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Evocação de Nelson Ferreira
Publicado por Urariano Mota em 27/03/2006 às 08h54
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Uma crônica sobre um dos mais geniais compositores de carnaval do Brasil. A sua eterna presença.

Evocação de Nelson Ferreira

Urariano Mota


Se a nossa vida se compusesse de carnaval a carnaval, com ligação de massas de serpentinas e água entre os anos, haveria sempre um carnaval em que ouvimos pela primeira vez Nelson Ferreira. É como se antes dele não houvesse carnaval. É como se esses dias de álcool, de sexo, de sonho de sexo, de música de estrondar nas ruas, de fantasias, de mulheres seminuas, de homens vestidos de mulheres, do ridículo enfim que todos perdoam, é como se esses dias loucos não existissem antes de Nelson. Não sei se consigo dizer o que penso. Porque sonho dizer, e acompanhem-me por favor nessa marcha:

Há uma impossibilidade de se falar de carnaval sem falar de sua gente. Há uma impossibilidade de se falar dessa gente sem o mais íntimo da gente. Há todas as possibilidades de falar da gente a partir de quando não possuíamos sequer um nome próprio.

“O nosso bloco é ideal
nasceu neste carnaval....
O nosso bloco é ideal
nasceu neste carnaval..
Por isso nós estamos a cantar
cheios de glória
Vitória! Vitória! Vitória!

Vamos correr
as ruas da cidade
com o ardor
da nossa mocidade.
São só três dias
tão cheios de loucura
em que a gente esquece
da vida a amargura...
Cantemos, cantemos
assim cheios de glória
o Carnaval da Vitória!”

(Nunca domei um cavalo selvagem, mas imagino que deve ser uma operação mais suave que escrever. Quantos desvios de rota, arremetidas insanas, temos que segurar no pêlo. Porque me ocorre exatamente agora o travo amargo do verso Vitória! Vitória! Vitória! E nem me refiro à história larga de derrotas de todos nós, pontuada por bolinhas absurdas de felicidade. Refiro-me aos nacos de satisfação da gente sem posses : nesses dias, vi uma jovem no ponto do ônibus dizer de uma velhinha que após uma hora conseguira pegar o ônibus lotado: “é uma vitoriosa”. Mas por essa dispersão fugiríamos de Nelson. Portanto, seguremos o corcel negro e sua espuma.)

Queremos dizer, quando dizemos que Nelson Ferreira remonta a um tempo em que não era nosso sequer um nome próprio:

“O nosso bloco é ideal
nasceu neste carnaval...”

Queremos dizer: Água Fria era o maior bairro do mundo quando ali nascemos. Queremos dizer, se não entendem tão vã grandiloqüência: em frente ao Cinema Império nascemos para o mundo e para o desejo. Queremos dizer, e melhor falo com olhos da memória puramente descritivos:

Em frente ao Cinema Império havia mulheres, meninos, homens, piratas, colombinas, vedetes, palhaços, toureiros, zorros, ursos, lança-perfumes, bisnagas, perfumes, promessas de corpos nus que não podíamos pegar. Havia um suor bom onde se colavam os confetes, umas peles abrasadas, uns sovacos mal raspados que eram em si mesmos fetiches de bocetas nuas, todos comprimidos, esbarrando-se num fogo que desejava a tudo queimar, arder até a alma pobre da gente. Toquem mais alto. Uma explosão de braços e pernas no frevo, uma multidão revolta, uma humanidade negra, mulata, branca, revoltada, que se anunciava, e não sabíamos: atenção, menino, atenção, infância: “nós passaremos”. Toquem mais alto! O cemitério se anunciava? Acaso se anunciavam multidões de tumbas? Acaso sabíamos que todos iríamos morrer? Acaso sabíamos que nem uma sombra de sêmen e amor restaria no corpo bom, imperioso, flamante daquela mulher endemoninhada? Que suas coxas não seriam eternas, sabíamos? Ah, mas pressentíamos, e sem ciência aprendida, somente com o saber da urgência do nosso sangue, com a percepção transmitida de gente a gente, que corre a multidão, que vem de gerações desde que o homem se fez na terra, gritávamos:

“ Cadê Mário Melo?
Partiu para a eternidade,
deixando em sua cidade
um mundo de saudade sem igual.
Foliões, a nossa reverência
à sua grande ausência do nosso carnaval...

De braços para o alto,
cabelos desgrenhados,
frevando sem parar
lá vem Mário!
Defendendo Vassourinha,
Pão Duro, Dona Santa,
Batutas, Canindés,
lá vem Mário!
Com ele já se abraçaram
Felinto, Pedro Salgado,
Guilherme e Fenelon...
E do palanque
sem fim lá do espaço
lá está Mário a bater palmas
para o frevo e para o passo.”

