Agenda do Samba & Choro

Boicote os CDs anti-cópia!!!

Guia do
carnaval de rua do
Rio de Janeiro
 
 Página principal » Notícias » Notícias antigas

Receba grátis nosso informativo:


43880 assinantes
Exemplo | Cancelar | Trocar email Notícias enviadas às terças e sextas.


Assine em um leitor de notícias RSS


Se você gosta de nosso trabalho, nos apóie se tornando um Amigo do Samba-Choro.

Por Paulo Eduardo Neves
Publicada em 15 de Novembro de 2002 
Assunto: Novidades neste Sítio

  ampliar Christiane de Assis Pacheco/2002  
Logo da campanha de boicote aos discos anticópias
Logo da campanha de boicote aos discos anticópias
Recentemente as gravadoras lançaram quatro discos que vêm com proteção anti-cópia:
  • "Longo Caminho" do Paralamas do Sucesso;
  • "Tribalistas" de Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown.
  • "Exaltasamba ao Vivo";
  • "Qu4tro" do Natiruts;

Estes discos restringem seus direitos de consumidor e são uma grave ameaça à memória musical brasileira. Está na hora de tomar uma atitude, boicote os CDs anti-cópia!.

Voltar para Manchetes de Novembro de 2002

Enviar por email | Imprimir

Comentários dos leitores

Antes de qualquer comentário, tenho de me identificar: sou uma simples e pura consumidora. Sim, uma consumidora... mas nem por isso me reservarei o direito de me parcializar na avaliação deste tema.

Achei muito interessante, e até muito bem argumentada, a idéia de que estaríamos sendo tolhidos em nosso desenvolvimento cultural com a criação e comercialização destes "Cds anticópias". Realmente, há coerência. Acredito mesmo que, talvez, a “sobrevivência” de certas obras será mais curta e que muitos destes Cds ficarão apenas “para a memória.” Mas existe uma questão que não foi mencionada, e que, penso, é muito, muito importante. Quanto realmente isto estará prejudicando o consumidor? E quanto estará beneficiando os músicos (compositores e intérpretes) atuais?

Deixemos de pensar um pouco no dinheiro que vamos economizar ao copiar os Cds que compramos, ao invés de comprar mais de um deles (pois esta é uma alternativa para quem quer tê-los por mais tempo). Voltemos os olhos para o aspecto puramente CULTURAL. É sabido e muito falado que existe uma onda muito forte de pirataria atualmente. Caminho no centro de minha cidade e nem sequer preciso entrar em uma loja para comprar um Cd de 15 reais. Compro no camelô por R$3,00. Por que eu seria tão boba de não fazê-lo? Todos fazem... Se não encontrar ali, volto para casa e procuro na internet. Ah.. coisa boa... nunca um “Tom Jobim” foi tão barato para mim...!

Sim, um Tom Jobim, um Vinícius de Moraes, um Baden Powell... a elite da MPB pode ser muitíssimo divulgada por esse meio. Mas... que estranho! Esta elite toda já faleceu! Se não faleceu ainda... está em extinção. E há um motivo para isso. Ora, um músico realmente bom precisa investir em sua carreira. Não se fazem bons trabalhos sem muito de esforço, sem muito de dedicação. Isso requer tempo e dinheiro. Hoje em dia, porém, é impossível fazer isso. Um músico não consegue se sustentar, ou ter um razoável nível de vida, com a sua profissão. Ninguém mais compra os Cds originais. Desta forma, a qualidade vai baixando, e o que nos resta (à sociedade como um todo) é ficar dançando a “dança do bumbum”, provinda daqueles músicos que já não tinham mais nada para fazer. Me sinto, desta forma, tolhida no meu direito de consumidora. Quero comprar algo que me vendam como MPB e que realmente SEJA MPB. Nos tornamos cada vez mais vítimas de uma já consagrada “propaganda enganosa”, que rouba o nosso dinheiro e que nos faz regredir culturalmente.

Quanto aos músico que se utilizam destes Cds “anticópias”, não notam eles que o “tiro pode sair pela culatra”. Sim, porque aí é que se irá realmente avaliar o que é e o que não é bom, de qualidade. O que entrará para a “eternidade” e o que será extirpado de vez. Haverá uma seleção cultural, e a “dança do bubum” logo logo sairá correndo e não manchará mais a nossa tradição musical.

