : Como é que é ? E a Jac disse : É que eu sou fã da Beth e essa música é que me veio na cabeça. Detalhe :Jaqueline estava lá nos EEUU , há 15 anos .
Aí Beth ,me disse a jornalista, essa matéria vai virar 1ª página e eu preciso de um depoimento seu ! Me pegou de surpresa e tb emocionada c/ o fato único no mundo . Afinal de contas eu estava me tornando a única cantora interplanetária ! E eu quiz imediatamente o tel. da Jacqueline Pois afinal de contas ela que estava tão afastada do Brasil , se lembrou logo de mim e do samba ! Ela me deu e eu liguei imediatamente ,confesso que muito emocionada. A Jacqueline quase caiu dura qdo eu disse quem era e agradeci muito a ela a grande homenagem que ela estava me prestando e principalmente ao samba . Ela me disse que era carioca de Ipanema e mangueirense . Eu a convidei p/ sair na Mangueira mas, eles lá têm somente uma semana de férias e a dela não coincidia com o Canaval .Mas, me agradeceu o convite e nos tornamos amigas. Mais tarde ela me ligou dizendo que a vida dela havia mudado , que a TV Globo ficava na porta da Nasa , que jornalistas do mundo inteiro queriam entrevistá-la , uma loucura! Eu disse : Jac, vc agora é uma estrela! É assim mesmo! Depois ela veio ao Brasil ser entrevistada pelo Jô e dar conferência em algumas faculdades , tudo por conta dessa história e , me ligou p/ nós nos encontrarmos porque ela ia dar uma única coletiva e que ´só faria c/ a minha presença. Marcamos um almoço p/ nos conhecermos melhor ,ela e o marido. Ela me trouxe uma camiseta e uma caneca c/ a foto do robô e eu dei a ela a camiseta da Mangueira . Fizemos a coletiva e todas as tvs do Brasil e do mundo estavam lá.
Almir Guineto emocionado, fez o genial Samba de Marte que gravei no mesmo ano no cd Pérolas do Pagode ( Onde eu cheguei nenhum mortal chegou , modéstia a parte a minha arte Deus me consagrou / o meu canto ecoou por todo Universo/ Até em Marte o meu samba fez sucesso...).
Aí sim, vem o oportunismo . A Gravadora Universal (que na ocasião era a minha gravadora , veja só) estava lançando o cd Casa de Samba 2 ou 3 , não me lembro , que tinha Coisinha do Pai com a dupla Elba Ramalho e Jair Rodrigues ( obs: Esses dois não tem nada c/ isso, são inocentes ) , querendo aproveitar a badalação que estava o assunto, lançou no ar que a gravação que foi p / Marte tinha sido a deles! Aí sim eu fui encima c/ tudo e c/ total razão de fato e de direito, vc não acha ?
Hugo, vc escreveu tb que eu não citei os autores . Vc pode e tem todo direito de não me curtir como cantora mas , saiba que eu sou conhecida como a cantora que mais cita os compositores neste país . É uma das minhas maiores características! Vc foi injusto duas vezes!
Oportunista nunca fui nem serei ! Durante meus 32 anos de carreira , sempre dividi meu bolo ! Poderia ter ficado quieta , sem divulgar ninguém , como muitos fazem . Mas não é assim p/ mim . É uma questão de caráter e de não ter medo de sombra!
PS: Vc acha este fato banal mas não é não ! De que que a Jacqueline se lembrou ? Mais do que de mim ela se lembrou do SAMBA! É uma vitória dele !
O meu agradecimento especial para os emails em minha defesa.

Com carinho

Beth Carvalho
__________________________________________________________________
Para CANCELAR sua assinatura:
        http://www.samba-choro.com.br/tribuna/cancela
Para ASSINAR esta lista:
        http://www.samba-choro.com.br/tribuna/assina
Antes de escrever, leia as regras de ETIQUETA:
        http://www.samba-choro.com.br/tribuna/netiqueta


Nova Mensagem Responder Outros Meses Por Data Por Discussão Por Assunto Por Autor

Este arquivo foi gerado por hypermail 2b29 : Ter 31 Jul 2001 - 22:35:05 GMT