Agenda do Samba & Choro

Compre o novo disco de Délcio Carvalho autografado

Google
Web samba-choro.com.br
 Página principal » Notícias » Notícias antigas

Receba grátis nosso informativo:


40410 assinantes
Exemplo | Cancelar | Trocar email Notícias enviadas às terças e sextas.



Assine em um leitor de notícias RSS


Se você gosta de nosso trabalho, nos apóie se tornando um Amigo do Samba-Choro.

Por Paulo Eduardo Neves
Publicada em 7 de Novembro de 2000 
Assunto: CDs

  ampliar Divulgação/2000  
Delcio Carvalho
Delcio Carvalho
"Mas este mulato é mesmo autor destas músicas todas?!?", já me perguntaram mais de uma vez quando o Délcio Carvalho dava uma canja em uma roda de samba. A resposta já vinha pronta, "Meu amigo, este daí é um Senhor Compositor!".

Para deixar ainda mais pessoas surpresas, Délcio está lançando seu quarto disco, "A Lua o Conhaque". Se surpreenderão não apenas com a qualidade de suas composições, mas também com sua bela voz. Está fazendo jus a seu início de carreira em Campos, no interior do estado do Rio, quando era crooner de orquestra de baile. A maior surpresa eu nem falei. O sambista Délcio Carvalho, principal parceiro de Dona Ivone Lara, não fez um disco estritamente de sambas. Há vários sambas sim, como os clássicos "Sonho Meu" e "Acreditar", mas estão todos com uma suavidade inédita, fazendo até a participação especial de Zeca Pagodinho entrar no clima.

Você pode comprar o disco autografado diretamente do Délcio. Fizemos uma parceria como Délcio para ajudá-lo a vender o disco diretamente para os leitores da Agenda. Clique aqui para comprar o disco. Três grandes vantagens em comprar o disco usando nosso site:
  1. Os discos virão autografados para quem comprar nas duas primeiras semanas;
  2. O Délcio vai ganhar muito mais do que se você comprar o disco na loja;
  3. A Agenda do Samba & Choro ganha um trocado para a cerveja em cada disco vendido:-).
O preço está em R$15.

Voltando ao disco, uma das coisas mais interessantes foi a realização dos arranjos. Era um time de 13 arranjadores, cada um responsável por uma ou duas músicas. E que time! Turma da pesadíssima, desde gente consagrada como Paulão 7 Cordas e Cristóvão Bastos, ao estreante Marcelo Menezes. Os arranjos são um show à parte. O piano de Cristóvão Bastos emoldurando a voz perfeita da veterana Zezé Gonzaga em dueto com Délcio. Sobrepondo a própria voz, Célia Vaz cuida sozinha do coro de "Samba do Coração", uma parceria póstuma com Maurício Tapajós. Os violões de Simas e Paulão se entrelaçando acompanhados de Beloba tocando uma caixa de agulhas. Sivuca tocando acordeões tanguísticos na parceria com o genial pernambucano Capiba, uma Guarânia Medieval de acordo com eles. O que não se pode deixar de destacar é a direção musical de Afonso Machado, bandolinista do Galo Preto. Mesmo com esta quantidade de arranjadores, o disco mantém sua unidade e qualidade.

Oficialmente o repertório mistura canções inéditas com músicas inéditas. Só que várias tiveram gravações obscuras, como a bela "Alfenim", gravada há décadas por Marquinhos Moura. Fio de Melodia", parceria com Dona Ivone, foi recusada há anos por uma cantora para a qual o Hélio Delmiro ofereceu. Assim como o co-autor Ivor Lancellotti, Beth Carvalho gravou "Quando esta Paixão me Dominar", só que cada um o fez com uma letra diferente. Conhecidas mesmo, há duas de suas parcerias com Dona Ivone Lara, "Acreditar" e "Sonho Meu", e a com Noca da Portela, "Vendaval da Vida".

Quantos aos músicos, só tem a nata. Pra começar o coro é das pastoras da Velha Guarda da Mangueira, entre elas a maravilhosa Tia Zélia. Quer saber da percussão? Estão lá Wilson das Neves, Gordinho, Esguleba, Trambique, Ovídio, Oscar Bolão e Celsinho Silva. E ainda Hélio Delmiro, Dirceu Leitte, Marcos Souza, Alceu Maia, Bartholomeu Wiese, Márcio Almeida, Áurea Martins e outros.