Prefiro investir meu dinheiro em vários Cds originais, desde que não seja acometida por essa devastadora “propaganda enganosa” que já fora aceita pela sociedade passiva.

Logicamente que, se isto vier a ser padronizado, não mais haverá problemas de incompatibilidade de discos e aparelhos de Cds.
Themis Leal
16 de Novembro de 2002 #

Cara Themis,
Caros amigos do S&C,

Não pude deixar de enviar a minha resposta ao comentário, tão bem escrito e cheio de boas intenções da colega consumidora de música.

Existem alguns equivocos sérios neste raciocínio que não poderiam deixar de ser apontados. O comentário parece transmitir a idéia de que a decadência no nível de nossa música é fruto da pirataria (total ou parcialmente), que não permitiria aos verdadeiros artistas investirem em sua música, e deixaria espaço apenas para a sub-música comercial. Sugiro um exercício: passeie pela rua Uruguaiana, ou qualquer outro lugar onde se encontre uma concentração de comércio pirata e tome nota dos títulos encontrados... Os grandes pirateados, amigos, são os artistas que vendem milhões de cópias, que têm ampla difusão radiofônica. O consumidor médio de música pirata não está asfixiando os possíveis novos "Baden Powells". Ele, simplesmente, não está interessado.

As grandes vítimas da pirataria são as grandes gravadoras e seus artistas de contratos milionários. O que de fato pode ser responsabilizado pela queda no nível da música que nos está sendo disponibilizada hoje -- que, aliás, vem de muito antes do "boom" da pirataria --é um sistema amplo que alguns autores chamam "indústria cultural", que engloba gravadoras, televisão, rádio, revistas, jornais etc. e que trabalha com a lógica econômica perversa de minimizar o risco e maximizar o lucro, asfixiando a ousadia e a variedade da música e do próprio público.

Dentro desta indústria se cria uma "sabedoria" que prevê o que vende, o que não vende, o que é sucesso, o que não é, e que alimenta o público de acordo com seus desígnios.

Da pirataria, dos mp3 e tecnologias do gênero, pode-se dizer que são subprodutos naturais dessa lógica (dieta) perversa, que alcançou seu ponto de saturação. E vai se inventar recursos legais, campanhas publicitárias, tecnologias e mais tecnologias para evitar o óbvio -- mas sabemos que a pirataria vai estar sempre um passo a frente (vide aí o Napster, que virou Gnutella, que virou sabe-mais-o-quê, e continua-se trocando mp3 pela internet, agora mais do que nunca).

Eu não escrevo isso tudo só como um consumidor de música. Eu sou compositor. Faço parte de um grupo ainda pouco conhecido de compositores cariocas, que tem uma proposta estética brasileira e ousada, um tanto fora dos padrões radiofônicos atuais. Deste ponto de vista específico, posso afirmar com todas as letras: A QUESTÃO DA PIRATARIA NÃO NOS DIZ RESPEITO!!! Estaria preocupado com pirataria se tocasse no rádio, se as pessoas andassem pela Rua Uruguaiana procurando discos do Pedro Moraes. Mesmo assim, quem ia sair prejudicado prá valer seria a minha gravadora -- o que os artistas levam já é a sopa da sopa, de qualquer maneira.

Olha, eu acredito que a consumidora Thames tenha boas intenções na elaboração do seu comentário, mas o que ele termina por fazer é encampar o discurso das gravadoras. O discurso do leão, que quer banir as aves de rapina e ficar com a carcaça do animal que matou toda para si.

Pois eu digo, a pirataria não é o verdadeiro inimigo -- e que se tenha todas as restrições do mundo à gritaria que as gravadoras hoje promovem em torno desse tema.

Sei que não esgoto o assunto aqui, mas espero ter contribuído para a discussão.

Forte abraço a todos,
Pedro Moraes
Pedro Moraes
16 de Novembro de 2002 #

Cara Themis,
só algumas ressalvas:
- as dificuldades financeiras dos músicos não são decorrência da pirataria, mas sim da lógica idiota desse mercado e das gravadoras;
- a existência e espaço na mídia das "danças dos bumbuns" não é decorrência da inexistência de músicos bons, "desaparecidos" por conta da pirataira.
- essa "seleção natural" que vc mencionou será feita pelo mercado, é é exatamente aí que mora o perigo.