Esses compositores de frevo de Pernambuco tinham o dom de falar do sentimento da gente com uma voz que atravessava a parede de uma sala vizinha. Queremos dizer, não somos nós que falamos, mas se referem ao que sentimos com tamanha intimidade que são essa maravilha ainda não descoberta: um parente amigo da infância com quem não brigamos, que tem crescido em nosso afeto, nutrido no tempo incessante. Vejam: estamos no Savoy, na Guararapes, e entre confetes de repente nos lembramos que iremos morrer. Que não mais seremos aqueles meninos de calças curtas, de calção, suburbanos. Que somos matéria vulgar, carne sem categoria da alma. Que estamos a um passo do merecido e absoluto esquecimento. Que amamos pouco e mal. Vejam, então sentimos que este mundo, o nosso mundo, acabou. É mal sem remédio, acabou, mas nem por isso nos conformamos. E porque não nos conformamos queremos o seu renascimento. Nem que seja pelo artifício da memória, a nossa última humanidade. Vejam, porque então sem aviso nos damos as mãos e erguemos a voz:

“De braços para o alto,
cabelos desgrenhados,
frevando sem parar
lá vem Mário...”

Vejam, somos nós que estamos voltando. A gente diz Mário para não dizer nossos próprios nomes. Vamos ao passado e de lá nos projetamos. Sinto que deve haver, há de ter uma razão para que os frevos de bloco sejam nostálgicos. Nostálgicos? Disse nostálgicos e emendo. Não é uma saudade mórbida do que se foi. Não é o desejo de voltar ao passado para ali se aninhar e de lá nunca mais sair. Não é, enfim, uma reencarnação no corpo do que um dia fomos, como se fôssemos um médio espírita em crises recidivas de encarnação debilóide. Não. Nós voltamos, mas com a compreensão do presente. Se houvesse liberdade num escrito que se dirige ao grande público, eu diria com outras palavras que desejamos ter o falo grande com a irresponsabilidade e descompromisso da infância. Para fornicar incestuosamente, em primeiro lugar. Para fornicar aquelas mulheres que não pudemos ter, porque diziam que não passávamos de crianças. Mas tudo com a sensibilidade e inteligência amadurecidas. Porque no fundamental é isso: a busca de uma felicidade impossível. Ah se pudéssemos realizar no presente os desejos do que não pudemos ter! Os beijos que não demos, os carinhos a que um dia aspiramos, a fruta madura que se abriu deiscente para nós, e que, malditos estúpidos, não abraçamos! É por isso que no bar Savoy, o poeta Carlos Pena dizia que o refrão tem sido assim:

“São trinta copos de chope,
são trinta homens sentados,
trezentos desejos presos,
trinta mil sonhos frustrados.”

Por isso o frevo de bloco é irmão do frevo-regresso. Como neste eterno, de Raul Moraes:

“Adeus, ó minha gente,
o bloco vai embora
sentindo que a alma chora,
e o coração fremente
diz, findou-se o carnaval.
Até para o ano adeus...”

Já dissemos em outra oportunidade que são de entendimento precário as palavras que falam de música popular a partir das letras das canções. O recurso para o escrito é assemelhar-se à música pela imitação do mundo que a melodia evoca. Recurso precário já se vê. Primeiro porque de realização bem difícil. Significa, em palavras simples, tocar e trocar uma melodia por letras. Que me dizem? Seria possível tocar Vivaldi em palavras? Segundo porque a apreensão do que a canção me diz está longe de ser uma realidade objetiva, sua, de todos, sem diferença. Diante de tais obstáculos, de que serviria então o nosso atrevimento? - Serviria, servirá, se fizermos do que nos atinge uma outra composição, que guarde com a música narrada a semelhança e a empatia do tema. E da verdade do que dissermos surgirá uma chama, esperamos.

Com o coral de Batutas de São José, imaginem então, se não puderem ouvir. Porque desejo dizer que houve uma vez, no carnaval de 1957, um menino perdido em meio à multidão do largo de Água Fria. Ele nem sequer se identificava no seu nome. Depois houve outra vez, outro menino, no carnaval de 1958. E outro em 1959, em 1960, até este 2004, quando volta a ser aquele magriço com um sentimento sem palavras, de olhos graúdos, somente ossos e olhos. Atingido por esse feitiço da Evocação n˚. 1:

“Felinto, Pedro Salgado,
Guilherme, Fenelon,
Cadê teus blocos famosos?
Bloco das Flores, Andaluzas,
Pirilampos, Apois-Fum,
Dos carnavais saudosos?

Na alta madrugada
O coro entoava
Do bloco a marcha-regresso
Que era o sucesso
Dos tempos ideais
Do velho Raul Morais:
‘Adeus, adeus, ó minha gente,
que já cantamos bastante..’
E Recife adormecia
Ficava a sonhar
Ao som da triste melodia....”

Então vêm os acordes, letais. Que em letras de fogo deveriam estar gravados.

Dorival Caymmi | Um sonho que durou três dias  >

 

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Re: Evocação de Nelson Ferreira
por JULIO CESAR FERNANDES VILA NOVA em 27/02/2007 às 21h53 #
Caro Urariano,

Quero saudá-lo por mais esse texto tão bem escrito, traçado nas suas reminiscências, no embalo dos versos de Nelson Ferreira, pura identidade pernambucana nesse sentimento misto de nostalgia e euforia que é a marca do nosso carnaval. Parabéns, amigo!!
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