Agenda do Samba & Choro

Chat com Omar Jubran sobre a Coleção Noel no chat do UOL

Guia do
carnaval de rua do
Rio de Janeiro
 
 Página principal » Notícias » Notícias antigas

Receba grátis nosso informativo:


43889 assinantes
Exemplo | Cancelar | Trocar email Notícias enviadas às terças e sextas.


Assine em um leitor de notícias RSS


Se você gosta de nosso trabalho, nos apóie se tornando um Amigo do Samba-Choro.

Por Paulo Eduardo Neves
Publicada em 8 de Dezembro de 2000 
Assunto: Sítios pela Internet

O prof. Omar Jubran, organizador da Coleção Noel Rosa, estará nesta sexta-feira às 17h no bate-papo (chat) do site UOL. O funcionamento do negócio não é dos mais democráticos. Alguns minutos antes das 17h aparecerá um botão para se participar nesta página. Apenas 30 pessoas podem fazer perguntas, sendo que 20 lugares são reservados a assinates do UOL. Portanto assinantes do UOL e da Agenda, se liguem para participar. Tratem de ir preparando suas perguntas pedindo mais explicações sobre o porquê do preço absurdo. Sem fazer perguntas, até 500 pessoas podem ler o que acontece.

Vale ler antes o que escrevemos a respeito e a quase uma centena de comentários. O texto fez barulho. Chegou a ponto de um zé mané da gravadora escrever anonimamente tentando dar explicações. Pelo menos indicou também o local onde está sendo vendido mais barato. Sei de pessoas que já viram a coleção ser vendida a R$320,00 -- ui!! -- e o preço já caiu em alguns lugares para menos de R$200,00. Fora isto, está rolando um boato interessante. Repito, é um boato. Não tem qualquer fundamentação. O boato é que o preço cairia para R$120,00, sendo a fortuna inicialmente cobrada uma oportunidade de explorar os ansiosos. O que o torna mais verídico é que me foi falado por um lojista do Rio e por pessoas de Salvador e São Paulo que também ouviram de lojistas. Continuo sugerindo que não se compre até o preço baixar mais (e alguém der uma explicação de como foi gasto o dinheiro público).

Voltar para Manchetes de Dezembro de 2000

Enviar por email | Imprimir

Comentários dos leitores

Paulo:
POr que não faz uma pequena relacão de perguntas, eu resumo e me inscrevo, como outros que tenham uol fazendo o mesmo, teremos mais chance de particiar.
Um abraço,
Anildo - Ctba.
anildo guedes do rocio santos
8 de Dezembro de 2000 #

Pessoal reclamou que o chat foi um tremendo mico. A UOL censurou quase todas as perguntas. O Omar ainda pagou mico fugindo de responder várias que furaram o bloqueio da censura, como a razão do aumento do número de discos. Nossos leitores Fernando Peixoto e Marcus Fernando nos mandaram a transcrição do chat. Veja abaixo, destacamos alguns dos trechos que achamos mais interessantes.



(17:00:39) : :Moderador UOL : Noel Rosa completaria 90 anos na próxima segunda-feira, 11 de dezembro. Omar
Jubran, pesquisou a obra do compositor e organizou 229 músicas em 14 Cds, que fazem parte da coleção "Noel pela
primeira vez", lançada pela gravadora Velas. Noel Rosa morreu em 1937, pouco antes de completar 27 anos. O UOL
agradece a presença de Omar Jubran. Bom papo a todos.

(17:02:38) : :Câmera : Durante este bate-papo será distribuído uma coleção "Noel pela Primeira Vez". Para participar,
clique aqui, preencha o formulário corretamente. Boa sorte.

(17:03:19) : : Fernando Peixoto : Senhor Omar Jubran, gostaria de parabenizá-lo por sua iniciativa. Um trabalho
maravilhoso em prol da MPB. No entanto, existe uma grande polêmica em torno do preço da caixa de cds do Noel Rosa. O
sr. poderia explicar-nos como se chegou ao resultado quanto ao preço?