Como diz o texto do boicote, se não houvesse a possibilidade de cópias, não teríamos hoje a filosofia grega.
Christiane de Assis Pacheco
16 de Novembro de 2002 #

Caros, quero sugerir que evitem comentar esta notícia, façam seus comentários sobre o assunto na página da campanha, assim todas as opiniões ficam reunidas em um só lugar.
Paulo Eduardo Neves
16 de Novembro de 2002 #

Seguinte:

Eu adoro música, principalmente choro, e não gostaria que os cd's que tanto curto sejam protegidos com algum tipo de "trava", portanto estive analisando estes cd's com a dita "tecnologia" e percebi duas coisas.

1) Esse pessoal é muito estúpido pois pra cada 10 engenheiros que cuidam desta parte anti-pirataria, existema 10x mais pessoas pensando em um jeito de tirá-las, portanto se vc quiserem fazerem cópías destes cd's não há problema algum. Sigam as instruções abaixo:

A) Insira o Disco Original com a dita Anti-Cópia na unidade de CDRW de seu computador e ao invés de copiá-lo de CD para CD faça com que o software copie o projeto todo no hd.
B) Após terminado, ao invés de puxar todo o projeto de gravação para a mídia virgem, ponha-as na ordem que quiser uma a uma até completar todas as músicas a serem gravadas.
C) Clique em copiar
D) Insira o disco gravado e pronto, divirta-se escutando seu CD próprio e dando risadas dos ditos "ENGENHEIROS DE PROTEÇÃO".

Um grande abraço,

* Seguinte, isso não é para sacanear as gravadoras, pois meus cd's são originais e monto uma coletânea deste cd's que tenho, portanto Sr. Presidentes de gravadoras, revejam seus conceitos e política de suas estruturas para no futuro pelo menos fazerem algo que de "um pouco mais de trabalho" para ser copiado.

Até +

BiduBocó
Bidu o programador
18 de Novembro de 2002 #

É muito simples quebrar a proteção desses CDs. Assim como Bidu colocou uma forma, existe outra, ripar as faixas em formato wav ou MP3. No musicmatchbox e no audiocatalist ambas as opções funcionaram perfeitamente no CD Tribalistas. E wav tem a mesma qualidade que um CD original, cujo formato é cda. As trilhas a mais que são inseridas no formato wav dizem respeito ao posicionamento das faixas no CD. Acredito que os CDs piratas que estão sendo vendidos nas ruas tenham essa qualidade, afinal é mais fácil fazer como o Bidu falou ou como eu descrevi nesse texto do que pegar a saída de áudio e copiar. Enfim, não resolveu nada, criou muitos problemas.

Mas a questão principal não é essa. Digamos que eles consigam criar um CD com proteção real que nenhum hacker consiga quebrar (duvido). Existe nos EUA uma lei que está sendo combatida e que prevê que se existe um uso legal para uma tecnologia, mesmo existindo um uso ilegal, essa tecnologia tem o direito de existir. Essa lei é dos tempos do Betamax, quando a Sony lançou um aparelho que gravava (!!!) e que poderia ser usado para duplicar as fitas Betamax. O mesmo raciocínio está sendo usado para combater os CDs protegidos. O direito de se fazer back up é líquido e certo, então deve ser preservado, ainda que outros usos sejam nocivos.

A pirataria deve ser combatida, mas não com uma tecnologia que enche a nossa paciência. Devem ser feitas investigações policiais, fechar nossas fronteiras, prender os que fazem cópia pirata, etc. Não se pode combater a ilegalidade com mais ilegalidade.
José Romeu de Carvalho Pereira Martins
19 de Novembro de 2002 #

como consumidor de música não possuo qualquer CD pirata.Sou contra a pirataria e também sou contra, por exemplo, a Revivendo Discos vender seus CDs por no mínimo R$ 23,50.
João Carlos Artuzo
19 de Novembro de 2002 #

Sim, José Roberto, consegue-se, mas em formato analógico, bem inferior ao formato digital em termos de qualidade. Isso era previsto pela EMI.
José Romeu de Carvalho Pereira Martins
20 de Novembro de 2002 #