Pra terminar, deixo você com a opinião de alguém que não está ganhando uma comissão em cada disco vendido, Tárik de Souza:
"Poeta de mão (e voz) cheia, Délcio desfila pérolas inéditas de ferir a retina como Fio de Melodia, Velha Embarcação, Lá fora, Alfenim e Clarão, ao lado do clássico Acreditar. Tudo de primeiríssima para mostrar que o samba digno do nome, ainda pulsa, comove e faz sonhar.(Publicada em 7/11/00 no Jornal do Brasil.)"


Fizemos uma página para o disco, onde estamos apontando para várias críticas feitas por outras publicações.

Voltar para Manchetes de Novembro de 2000

Enviar por email | Imprimir

Comentários dos leitores

Este disco "A Lua e o Conhaque" de Délcio Carvalho é um pouco melhor (só um pouco) que o anterior "Afinal", o que não é pouca coisa, o repertório é de fazer o pessoal do Estácio, lá no céu, aplaudir de pé, a regravação de "Acreditar" não chega a ameaçar a de Roberto Ribeiro mas também aí é querer demais.
Tem uma parceria com Maurício Tapajós - Samba do Coração - que vale o disco e me deixou com uma certa melancolia de imaginar quanta música bela de Maurício Tapajós deve existir e estar adormecida em gavetas de parceiros e da família, ainda bem que existe a Umes e outros poucos abençoados fazendo a música que o Brasil merece. Tem mais, tem Hélio Delmiro tocando, tem parceria com Capiba, tem melodia do Elton Medeiros que eu não conhecia e que me fazem chorar de alegria sempre, tá uma beleza!
cesar
César Miranda
10 de Novembro de 2000 #

Não posso me aprofundar muito para
falar sobre DELCIO CARVALHO, não ouvi A I N D A o seu CD. Conheço ACREDITAR E SONHO MEU. Acho o máximo. Gostaria de poder algum dia estar numa roda de samba e poder cantar esta 2 músicas com ele.
Abraços - SILVIA BEMFICA
SILVIA MARIA OLIVEIRA BEMFICA
27 de Dezembro de 2000 #

DÉLCIO CARVALHO É MESTRE DISPENSA COMENTÁRIOS ; É UM DOS GRANDES PARCEIROS DA TIA IVONE, BOM DE CANETA,BOM DE VOZ É O RESPONSÁVEL PELA PARCERIA DE OUTROS GRANDES MESTRES WILSOM E NEI
MAURINHO DO BANJO
14 de Fevereiro de 2001 #

Décio Carvalho, na minha opinião é realmente um dos melhores compositores de samba da atualidade. Conheço suas obras através de Dona Ivone, Beth, mas confesso, nunca o vi cartar.Acho que não vou me desepcionar.
Clay Abreu
8 de Abril de 2001 #

A Lua e o Conhaque é um dos melhores discos de samba que foram lançados nos últimos tempos. Ganhei de um amigo muito querido - Victor Madeira - o anterior, AFINAL, que também é muito bom. Gostaria de conhecer os dois primeiros discos do Délcio Carvalho que acredito estarem no mesmo nível dos seguintes. Se alguém souber como ou onde conseguí-los, favor disponibilizar a "dica" na Agenda para que possamos adquirí-los. Délcio Carvalho além de excelente compositor e poeta de extrema sensibilidade é também um cantor afinadíssimo. Uma belíssima surpresa para todos nós!!! Assisti ao lançamento desse cd no Feitiço Mineiro, aqui em Brasília, e fiquei chapada com o cara. Ele é muito bom.
Sonia Palhares Marinho
22 de Maio de 2001 #

Um grande beijo no coração de Délcio Carvalho que além de amigo do peito é meu grande incentivador

Sou seu fã parceiro!!!
Bruno Castro
22 de Junho de 2001 #

Índice
Manchetes de Novembro de 2000

<< Anterior
Henrique Cazes e Marcello Gonçalves gravam Pixinguinha de Bolso

Próxima >>
"Vibrações" de Jacob do Bandolim e Época de Ouro em catálogo


» Envie esta notícia para um amigo

» Imprima esta notícia


Notícias | Casas com música | Artistas | Tribuna Livre | Artigos e debates | Fotos | Partituras | Compras | Amigos do Samba-Choro | Busca

Receba notícias sobre samba e choro por email:

Contato | Privacidade | Sobre este sítio
©Copyright 1996-2014
Samba & Choro Serviços Interativos LTDA
(Todos os direitos reservados).