Agenda do Samba & Choro

Softwares usados pela Agenda do Samba & Choro

Google
Web samba-choro.com.br
 Página principal » Cantinho do nerd » Softwares

Softwares livres e de código aberto

A Agenda do Samba & Choro é desenvolvida unicamente usando softwares livres e de código aberto.

Estes softwares são desenvolvidos por milhares de programadores em todo o mundo que compartilham seus trabalho. Softwares livres e abertos são a única maneira de um Zé Mané em um país do terceiro mundo desenvolver seus sistemas com qualidade comparável aos dos países desenvolvidos. Se não fosse a existência destes softwares, você teria que enviar dinheiro à Microsoft toda vez que quisesse colocar um sítio virtual no ar. Eles são nossa garantia de liberdade em um mundo cada vez mais tecnológico. Liberdade de modificá-los para que funcionem do jeito que você deseja, em vez de você funcionar do jeito que o software deseja. Liberdade de saber que o software não faz nada que não deveria fazer, como monitorar seu comportamento. Liberdade de ver como funciona, e aprender a fazer igual.

Se isto daqui fosse um país sério, o governo investiria no desenvolvimento e uso de software livre. É a maneira mais fácil de transferir tecnologia para um país subdesenvolvido.

Softwares que fazem este sítio virtual

Zope, sítio oficial Zope - Servidor de aplicações web
O servidor de aplicações web Zope nos dá um framework para desenvolvimento onde boa parte do que você precisa para desenvolver um sítio sofisticado já vem pronto.

Vantagens: Integração com bancos de dados relacionais, URLs limpas e legíveis, sistema de autenticação de usuários, banco de dados orientado a objeto, busca, feito em Python, multi-plataforma e muito mais. Desvantagens: Difícil de aprender inicialmente, conseguir locais para hospedar é mais difícil (e.g. caro) do que outras opções como PHP ou mod_perl, gasta muita memória.

Linguagem Python, sítio oficial Python - linguagem de programação
Simplesmente a melhor linguagem de programação do mundo (tá certo, a melhor que já tive contato). Facílima de aprender e ainda sofisticada e robusta para ser usada em projetos complexos.

Vantagens: Multiplataforma (roda em *nix, Windows, Macs e em monte de lugares que você nunca ouviu falar), extensível (se alguma parte do programa estiver lenta, reprograme-a em C ou C++), vasta biblioteca com praticamente tudo que você precisar já implementado (dizem que vem com baterias inclusas:-), dinâmica, orientada a objetos, desenvolvida ativamente por uma comunidade vibrante, usada e testada em milhares de projetos sofisticados e muito mais.
Desvantagens: Um pouco lenta (mas você sempre pode reimplementar o que está lento em C), não é tão usada quanto Java, Perl ou PHP, o que pode tornar difícil encontrar pessoas que já a conheçam (mas é molíssimo para quem já sabe programar aprender). Usamos diversas bibliotecas feitas por terceiros para o Python, como a Python Image Library para manipulação de imagens em nossa seção de fotos, a Reportlab para gerar PDFs e a mxDateTime que permite fazer sofisticadas manipulações de datas.

MySQL MySQL - Servidor de banco de dados
Um dos mais antigos e eficientes bancos de dados de código aberto.

Vantagens: Rápido e maduro, nunca me deu problemas.
Desvantagens: Várias, como não ter implementados vários aspectos importantes de bancos de dados, como transações, chaves estrangeiras, sub-selects etc. Apesar de estes recursos estarem em ativo desenvolvimento, se eu hoje fosse escolher um banco de dados livre do início, usaria o PostgresSQL. Esqueça a programação, seus dados são seu patrimônimo mais importante, mantenha-os limpos, corretos e consistentes.

Apache - Servidor web
O melhor e mais seguro servidor web que há. Ponto.

Para tornar tudo mais rápido, não deixe de usar o sensacional módulo gzip e o módulo de controle de cache.

Sítio do XEmacs XEmacs - Editor de textos
Editores visuais de HTML são coisa de mulherzinha, macho que é macho edita suas páginas com o XEmacs.

Delivered by MailmanMailman - Listas de dicussão
O Mailman é um programa feito em python para gerenciar listas de discussão. Tive que extender o programa para que integrasse com nosso banco de dados. Durante muito tempo usamos o Majordomo, que dava conta do recado mas era mais simples. Para arquivamento de mensagens usamos (desde os primórdios) o programa Hypermail.

Vantagens: Está sendo ativamente desenvolvido, tem uma tradução (amadora) para português, quase todo tipo de opção e dá para integrar com o MySQL. Desvantagens: Este negócio de lista de discussão sempre dá um trabalhão para manter e configurar, sugiro começar usando um serviço como o yahoogrupos, que é mais simples. A interface também é bem enrolada.

Postfix - Servidor de email
Quer dizer que você ainda usa o inseguro e dificílimo de configurar Sendmail? Quá, quá, quá, faz-me rir! Fuja correndo para o Postfix, é mais fácil de configurar, seguro e ainda consegue ser coisa de umas 10 vezes mais rápido. Fundamental se você envia muitas mensagens, como a gente em nosso informativo.

Powered by


Notícias | Casas com música | Artistas | Tribuna Livre | Artigos e debates | Fotos | Partituras | Compras | Amigos do Samba-Choro | Busca


Contato | Privacidade | Sobre este sítio
©Copyright 1996-2014
Samba & Choro Serviços Interativos LTDA
(Todos os direitos reservados).