Comprei o CD Tribalistas e Exaltasamba -Ao vivo e por terem o dito "sistema de proteção" não consigo reproduzi-los no CD-Player do meu veículo.
Gostaria de entender quem reparará meu prejuízo , já que comprei os CD's nas lojas tradicionais , pelos preços convencionais ( onde já estão imbutidos os direitos autorais e os lucros das gravadoras ) e me esta cerceado o direito de escutá-los em determinados aparelhos ?
LEO BONETTI
4 de Dezembro de 2002 #

Caros amigos, de que adianta reclamar, brigar, blasfemar e etc. Se as autoridades competentes(?) nada fazem? Eu faço minha parte: NÃO COMPRO CDS e ou quaisquer outros produtos pirateados.
Quando se anda pelo centro de qualquer cidade, município, centro comercial ou coisa que o valha, o que mais se encontra são produtos pirateados. Principalmente cds. Os cds originais(autênticos) são caros? São! Algo tem que ser feito? tem! O que? Não sei! Enquanto isso, faço minha parte.

O comentário da consumidora Themis foi meio confuso.
Abraços para todos,
Eustáquio Amazonas.
Eustaquio Amazonas de Cerqueira
6 de Dezembro de 2002 #

Admito que não sou tão clara, e simplista, quanto o senhor, seu Eustáquio..rs :)
Themis Leal
9 de Dezembro de 2002 #

Léo Bonetti,

Tu podes pedir a devolução do dinheiro para a loja, a troca do Cd por outro, ou ainda o abatimento do preço, tudo por vício do produto. Se quiseres te incomodar mais um pouco com isso, ainda podes entrar na Justiça para, além de fazer esses pedidos, tentar conseguir alguma indenização. Daí já podes alegar também propaganda enganosa.
Themis Leal
10 de Dezembro de 2002 #

A culpa é dos putos das gravadoras e ponto. Tem que piratear mesmo. Sem dó. Até eles enfiarem na cabeça que se o cd for mais barato o pirateamento irá diminuir. Mas eles são gananciosos demais para serem inteligente.
Lucas
12 de Dezembro de 2002 #

Outra coisa. Para gravar estes cds em outros cds é só ligar a saída de audio do rádio na entrada do computador e gravar o som normalmente com programas como o Sound Forge.
Lucas
12 de Dezembro de 2002 #

Concordo plenamente com o Lucas, e digo mais: compro CD pirata porque considero uma safadeza o CD original chegar `as lojas por até R$ 27,00. Garanto que o artista nao fica nem com cinco por cento desse valor.
O Lucas foi simples e direto: o dia que o original tiver um preço justo... acabou a pirataria.
Me digam porque não piratearam (pelo menos em larga escala) os recentes CDs do Supla e do Lobao? ... Eles conseguiram colocar seus produtos em bancas de jornais por preços em torno de R$10,00 (com lucro, mas sem seren gananciosos)
Outra questão: Dou valor ao artista e não a empresário de gravadora multinacional.
Para cada dois CDs piratas que compro assumo o compromisso moral (e cumpro) de assistir, pagando ingresso (não aceito cortezia nem dos artistas amigos), um show do artista cujo CD foi pirateado. Ali sim eu tenho certeza de que se pago R$35,00, pelo menos uns R$15,00 vão para a conta bancária do artista.
Pensem nisso e prestegiem a boa produção cultural fazendo parte delas: comparecendo aos eventos musicais, mostrando `as crianças e aos jovens as qualidades da boa música, lendo, se informando e até mesmo debatendo nesta tribuna.
Obrigado.
Zeca
14 de Dezembro de 2002 #

