Agenda do Samba & Choro

Em abril Funarte presta tributo a Sidney Miller

Google
Web samba-choro.com.br
 Página principal » Notícias » Notícias antigas

Receba grátis nosso informativo:


36142 assinantes
Exemplo | Cancelar | Trocar email Notícias enviadas às terças e sextas.



Assine em um leitor de notícias RSS


Se você gosta de nosso trabalho, nos apóie se tornando um Amigo do Samba-Choro.

Por Paulo Eduardo Neves
Publicada em 19 de Março de 2002 
Estado: RJ 
Assunto: Shows e Rodas

Sidney Miller é do samba. Sua primeira composição foi uma parceria com Zé Ketti e gravada por Cyro Monteiro. São sambas suas músicas mais conhecidas (ou menos desconhecidas): "Pede passagem", "É isso aí", "Maria Joana" e "Nós os Foliões". Tanto que era muito comparado com outro iniciante compositor que fazia muitos sambas, Chico Buarque.

Ele se encontra esquecido. Todos seus quatro discos -- Sidney Miller (1967), Brasil, do Guarani ao Guaraná (1968), Línguas de Fogo (1974) e Sidney Miller (1983) -- estão fora de catálogo e nunca foram lançados em CD. Não mereceu nem mesmo entrar numa destas coletâneas vagabundas que as grandes gravadoras lançam aos quilos. Apenas uma ou outra composição pode ser encontrada com intérpretes como Paulinho da Viola, Jards Macalé, Doris Monteiro ou Gal Costa. Hoje, seu nome é mais lembrado por dar nome ao espaço de shows da Funarte, onde trabalhou e criou um importante projeto de novos compositores.

Mas Sidney Miller poderia ser lembrado como um dos maiores compositores brasileiros. Infelizmente sua carreira foi bruscamente interrompida aos 35 anos, quando se suicidou.

Para dar ao compositor seu merecido destaque, a Funarte estará promovendo em abril dois grandes eventos na sala que leva seu nome. No dia primeiro de abril, uma segunda, acontecerá uma mesa redonda mediada por Sérgio Cabral e chamada "Encontro dos amigos de Sidney Miller", da qual farão parte Guarabyra, Haroldo Marinho Barbosa, Luiz Carlos Sá, Macalé, Mauro Dias, Paulo Thiago, Sergio Santeiro, Tarik de Souza e Zé Maria. Vão todos lembrar histórias e falar da obra do compositor. Neste dia será inaugurada uma exposição com fotos, manuscritos e objetos pessoais do compositor. No dia dois, terça, acontecerá um super show com fãs da obra de Sidney. Veja só quem vai participar: Alaíde Costa, Augusto Pinheiro, Célia Vaz, Cláudio Jorge, Doris Monteiro, Elton Medeiros, Família Roitman, Fernando Leporace, Grupo Taluá, Guarabyra, Juliana Caymmi, Luiz Carlos Sá, Macalé, Marianna Leporace, Marilia Medalha, Paulinho da Viola, Quarteto em Cy, Sergio Ricardo, Sueli Costa, Zé Maria, Zé Rodrix e Zezé Gonzaga. A direção musical é de Ana Terra e a produção de Tânia Meliga e Augusto Pinheiro. Os dois eventos serão às 18h30.

Compre seus ingressos imediatamente! Esta notícia está saindo com tanta antecedência, pois a sala é pequena e os ingressos estão sendo vendidos a partir de hoje, dia 19 de março, e bom número já está vendido. Corra para não perder. Eles estão sendo vendidos na Livraria Mário de Andrade (a da Funarte) no antigo prédio do Ministério da Educação. O endereço é Rua da Imprensa, 16 - térreo - Centro.

Voltar para Manchetes de Março de 2002

Enviar por email | Imprimir

Comentários dos leitores

merecida e justa a homenagem. o show será gravado? r.lima
roberto lima
19 de Março de 2002 #

A Funarte grava o áudio de todos os shows que acontecem na Sala Sidney Miller. Até agora nada foi lançado para o público, mas tomara que este show seja o primeiro.
Paulo Eduardo Neves
19 de Março de 2002 #

É maravilhosa essa reunião,SIDNEI MILLER merece essa justa homenagem, ele para nim foi um dos maiores compositores da MPB, em dias tão nebulosos, recordar é sempre viver.