(17:04:36) : :Omar Jubran : Fernando, o preço é determinado em função do mercado. A gravadora, com certeza, pode dar
melhores explicações. O meu trabalho, restringiu-se somente à pesquisa.


(17:04:49) : : mauricio : Senhor Omar, quais foram as maiores dificuldades encontradas pelo Sr no desenvolvimento do
projeto, tais como encontrar os fonogramas, contato com Funarte, a Gravadora Velas... ?

(17:05:52) : :Omar Jubran : Mauricio, talvez a parte mais difícil foi a liberação de direitos autorais. Mas isso, o
departamento jurídico da Velas agiu com maestria

(17:07:14) : :Câmera : (Adriana de Barros/UOL)



Omar Jubran, pesquisador musical, que reuniu 229 canções de Noel Rosa para a coleção "Noel pela primeira vez"

(17:07:15) : :Câmera : Durante este bate-papo será distribuído uma coleção "Noel pela Primeira Vez". Para participar,
clique aqui, preencha o formulário corretamente. Boa sorte.

(17:11:50) : : mauricio : E o Sr se baseo essencialmente na Biografia de Joao MAximo ? Ou chegou a encontrar algumas
"distorcoes", faltas de registros ? Como saber que as primeiras gravacoes dispostas eram a primeiras (talvez unicas !) ?

(17:12:16) : : Vitor : Caro Omar, Ano passado realizei um trabalho acadêmico sobre a vida do compositor Wilson Batista.
Esta semana li uma entrevista sua em um jornal de São Paulo e o senhor falou a respeito dessa "briga" entre Wilson e Noel.
O que tem de verdade em toda essa história? Os dois tinham algum tipo de desentendimento ou tudo não passa de mais
uma lenda da história do samba?

(17:14:43) : :Omar Jubran : Vitor, na minha opinião, se alguém aceitou a "briga", este foi Wilson Batista. Creio ter sido
muito mais, um golpe de mercado, para que ambos produzissem mais composições. Sem entrar no mérito, o resultado para
a música brasileira, foi o mais positivo possível, não concorda?

(17:15:28) : : mauricio : Foi dificil "convencer" a Funarte a fomentar a pesquisa desenvolvida pelo senhor ?! Ou "de
primeira" eles se convenceram da importancia do trabalho ? Sabemos que normalmente os orgaos publicos teem
dificuldade (estranhamente) em ve beneficios em certos trabalhos, mesmo que evidentes !

(17:16:00) : :Omar Jubran : Mauricio, realmente a base foi o livro "Noel Rosa, Uma Biografia", de João Máximo e Carlos
Didier.

(17:16:21) : : Vitor : O sr pensa em realizar outro projeto desse tipo com mais algum compositor da música popular
brasileira?

(17:17:00) : :Omar Jubran : Mauricio, tão logo tomou conhecimento de nosso projeto, a FUNARTE prontamente
encaminhou o processo, cujo resultado foi positivo.

(17:17:08) : : ZéCarlos : Omar, é claro que a Gravadora é a responsável pela definicao do preço e é uma pena que ela até
agora nao tenha se pronunciado a respeito disso.. mas justamente por se tratar de um projeto que teve apoio da Funarte,
que segundo o q saiu nos jornais, cedeu 100 mil reais para viabiliza-lo, na sua opiniao, 30 e poucos reais o preço de cada
disco é o preço justo, de "valor de mercado" como voce acabou de dizer,para o grande público ter acesso a essa obra?


(17:17:13) : :Câmera : Durante este bate-papo será distribuído uma coleção "Noel pela Primeira Vez". Para participar,
clique aqui, preencha o formulário corretamente. Boa sorte.

(17:17:21) : :Câmera : (Adriana de Barros/UOL)



Omar Jubran conversa sobre a coleção do "Poeta da Vila" com 7 CDs duplos

(17:17:55) : :Omar Jubran : Vitor, pensamos em alguns: Ary Barroso, Lamartine Babo, Adoniran Barbosa, João de Barro e
A história do Carnaval Brasileiro no século XX

(17:18:20) : : Poeta da Vila : Quanto tempo você precisou para pesquisar essa trabalho maravilhoso de nosso querido
poeta?

