Agenda do Samba & Choro

"Dono das Calçadas", um belo tributo a Nelson Cavaquinho

Google
Web samba-choro.com.br
 Página principal » Notícias » Notícias antigas

Receba grátis nosso informativo:


36201 assinantes
Exemplo | Cancelar | Trocar email Notícias enviadas às terças e sextas.



Assine em um leitor de notícias RSS


Se você gosta de nosso trabalho, nos apóie se tornando um Amigo do Samba-Choro.

Por Paulo Eduardo Neves
Publicada em 26 de Fevereiro de 2002 
Assunto: CDs

Os chorões do Galo Preto, acompanhados do sambista Nelson Sargento e da cantora Soraya Ravenle fazem no disco "Dono das Calçadas" um belo tributo a um dos maiores compositores do samba, Nelson Cavaquinho. O Galo Preto segura a onda instrumental do disco. Na verdade este disco bem poderia ser chamado de "Só Nelson Cavaquinho", dando continuidade aos seus discos tributo "Só Paulinho da Viola" e "Só Cartola". Um contraste bacana é feito entre a voz "velha guarda" (e que entende tudo de samba) de Nelson Sargento e a perfeição técnica (às vezes até demais) de Soraya Ravenle. O contraste já aparece na bonita abertura do disco, com Nelson interpretando a cappella a música "Dono das Calçadas", só no final ouve-se o primeiro som instrumetal, o sete cordas tocado lembrando o estilo do bardo dos botequins cariocas, surge então a voz límpida de Soraya interpretando o clássico "Luz Negra", criando um belo efeito. Até um chato como eu, que considera o Nelson Cavaquinho com sua voz rachada seu maior intérprete, acaba por gostar das interpretações. O disco passa ainda por músicas menos conhecidas como a marcha rancho "Risos e Lágrimas" e o choro instrumetal "Nair" até encerrar com os clássicos "A Flor e o Espinho" e "Pranto de Poeta".

A seleção do repertório é um dos pontos altos, revelando várias pérolas pouco conhecidas. Afonso Machado, bandolinista e líder do Galo Preto, é provavelmente o maior especialista na obra de Nelson Cavaquinho. Em 2001 ele ganhou uma bolsa de pesquisa da Rioarte. Durante um ano pesquisou as composições do bardo, encontrando raridades e inéditas. Foram catalogadas as partituras de um total de 176 composições! Pena só que no disco não caibam tantas músicas quanto no show, tendo ficado muita coisa boa de fora. Além disto, Afonso escreveu para ilustrar a pesquisa pequenas crônicas que contam passagens do Nelson. Ele pretende publicar o trabalho, mas ainda não há previsão a respeito. Se você gostou do disco da Beth Carvalho, que trazia basicamente os sucessos de Nelson, pode-se dizer que este disco é "curso avançado" para se tornar um nelson cavaquinista.

Atualmente o Galo Preto é formado por Afonso Machado (bandolim), Alexandre Paiva (cavaquinho), Bartholomeu Wiese (violão), João Alfredo Schleder (percussão), José Maria Braga (flauta) e Lucas Porto (sete cordas). Metade do disco conta com o auxílio luxuosodo percussionista Ovídio Brito. Ovídio é um percussionista tão cobra que seria mais apropriado se mudasse seu nome para Ofídio. A produção, direção musical e arranjos são de Afonso Machado. A produção executiva ficou a cargo de Didu Nogueira.

O disco é uma produção totalmente independente, o que significa que não será fácil encontrá-lo por aí. Combinamos com os produtores do disco, para que usassem a Agenda do Samba & Choro para vender diretamente aos fãs. Portanto, se estiver interessado, pode comprá-lo aqui.

Voltar para Manchetes de Fevereiro de 2002

Enviar por email | Imprimir

Comentários dos leitores

Assisti o show desse CD no "Mistura Fina", simplesmente SENSCIONAL!!
Estão todos de parabéns: Galo Preto, Soraya, Didu e o eterno Nélson Sargento.
Lucas Porto
26 de Fevereiro de 2002 #

O comentário acima, embora elogioso, não foi feito por mim. Não assisti o show no Mistura Fina, eu toquei nele. Mesmo assim, descontando a brincadeira esquisita, agradeço os elogios.
Lucas Marques Porto
1 de Março de 2002 #

Comprei o CD na "samba e choro" e assim que chegou em casa fui correndo para ouvi-lo. A interpretação de Nelson Sargento para a música "O dono das Calçadas", já entrou para a história do samba. Soraya Ravenle simplesmente "arrebenta" na interpretação de "luz negra", sem falar é claro da performace maravilhosa dos chorões do Galo Preto.
eduardo salgado lopes
16 de Março de 2002 #

1. Apertar o "play" e ouvir a capela de Nelson Sargento em O Dono das Calçadas, mal comparando (ou bem?), me lembrou a sensação de encantamento que tive ao ouvir, pela primeira vez, os acordes iniciais de trompa do concerto nº 2 para piano de Brahms.
2. O contraste entre a singeleza ou, mesmo, rusticidade da voz de Nelson e a sofisticada educação da de Soraya Ravenle é, a meu ver, mais um ponto alto do CD.
3. O Galo Preto - Ah! o insuperável Galo Preto, que me emocionou e arrepiou ao tocar Lamento(s) no SESC Copacabana há cerca de três anos. É incompreensível que aquele maravilhoso arranjo não esteja gravado e é triste constatar que, em quase trinta anos de existência, o Galo Preto só gravou três CDs, que, embora maravilhosos, nada são face ao que se poderia ter.
4. Há 4 razões para considerar o CD "imperdível" e cada uma delas, isoladamente, é suficiente: Nelson Cavaquinho, Nelson Sargento, Soraya Ravenle e o Galo Preto - Ah! O GALO PRETO...
Carlos Alberto S. Chastinet
21 de Março de 2002 #

Vi o show no SESC Pompéia.
O Nelson Sargento, como sempre, cantando maravilhosamente bem.
O Galo Preto emocionante!
Agora a cantora, tem técnica mas exagera,é muito caricatural não tem nada a ver com Nelson Cavaquinho. Ela teve desempenho razoável na campanha política do Maluf e em alguns capítulos da novela da Globo, Laços de Família.
Daí a cantar Nelson Cavaquinho, tem uma grande distância.
Aliás, não entendi essa dupla e não gostei.
Valeu a pena pelos Nelson's e pelo Galo Preto.
catarina aparecida guarnieri silverio
23 de Março de 2002 #

Índice
Manchetes de Fevereiro de 2002

<< Anterior
"Tocar", da Camerata Carioca, finalmente relançado em CD

Próxima >>
Bandolinista Afonso Machado prepara seu primeiro disco solo


» Envie esta notícia para um amigo

» Imprima esta notícia


Notícias | Casas com música | Artistas | Tribuna Livre | Artigos e debates | Fotos | Partituras | Compras | Amigos do Samba-Choro | Busca

Receba notícias sobre samba e choro por email:

Contato | Privacidade | Sobre este sítio
©Copyright 1996-2017
Samba & Choro Serviços Interativos LTDA
(Todos os direitos reservados).