Voltei,
Desta vez puto da vida porque descobri que alem da safadeza dos "CDs anti-copia" existem os aparelhos anti-copia.
Jah eh demais, compus uma musica pra minha namorada gravei um CD num inocene aparelho philips CDRecorder(eu cantando, soh voz e violao, coisa simples)dei o cd pra ela e ... nao tocou no aparelho dela... soh foi possivel ouvi-lo no CDPlayer do carro.
Isso eh uma sacanagem nao fiz nada de errado... porque usurparam da menina o direito de ouvir uma gravaçao que nao tinha nada de ilegal....
Depois, fui testar os aparelhos daqui de casa e descobri que o meu CD/DVD Player DVD 4230N (fabricado pela LG) tambem tem o mesmo bloqueio...Isto eh PROGANDA ENGANOSA quando comprei o aparelho ninguem me deu esta informaçao e nao estah escrito em canto algum(pelo menos clara e visivelmente de facil identificaçao, como manda o codigo do consumidor) nao estah escrito que o aparelho tem tal restriçao... se estivesse eu nao o teria comprado.
EH POR ISSO QUE EU DIGO: ESSES CARAS DE MULTINACIONAL NAO TEM A MENOR CONSIDERAÇAO COM O COMSUMIDOR... PORQUE NOS VAMOS TER COM ELES ????
Zeca
18 de Dezembro de 2002 #

Eu já tinha um motivo para não comprar o CD do Tribalistas: É uma reunião de uma coitada, um retardado e um humilhado.
Acabei de arrumar mais outro motivo...
Ricardo
18 de Dezembro de 2002 #

O cd dos tribalistas não pode ser rippado pelo audiograbber. Li lá em cima q no musicmatch e no audiocatalyst não há problemas... Se alguém souber alguma forma de ripar no audiograbber, por favor me escreva.

PS - esse último comentário (coitada, retardado e humilhado) vai dar uma m... :)

Abraços,
Leo
20 de Dezembro de 2002 #

GALERA: UTILIZEM UM LEITOR DE DVD E QUALQUER SOFTWARE DE EXTRAÇÃO!!! FUNCIONA PERFEITAMENTE!
YAH!!!
22 de Dezembro de 2002 #

É obvio, pelo menos sob a minha ótica, que os artistas ( pelo menos aqueles que aspiram talento e traduzem qualidade ) não são comparsas de gravadoras, pois são essas que viram na cultura musical uma forma de ganhar dinheiro, e é por isso que a gravdora não está preocupada em difundir a cultura musical, através de um album a preço justo e de boa qualidade.
Fico triste em perceber que boa parte dos artistas ficam omissos, pelo menos publicamente, a esses desrespeito das gravadoras com relação ao seu público.
Acho que seria uma solução se algum grupo de artistas ( musicos de verdade que não querem só ganhar dinheiro, mas que amam a musica acima de tudo) que ja tenham um estrelato e principalmente uma condição finaceira resolvida, possam se unir e abrir uma gravadora em beneficio da música, enfim da cultura.
Felipe Gomes
26 de Dezembro de 2002 #

Gostaria de tecer alguns comentários sobre o assunto:
1. Em primeiro lugar, lembrar que não existe nenhum "cantador de pagode, "sertanojo" ou que "cante com a b." que seja dono de gravadora. Na sua maioria são senhores "bem nutridos de olhos azuis". Estes são os responsáveis pela decisão acerca do que será bom ouvir ou não. Por conseqüência exclui-se do nosso cotidiano musical, por exemplo, Paulinho da Viola e outros;
2. Em segundo lugar, a luta dos compositores e interpretes pela numeração dos CD's, para que cada um saiba exatamente quanto discos vendeu vem de décadas, salvo engano, bandeira já defendida por Tim Maia. Assim, o argumento de que a cópia prejudica o artista é pura falácia. Este, jamais toma conhecimento de quantos discos foram reproduzidos e recebe da gravadora a informação que mais convém a ela. Desta forma, reproduz-se um milhão de cópias, declara-se apenas a produção de metade, e embolsa-se o resto. Portanto, enquanto não for efetivada uma medida visando o controle por parte do artista de quantos discos realmente foram postos à venda, a única parte prejudicada com a cópia é a própria gravadora e, neste ponto eu concordo com o Lobão que, ao ser questionado em um programa de entrevista acerca da pirataria favorecer o criminoso, expôs que existem várias modalidades de piratas atuando nesta área: o que produz a pirataria ilegal e o pirata legalizado (dono de gravadora)que se apropria do trabalho do artista, reproduz sem controle e deixa apenas a opção de shows como meio de sobrevivência àqueles que queiram trilhar o caminho da música profissional;
3. Por último, gostaria de lembrar que num país onde setenta por cento da população vive à margem da vida, é impossível conceber um cidadão que consiga, ganhando um salário mínimo por mês e tendo que sustentar a família, dispender aproximadamente R$ 30,00 na compra de um disco. Este é outro fator de alienação pois resta-lhe apenas ficar à mercê das emissoras de rádio as quais, ao invés de serem veículos de divulgação da cultura brasileira, compraram a idéia do imediatismo das gravadoras, tocando música da pior qualidade, deixando ao assalariado, como única opção à uma música diferenciada, a pirataria.
Concluindo, entendo que o maior responsável por este crime cultural do qual somos apenas vítimas é o Estado porque: a) restringe a permissão de funcionamento das rádios apenas aos seus afilhados políticos e estes não têm o menor interesse em divulgar boa música; b)permite que as gravadoras tenham lucro exorbitante sem contudo reverter o que é devido e justo ao artista, já que não há controle sobre o número de cópias produzidas; c) ainda se arvora em paladino da justiça e moral combatendo a cópia pirata, único meio possível da população carente ouvir algo melhor do que o lixo que tocam nas rádios.