(17:19:21) : :Omar Jubran : Zé Carlos, o preço da coleção varia de loja para loja. Pesquise e você irá encontrar cada CD por
menos da metade do preço.


(17:20:16) : :Omar Jubran : Poeta da Vila, a gestação desse trabalho durou 13 (eu disse 13) anos (eu disse anos)

(17:20:20) : : mauricio : A participacao da FUNARTE foi durante o decorrer do projeto ? Ou ela ajudou mais na producao
dos novos registros (em CD), negociacao com a gravadora Velas, como foi ?


(17:21:24) : :Câmera : Durante este bate-papo será distribuído uma coleção "Noel pela Primeira Vez". Para participar,
clique aqui, preencha o formulário corretamente. Boa sorte.

(17:22:31) : :Omar Jubran : Mauricio, a FUNARTE, em parceria com a gravadora Velas, ajudaram a tornar público o nosso
trabalho. Não existindo a parceria FUNATE/VELAS, o público não teria a possibilidade de ter, em mãos, os discos.


(17:22:42) : : mauricio : E onde puderam ser encontrados os ~30% registros que faltavam para completar a obra completa
? No Brasil inteiro ? Pessoas fisicas, artistas que participaram das gravacoes ?

(17:23:43) : :Omar Jubran : Mauricio, os 30% foram conseguidos graças a colecionadores particulares ou em lojas de discos
antigos (sebos de discos)

(17:23:51) : : mauricio : As pessoas que possuiam os registros pelo Sr. procurado, liberaram os mesmos "de pronto" ou
resistiram, nao creram no objetivo do projeto, como foi ?

(17:24:30) : :Omar Jubran : Mauricio, quem cuidou disso, foi o Depto. Jurídico da Gravadora Velas

(17:26:09) : :Câmera : Durante este bate-papo será distribuído uma coleção "Noel pela Primeira Vez". Para participar,
clique aqui, preencha o formulário corretamente. Boa sorte.

(17:26:54) : : Passini : Ola Omar. tenho varias perguntas a fazer. Gostaria de começar falando da opereta "A Noiva do
Condutor"

(17:27:18) : :Omar Jubran : Passini, pode perguntar

(17:29:45) : :Câmera : (Adriana de Barros/UOL)



Omar Jubran fala sobre o lançamento da obra completa de Noel Rosa

(17:29:49) : : João2000 : Quais são suas músicas preferidas do Noel Rosa?

(17:30:07) : : João2000 : Omar, você acha justo o governo financiar o lucro privado?

(17:30:14) : :Câmera : Durante este bate-papo será distribuído uma coleção "Noel pela Primeira Vez". Para participar,
clique aqui, preencha o formulário corretamente. Boa sorte.

(17:30:38) : : mauricio : O sr observca algum tipo de "formacao" musical em comum a todas as gravacoes, por ex, violoes,
flautas, interpretacao...? Claro, existem gravacoes antigas e outras recentes, mas os artistas procuraram "ambientalizar" a
musica em algum estilo "de epoca" ?

(17:32:05) : :Omar Jubran : João, quanto às músicas preferidas: TRÊS APITOS e ÚLTIMO DESEJO. Quanto ao governo
financiar o lucro privado, eu não concordo e não creio que foi isso o que aconteceu no caso. Entretanto, as dúvidas podem
ser esclarecidas ou pela gravadora Velas ou pela Funarte.


(17:33:06) : :Omar Jubran : Mauricio, Todas as gravações são originais; ou seja, todas são o primeiro registro original da
composição

(17:33:09) : : José Eduardo : Em qual ano e momento da carreira (inicio/meio/fim) Noel compos a "conversa de botequim"

(17:34:42) : : Passini BH : Omar, percebi ouvindo "A Noiva do Condutor" que algumas cançoes da opereta se repetem em
outros disco com outros nomes e letras. gostaria de saber qual versão é a original, ou seja, se a opeorta foi planejada como
opereta ou noel reuniu algumas de suas cançoes com texto novo... ou se ao contrario, pegou as cançoes da opereta e criou
novos poemas dando novos titulos, como cançoes avulsas.

