Agenda do Samba & Choro

RCA comemora 100 anos e abre o baú

Google
Web samba-choro.com.br
 Página principal » Notícias » Notícias antigas

Receba grátis nosso informativo:


36203 assinantes
Exemplo | Cancelar | Trocar email Notícias enviadas às terças e sextas.



Assine em um leitor de notícias RSS


Se você gosta de nosso trabalho, nos apóie se tornando um Amigo do Samba-Choro.

Por Marcus Fernando
Publicada em 9 de Agosto de 2001 
Assunto: CDs

A BMG comemora os 100 anos do selo RCA e lança 20 títulos de seu catálogo pela primeira vez em CD. Todos os CDs foram remasterizados a partir dos tapes originais, tem projeto gráfico fiel às capas originais e receberam textos assinados por jornalistas como Tárik de Souza e Mauro Ferreira.

O samba se faz presente com títulos importantíssimos. “Cartola 70 Anos” (1979), tem no repertório o samba-enredo “Ciência e Arte”, o clássico “O Inverno do Meu Tempo”, o drama rural “Feriado na Roça” e “Mesma Estória”, parceria com Elton Medeiros. “Quatro Grandes do Samba” (1977), que traz Nelson Cavaquinho, Candeia, Guilherme de Brito e Elton Medeiros, tem a participação de Dona Ivone Lara em “Sou Mais Samba”, além de “A Flor e o Espinho”, “Gotas de Luar”, “Quando eu me chamar saudade”, “Notícia”, “Expressão do teu olhar”, entre outras. Os Originais do Samba tem relançado seu “O Samba é a Corda... Os Originais a Caçamba” (1972) que traz os sucessos “Do lado direito da rua Direita”, “Esperanças Perdidas” e “Lá Vem Salgueiro”. O compositor baiano Gordurinha aparece com seu estilo irreverente em “A Bossa de Gordurinha” (1962). “Ziriguidum no Sambão” (1971) da cantora Carmen Costa traz a “Marcha do Cordão do Bola Preta” e um raro samba sincopado de Luiz Gonzaga “A Mulher do Lino”. “Fruto e Raiz” (1986) foi o título escolhido da cantora Alcione, cujo sucesso se deu devido à canções românticas como “Garoto Maroto” e “O Que Eu Faço Amanhã” (argh!!).

Essa primeira fase da coleção “RCA – 100 Anos de Música” tem ainda Alaíde Costa, Banda Black Rio, Cassiano, Cauby Peixoto, Cesar Camargo Mariano, Ednardo, Ivan Lins, João Bosco, João Donato, Luiz Gonzaga, Miucha & Tom Jobim, Orlando Silva, Quinteto Ternura e Wilson Simonal.

Os discos chegam às lojas no início de setembro – e o melhor! – em série econômica.

A segunda fase (prometida para outubro) lançará no mesmo formato discos de Aracy de Almeida, Bezerra da Silva, Ciro Monteiro, Dircinha Batista, Jamelão, João Nogueira, Jorge Veiga, Martinho da Vila, Moreira da Silva, entre outros.

Voltar para Manchetes de Agosto de 2001

Enviar por email | Imprimir

Comentários dos leitores

Grande notícia este lançamento da RCA.Parabéns a todos que participaram deste projeto.O samba e a MPB em geral precisa de projetos iguais a este para sempre estar em evidencia.A nossa resistencia é a salvação da MPB e do Samba autentico.
valter burri
10 de Agosto de 2001 #

Parabéns á RCA ,por ter essa decissao e zelo para levar na frente tamanha empressa.Deus ajude a que se propague a boa e iluminada vontade se gente como a RCA e tem mais o milagre que chegue a minha terra,pois ainda tem gente que, como eu, brasielira de sentimento.. ainda que minha carteira de identidade só seja isso,um dado a mais.Eu sei,que isto faria ser uma latinoamerica mais plural e mpb-colorida e mundial.Crim Baez
cristina baez
10 de Agosto de 2001 #

É sempre gratificante uma gravadora tomar a iniciativa de reeditar discos importantes da nossa Música Popular, mas mais importante ainda é existir gente como vocês divulgando o que há de melhor no nosso Rio de Janeiro para o país todo.
HILTON JORGE VALENTE
12 de Agosto de 2001 #

Otima noticia, espero que relancem tb o do nelson cavaquinho.
Jose Henrique Miranda Pereira
13 de Agosto de 2001 #

Finalmente! E eu achei que fosse morrer sem ver relançado o maravilhoso "Quatro Grandes do Samba", com Candeia, Elton Medeiros, Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito! Este é um dos melhores discos de samba já feitos no Brasil e merece estar no acervo de todo apaixonado pela música brasileira.
Bruno Ribeiro
22 de Agosto de 2001 #

Preliminarmente, parabenizo a RCA Discos, atual BMG, pelos seus 100 anos de Brasil.
Lançar coletâneas é sempre complicado, pois os critérios são os mais diversos para essas junções de músicas.
O ideal é o relançamento em CD dos outrora Long Plays - PL's. Aí sim, o amante da música tem acesso à obra como um todo. Cada obra de um artista, digo, cada LP ou CD é um todo, representa algo toda ela. Quando se elabora uma coletânea se está, de certa maneira, quebrando uma lógica conferida pelo artista a sua obra.
Vejamos Luiz Gonzaga. A BMG vem relançando seus LP's em CD. Excepcional, pois há músicas lindas que dificilmente estariam figurando em coletâneas. Os CD's dedicados a Gonzagão nesta coletânea "RCA - 100 anos de música" têm o defeito de ser coletânea e a virtude de trazer algumas faixas inéditas em CD, mas arrancadas de seus LP's, esses sim, mereciam ser relançados. Espero que o trabalho de resgate das empresas fonográficas no Brasil direcione-se para relançar LP's em CD, como vem fazendo a BMG com a "Coleção Luiz Gonzaga".
Quando se lança uma coletânea, é lógico que o objetivo é atingir aquele público que deseja ter algum CD de determinado artista, mas não se dispõe a adquirir a obra completa. Mas a história de nossa rica música popular ganha muito quando um LP é relançado, mesmo porque comercialmente cresce o número daqueles que desejam a obra completa em vez de coletâneas.
Antiógenes Viana de Sena Júnior
23 de Outubro de 2001 #

Índice
Manchetes de Agosto de 2001

<< Anterior
Argemiro e Jair do Cavaquinho lançam discos solo

Próxima >>
Alaíde Costa lança CD com marchinhas de carnaval


» Envie esta notícia para um amigo

» Imprima esta notícia


Notícias | Casas com música | Artistas | Tribuna Livre | Artigos e debates | Fotos | Partituras | Compras | Amigos do Samba-Choro | Busca

Receba notícias sobre samba e choro por email:

Contato | Privacidade | Sobre este sítio
©Copyright 1996-2017
Samba & Choro Serviços Interativos LTDA
(Todos os direitos reservados).