Sim às cópias, abaixo a pirataria oficial.
jean rodrigues teixeira
29 de Dezembro de 2002 #

Todo apoio ao boicote . Maiores piratas são os donos e executivos das gravadoras , que não tem qualquer participação na criação mas ficam com a maior fatia do bolo . É a mais-valia na "indústria cultural" . Se a coisa continuar assim , em breve as bibliotecas também seram colocadas na ilegalidade : "É um absurdo alguém ter acesso a um livro sem ter pago por ele ." , dirão os donos das editoras .
Cláudio Humberto Rodino Lemes
4 de Janeiro de 2003 #

Hoje vi, não sem certa ironia, num camelô do centro da cidade, o cd Tribalistas à venda. O "cd" é anti-cópia "ma non troppo"!
Marcelo Paiva da Motta
7 de Janeiro de 2003 #

Quero mais e que as gravadoras se fodam
Poeta
10 de Janeiro de 2003 #

Tudo uma questão de mercado !!!

Só há pirataria porque o original é extorsivamente mais caro e inclui, necessáriamente um belo diploma de otário para o consumidor.
Sim, porque só o custo e a remuneração de todos, artistas, tecnicos, etc., não justifica tamanha diferença de preço. São as gravadoras que querem ganhar demais. Então tomem pirataria !!!

Em boa parte as cópias são feitas pelo mesmo motivo, o consumidor já tem muitos diplomas de otário e fantasias de palahaço, preferindo, portanto copiar o CD.
Há outras cópias feitas sob forma de coletânias personalizadas a partir de diversos CD's, o que não deixaria de acontecer, pois tanto podem ser a partir de originais ou piratas. A menos que haja piratas anti-cópias.

Trocando em miúdos:
Que tal se as gravadoras esperimentassem entrar de fato na briga ? É só deixar de presumir a imbecilidade dos consumidores e oferecerem seus produtos a preços decentes. É só expurgar o diploma de otário, a fantasia de palhação e a margem unitária excessiva.

Eu acredito no mercado. Tenho certeza que a pirataria perderia a graça e as cópias se reduziriam a níveis insignificantes.

Mas como é evidente que não sou o único a enxergar isso, parece-me que as gravadora querem estimular a pirataria e as cópias.

Não acham ?
Samuel H. Queiroz
12 de Janeiro de 2003 #

Eu acho que como consumidor nós já estamos habituado á ir até o Camelo e comprar um Cd pirata os motivos, são os acimas mencionados, entre os principais o alto preço.
E fora isto, aí eu falo por mim, dá pra gravar CDS baixando música da internet, do jeito que quiser pelopreço de mais ou menos um real!!!
Beijo á todos!!!
Vanessa
17 de Janeiro de 2003 #

ganhei de natal o cd tribalistas.
além de nem ser muito bom, o antipático anti-cópia impede q o cd seja tocado em qualquer aparelho. na minha casa, foi recusado no principal e só toca no som portátil. que m...!
Adriana Patricio
17 de Janeiro de 2003 #

É isso aí. Eu acho que vcs todos são muito bem intencionados,especialmente a Themis, ou Thamis, mas, como já dizia o poeta, FODAM-SE AS GRAVADORAS!