CELSO L. MANOCCHIO



OBS: gostaria de saber mais sobre este disco de 1983 nunca houvi falar dele, se for possível gostaria dessa informação.
mais uma vez .
muito obrigado.
celso luiz manocchio
21 de Março de 2002 #

exite um ambulante, vendedor de discos, no centro do rio que copia discos de vinil para cd. outro dia comprei um cd do sidney miller, contendo dois lps: "sidney miller", e "do guarani ao guarana". a qualidade da regravacao é boa. este mesmo ambulante tb trabalha com regravacoes de varios outros grandes compositores. é uma bela fonte para quem quer conhecer discos antigos que infelizmente nao sao relancados pelas gravadoras.

29 de Março de 2002 #

Esta seria uma ótima oportunidade de lançar em cd o disco do Show Sidney Muller, realizado pela Funarte na década de 80, com Alaide, Zezé e ZéLuiz.
Paulo Roberto Mondin-Gomide
1 de Julho de 2002 #

O espetáculo em justíssima homenagem ao saudoso compositor Sidney Miller, realizado em 19 de março de 2002, pela Funarte, até a presente data, não foi lançado em CD,o que é lamentável, pois foi extraordinário, e teve o seu mais belo momento, quando da apresentação de ALAÍDE COSTA, a mais afinada voz feminina do Brasil, de todos os tempos !
Paulo Alberto Ventura
Paulo Alberto Ventura
15 de Julho de 2002 #

Gostaria de ser informado sobre sites onde possa encontrar as letras das músicas do compositor Sidnei Miller, cuja memória só agora parece estar sendo resgatada.
Gilson Moura Henrique
30 de Dezembro de 2002 #

Maior do que o talento de Sidney Miller,só mesmo a ignorancia dos responsáveis pelo não relançamento de suas gravações,deixando orfã do prazer da boa música,uma grande parte do público mais jovem que não teve o prazer de ouví-la.
carlos jalil fauza
5 de Julho de 2003 #

Olá Paulo, é com muita satisfáção que estou me dirigindo a vc, pois há muito venho procurando algo sobre Sidinei Miller.
Ouvi uma música dele à muito tempo atrás com o Rui do MPB4 num programa da TVE, (não me lembro qual programa, mas acho que foi no sem censura) e, felizmente, essa música ficou gravada em minha mente, se não me engano, chama-se Pois é. Uma belíssima música.
De lá pra cá, procurei nas lojas de cd's e até mesmo na internet por informação relativa à sua obra, porém em vão.
Felizmente, eis que me surge o seu site e, ao meu ver, vc deve ser um cara que valoriza muito a boa Música Popular Brasileira; saudosismo à parte mas a boa velha MPB de Chico, Caetano, Zé Keti, Vinícius, Toquinho, etc...
Me desculpe se estou sendo chato, me estendo tanto, mas é que estou muito feliz e espero que vc me ajude a encontrar as músicas dele em LP pois, como vc disse no seu site eles náo foram lançados em cd's (um absurdo).
Agradeço antecipadamente a sua ajuda que por certo virá.

Um abraço

Moro em Vitória, capital do ES
Marcos Tadeu Bertollo
9 de Julho de 2003 #

Índice
Manchetes de Março de 2002

<< Anterior
João Nogueira e Roberto Ribeiro homenageados no Feitiço Mineiro

Próxima >>
Walter Alfaiate com novo show nesta quinta no BNDES (grátis)


» Envie esta notícia para um amigo

» Imprima esta notícia


Notícias | Casas com música | Artistas | Tribuna Livre | Artigos e debates | Fotos | Partituras | Compras | Amigos do Samba-Choro | Busca

Receba notícias sobre samba e choro por email:

Contato | Privacidade | Sobre este sítio
©Copyright 1996-2017
Samba & Choro Serviços Interativos LTDA
(Todos os direitos reservados).