(17:34:45) : :Omar Jubran : Jose Eduardo, Infelizmente você me pegou no ponto fraco: Sou péssimo para datas.
Desculpe-me. Não tenho essa informação de cor

(17:34:49) : : melissa : por que vc acha que a literatura analítica sobre a obra de noel é taõ escassa?

(17:35:20) : :Câmera : Durante este bate-papo será distribuído uma coleção "Noel pela Primeira Vez". Para participar,
clique aqui, preencha o formulário corretamente. Boa sorte.

(17:36:11) : :Omar Jubran : Passini BH, repare que algumas melodias são as mesmas. Isso porque Noel Rosa também era
um grande compositor de paródias. Tais paródias podiam até ser em cima de suas próprias melodias

(17:36:47) : : raul : vc acredita que uma obra dessa plenitude chega a se pagar e dar lucro, ou vale apenas como acervo
histórico?


(17:37:18) : :Omar Jubran : Melissa, não sou especialista em literatura, mas o Livro NOEL ROSA, UMA BIOGRAFIA, tem
um rigor científico-literário bastante amplo.

(17:37:31) : : karen duarte : Omar você não acha que uma história artística e de vida, como a de Noel Rosa e outros
grandes compositores e cantores, principalmente das décadas de 30-50,deveriam fazer parte do currículo escolar?

(17:38:46) : :Câmera : Durante este bate-papo será distribuído uma coleção "Noel pela Primeira Vez". Para participar,
clique aqui, preencha o formulário corretamente. Boa sorte.

(17:41:55) : :Omar Jubran : Karen Duarte, Não só acho, como defendo a "cadeira" de MPB em todo o ensino médio.
Parabéns pelo pensamento

(17:42:07) : : leandro : a obra de noel rosa influenciou uma gama enorme de cantores e compositores contemporâneos a
nós. Essa influ~encia, no entanto, não se reflete na atenção que seu trabalho recebe da comunidade academica. a que se
deve esse descompasso?

(17:42:23) : : Passini BH : Omar, as orquestraçoes que ouviremos na coleção são de autoira do proprio Noel ou outro
musica orquestrava suas melodias? Ja li que Noel nao conhecia notação musical, é verdade que alguem escrevia as notas
para ele ou é apenas um mito?

(17:42:48) : :Omar Jubran : Leandro, por favor, formule melhor sua pergunta

(17:43:13) : : mauricio : Em 6 anos, Noel criou sua extensa e bela obra, cerca de 50 composicoes por ano, um numero
extraordinario ! O que o Sr acha disso ?

(17:43:40) : :Câmera : Confira abaixo a ganhadora da coleção "Noel pela Primeira Vez":

Neide Bolognini (SP)

Sua coleção será enviada pelo correio para o endereço informado no formulário

(17:43:46) : :Câmera : (Adriana de Barros/UOL)



Omar Jubran conversa sobre MPB, ao vivo, no Bate-papo UOL

(17:44:03) : :Omar Jubran : Passini BH; Todos os arranjos das gravações, lógico, são so originais. Noel Rosa era violonista,
mas não arranjador

(17:44:48) : :Omar Jubran : Mauricio, na minha opinião, um dos maiores compositores de nossa Música Popular

(17:44:52) : : Lucas : Tenho interesse nas gravações que o Coral de Ouro Preto fez das musicas de Noel. Voce sabe se isso
foi feito de forma sistemática, ou seja, se existem discos do tipo "Coral de Ouro Preto canta Noel"?

(17:45:46) : :Omar Jubran : Lucas, infelizmente, pouco conheço do trabalho (magnífico) relacionado ao Coral Ouro Preto.

(17:46:25) : : Lucas : Chico Buarque pode ser considerado, de alguma forma, sucessor de Rosa?

(17:46:50) : :Moderador UOL : Pessoal, temos mais 5 minutos de papo. Obrigado.