E tenho dito!
wilbor de alweida
20 de Janeiro de 2003 #

Gravadoras, editoras são males antigos!
Quantos artistas morreram na miséria? Quantos artistas morrem na miséria? E de um outro lado, quantos não podem comprar um CD de 20 reais sem tirar da família?
...E males, para mim, se corta pela raiz, como as ervas daninhas! Mais que promover cultura e viver a custa disto, querem ganhar dinheiro sugando o máximo de quem trabalha mais que eles!
Viva a "pirataria institucionalizada"!!!

Jarbas Macedo
Jarbas Macedo
20 de Janeiro de 2003 #

Comprei o CD dos Tribalistas, e tentei fazer uma copia para resguardar o original, nao consegui. Sera que estou infringindo alguma lei?
Sempre fiz isso com meus CD's pq nao gosto de usar o original, sou um colecionador ciumento que nao gosta de danificar os originais. Acabou-se os meus direitos, agora so tenho deveres!!!!
Terei que comprar pirata pra poder gravar um CD. Isso nao prejudica quem pirateia, pois os Tribalistas ja estao a venda em qualquer esquina, mas sim pessoas como eu que compram e que agora perdem o direito de fazer uma selecao, por exemplo.
Jales Cotrim
22 de Janeiro de 2003 #

comprei o cd do gene krupa e sua orquestra, let me off uptown. ele pertence à jazz collection da trama. entretanto, foi o único dos 5 da mesma coleção que sequer foi reconhecido no meu drive. alguém tem alguma sugestão de como posso fazer para lê-lo? só possuo o drive de cd-rom e nenhum outro cd player.

obrigado,

gustavo alves
Gustavo Alves
22 de Janeiro de 2003 #

Estou plenamente de acordo com os comentarios,e apoio plenamente a pirataria,pois,é o unico remedio para combater essa "ganancia demoniacas",desses empressarios e gravadoras!!! Sou Musico e deixei meu "maravilhoso Brasil" por falta de Escola jazz e Cd do genero aos asalariados. Baseado no que aprendi hoje (lendo todos os E-mail),concluo que: fui manipulado todo esse tempo pelas gravadoras,com o "Loby": "Pirataria e prejudicial para os e consumidores!" Gostaria muitissimo que o"Ex.Sr Ministro da Cultura e colega de profissão,fizesse algo de inétito no Brasil e para o Zé Povão: "Gravadoras Cooperatisadas",se deu certo na agricultura,por que não na Musica e e em todas artes em geral!!! O verdadeiro sentido de "Cooperativa",é dar acesso,oportunidades a todos aqueles:"Que podem","Que querem",mas não tem oportunidades!! Sendo que as grandes gravadoras(Mutinacionais),estarian excluidas "dessas". Gentes!!-Existem pessoas honestas no mundo empresariado,que abraçariam esta ideia. Onde todos iriam ganhar:"Viver,e Fazer jus ao seus Salarios!!". Logicamente,todos Cd seriam numerados para melhor controle dos Musicos. Beijos abraços a todos e que "Deus os abençoem e os livre e guarde destas gentes horriveis!!!
Schatzmann Moreno.
Antonio Rodrigues da Silva
25 de Janeiro de 2003 #

Não sou a favor de pirataria, mas também não me é muito simpática a idéia de defender interesses de gravadoras e produtores ou ditadores de mercado, sei lá, quero mais é que eles se lixem. Pirataria existe desde o tempo da velha fita K7, apenas não era tão fácil e rápido copiar um álbum. Essa briga não é nossa, e acho que nem é dos artistas que recebem pouco e são tão explorados quanto nós que pagamos muito. Sejamos honestos, o Brasil é um imenso camelódromo, vivemos no país da crueldade econômica e social, não dá pra ficar evocando leis de mercado a um cara que sai de casa com R$5,00 pra pegar condução, comer(quando dá), passar o dia ralando e que gosta de ouvir música(quem não gosta?), vai comprar pirata sim, com o preço de um da loja ele compra dez, afinal R$30,00 representam muita grana para a maior parte da nossa população, têm que ser economizado pra comprar um CDzinho, aí, vai no piratão mesmo, essa briga não é dele.
CD anti-cópia, só se for CD não gravado.
Repito, as gravadoras que se lixem.
Rafael S Andrade
29 de Janeiro de 2003 #

Eu prefiro o CD original por causa do encarte mas não sou contra a pirataria. Como pode um CD nacional custar R$ 27,00 ou um importado custar R$ 50,00 para ser consumido num país com sérios problemas econômicos como o nosso? (idem para as camisas de times de futebol).

Como eu gosto de Rock progressivo também, eu tenho toda a coleção do GENESIS original (em vinil e em CD), pois todos foram lançados no Brasil, mas os CDs do CAMEL, ELOY ou PENDRAGON, não saíram no Brasil. Eu os tenho em CDrs pirateados. No caso da MPB os meus CDs do DJAVAN, JORGE VERCILO, MARCELO MIRANDA, BETO DOURAH, JOÃO NOGUEIRA, entre outros, também são todos originais, porque graças a Deus eu tenho condição de comprá-los. Mas e quem não tem?

O problema é que a faminta "indústria" fonográfica tem os espaços na mídia - TV/Rádio - e são como verdadeiros sanguessugas dos artistas. E o grande público me parece que consome "qualquer coisa" que a mídia lhe imponha.

A internet com o mp3 ou qualquer outra forma de música digital, pra mim é uma verdadeira revolução para os artistas que não fazem parte do "cast" de uma dessas famigeradas gravadoras. Foi através da internet que conheci o Jorge Vercilo, o Marcelo Miranda (que tem um CD MARAVILHOSO), O Beto Dourah...
Paulo Renato Medeiros Tinoco
1 de Fevereiro de 2003 #

Pessoal, esse CD dos tribalistas simplismente destruiu meu drive de DVD.
Quando tentei escuta-lo no computador, ele comecou a fazer uns barulhos estranhos e o resultado é q ele nao le mais discos de DVD...

Q Q eu faço?
Igor
3 de Maio de 2003 #

ô alguem ai já tem algum software para copiar estes desgraçados cd's com ati cópia??? estou irado com isso!!! quero que os Cracker's entrem em ação e descubram uma maneira de burlar este novo PROBLEMA p/ nós.
Obrigado
Mobrau
6 de Maio de 2003 #

Eu consegui converter para o formato MP3 tres CD's da série 10 Polegadas da Odeon que adquirí da "Saraiva", após ficar sabendo do lançamento da série através da "Agenda do Samba & Choro", com o programa Musicmatch Jukebox - versão 7.50.3103, apesar deles também serem protegidos. Acho um absurdo querer punir quem compra o produto original! Neste país é assim mesmo, os direitos são inversos, quase sempre em benefício dos contraventores. Os
honestos é que se virem...
Carlos Quintino de Matos Veiga
6 de Maio de 2003 #

O Clone CD é ótimo para copiar CDs com travas, inclusive os de áudio. Basta usar um "plug-in" chamado ClonyXXL antes de rodar o Clone CD que ele identifica qual o tipo de proteção e como o programa deve ser configurado. No www.superdownloads.com.br tem ambos os programas. Eles são meio enjoados de configurar e usar a primeira vez mas depois fica fácil. Só assim consegui fazer cópia desses discos com proteção. Para passar para MP3 eu aconselho o Extract Audio Copy, que copia qualquer CD com trava para MP3. Também disponível no sitio acima. Se alguém tiver dúvidas sobre como usar os programas me passe um mail que eu explico melhor. Aliás, todos esses programas são gratuitos.

Thiago
Thiago Fontes de Freitas
11 de Maio de 2003 #

P.S.: Meu mail é thiagoffreitas@bol.com.br.
Thiago Fontes de Freitas
11 de Maio de 2003 #

Índice
Manchetes de Novembro de 2002

<< Anterior
Promoção camisetas e Amigos do Samba-Choro

Próxima >>
Nelson Sargento lança CD e sítio segunda no João Caetano


» Envie esta notícia para um amigo

» Imprima esta notícia


Notícias | Casas com música | Artistas | Tribuna Livre | Artigos e debates | Fotos | Partituras | Compras | Amigos do Samba-Choro | Busca

Receba notícias sobre samba e choro por email:

Contato | Privacidade | Sobre este sítio
©Copyright 1996-2012
Samba & Choro Serviços Interativos LTDA
(Todos os direitos reservados).