(17:47:00) : : mauricio : O Sr. conhece a razao pela qual se optou por se lancar a obra em 14 (catorze) CDs em vez de 9
(nove), como inicialmente planejado ?


(17:47:21) : : Guga LARANJA : Omar, aqui eh o Guga seu aluno do Augusto Laranja (3A). Quais sao as principais
diferencas entre a musica atual e a antiga, falando em literatura...

(17:48:20) : :Omar Jubran : Lucas, em minha opinião, algumas composições de Chico Buarque, no início de sua carreira,
obedeciam a mesma linha de compor de Noel Rosa, como por exemplo, A RITA e PEDRO PEDREIRO. Mas acho que não
tem nada a ver com "sucessor". Cada um constriu sua própria evolução

(17:48:40) : : Lucas : Qual foi o melhor, ou a melhor, intérprete de Noel?

(17:49:27) : :Omar Jubran : Lucas, na minha opinião, o melhor intérprete de Noel Rosa foi o próprio NOEL ROSA

(17:50:26) : :Omar Jubran : Guga, formule melhor a sua pergunta

(17:50:45) : : Lucas : Falando francamente: vc vê algum "chauvinismo carioca" na obra de noel?

(17:52:36) : : mauricio : De todas as gravacoes, quantas estao interpretadas pelo proprio Noel ?

(17:52:55) : :Omar Jubran : Mauricio, quase 50%

(17:58:09) : :Moderador UOL : O UOL agradece a participação de Omar Jubran no Bate-papo. Obrigado a todos.

Paulo Eduardo Neves
8 de Dezembro de 2000 #

Omar Jubran disse: "Não existindo a parceria FUNATE/VELAS, o público não teria a possibilidade de ter, em mãos, os discos."

E continua não tendo. A não ser os privilegiados que podem desembolsar 250, 300 reais para comprar a coleção.

"Quanto ao governo financiar o lucro privado, eu não concordo e não creio que foi isso o que aconteceu no caso."

Então o que aconteceu? 100 mil reais do governo foram investidos em um projeto que está sendo vendido por uma multinacional como um produto normal, que não teve subsídio.

"o preço da coleção varia de loja para loja. Pesquise e você irá encontrar cada CD por
menos da metade do preço."

No caso, menos da metade do preço seria menos de R$ 15,00. Que mágica é essa? O disco está sendo vendido para o lojista por cerca de R$ 13,70. O sr. Jubran quer que procuremos por uma loja de CDs beneficente, sem fins lucrativos?

Ele me pareceu um grande cara de pau neste chat. Pelo menos deve ter passado uma saia justa com os caras do UOL. A quantidade de perguntas sobre o assunto deve ter sido grande. Eu cutuquei mesmo: para onde foram os 100 mil?; por que censurar as perguntas?; não é melhor falar no assunto do que silenciar, levantando suspeitas (quem não deve não teme)? Claro que nenhuma pergunta apareceu no chat. Minha mensagem final foi de que com essa estória mal-explicada ele passa, para os fãs de Noel, de herói a vilão.


Marcus Fernando
8 de Dezembro de 2000 #

Sei que esta polêmica Omar Jubran/Noel/preço alto de CDs não é conto de fadas... tá mais pra conto do vigário!

Piadas à parte, gostaria de saber o desfecho deste assunto. Comprarão a Coleção? Tentarão cobrar explicações à gravadora? Continuarão espinafrando o Jubran? Ou amaldiçoarão Noel Rosa (que não está vivo para se defender, coitadinho)?
Érico San Juan
9 de Dezembro de 2000 #

Índice
Manchetes de Dezembro de 2000

<< Anterior
Chorões do Dois de Ouro têm seu site oficial

Próxima >>
Site com cifras de samba


» Envie esta notícia para um amigo

» Imprima esta notícia


Notícias | Casas com música | Artistas | Tribuna Livre | Artigos e debates | Fotos | Partituras | Compras | Amigos do Samba-Choro | Busca

Receba notícias sobre samba e choro por email:

Contato | Privacidade | Sobre este sítio
©Copyright 1996-2012
Samba & Choro Serviços Interativos LTDA
(Todos os direitos reservados).