Agenda do Samba & Choro

Oração para Canhoto da Paraíba

Google
Web samba-choro.com.br
 Página principal » Artigos e Debates » Oração para Canhoto da Paraíba

Receba grátis nosso informativo:


35994 assinantes
Exemplo | Cancelar | Trocar email Notícias enviadas às terças e sextas.



Assine em um leitor de notícias RSS


Se você gosta de nosso trabalho, nos apóie se tornando um Amigo do Samba-Choro.

Oração para Canhoto da Paraíba
Publicado por Urariano Mota em 01/08/2004 às 21h42
»Versão para impressão
Uma Oração em que se pede aos céus um olhar para Canhoto da Paraíba.Esquecido por todos, o genial violonista se encontra em dificuldades.


(Fecho os olhos, para melhor falar, abro-os e ergo-os para um céu deserto de tudo, até da esperança. E por isto mesmo, por mais sem razão e sem nexo, o peito que desejaria gritar, fala e balbucia baixinho, ainda que seja inútil o afã de encontrar uma razão para o que vejo.)

Minha Nossa Senhora do Perpétuo Socorro mostrai que sois verdadeiramente mãe de todos artistas caídos em desgraça na terra.

Existe um homem que é grande no tocar, existe um sereno e augusto artista que é largo e alto de coração, existe um violonista de nome Francisco Soares de Araújo, que a simplificação da gente achou por bem chamar de Canhoto da Paraíba.

Minha Nossa Senhora, esta súplica seria inútil se tivésseis a graça de ouvi-lo, um só minuto. Então saberíeis como ele transporta o céu para a brutalidade e para a angústia de todos animais que somos. Então sorriríeis com ele, e como ele, porque irradiante e empática e comungante sempre foi a sua ventura no tocar. Esta prece poderia ser tão-só e somente um insulto à dignidade de Francisco Soares de Araújo, se Canhoto da Paraíba não se encontrasse no estado e no ânimo em que se encontra. Sabei, erguida e nobre Senhora dos sonhos dos desesperados, sabei que Canhoto se acha numa cadeira de rodas, com a voz falha, e todo lado esquerdo do corpo, e toda a mão esquerda, cruel e certeira maldição, paralisada. (É assim que a Providência castiga os bons da alma? Se um homem canta pela mão esquerda, será ela a ferida? Se um artista se expande pela voz, será na garganta o seu câncer?) Sabei, Senhora, que Canhoto mal falando, a tropeçar nas sílabas, como uma grande criança que cresceu para ser coroada por uma cadeira de rodas, sabei, Senhora, que Canhoto ainda assim sorri. Com quase o mesmo sorriso com que o vi um dia, à luz do dia, ao meio-dia na Avenida Guararapes. Com este assim:

O guitarrista Pedro Soler, aquele mesmo guitarrista flamenco a quem Miguel Angel Astúrias declarou, “os teus dedos, Soler, são os cinco sentidos da guitarra”, este Pedro um dia esteve no Recife, em 1975. E disse, “Canhoto da Paraíba é um dos três grandes guitarristas do mundo”. E por ser lembrado desta referência, ao ser encontrado na Guararapes, Canhoto assim respondeu, com o mesmo sorriso de menino bom, que agora insiste na paralisia em que se encontra, com o peito bom de menino que recebe pedras e se alarga, para abraçar as pedras como abraça facas e elogios:

- Num foi? Eu disse a ele, “Tu é doido, Soler?”

E como eu lhe repetisse o elogio de vexame, e para não ficar com a cara gorda e limpa exposta à luz, como uma criança que se descobre nua em rua de adultos, Canhoto assim respondeu à consagração:

- Tu quer um confeitinho? Toma um de menta. É bom, rapaz.

E desta maneira a receber caramelos, a vez de se encabular foi minha. Agora sinto, agora percebo que na pessoa de Canhoto aura nenhuma poderia ser posta, porque o seu maior elogio era a sua própria pessoa: Canhoto, a sorrir, a tocar. E digo isto, Senhora, quase que em estado de raiva e convulsão, por entre estremeços. Porque o vejo agora e me vem num assalto: Não é assim que se trata um homem. Não é assim que se destrói um artista. Não é assim que se faz reduzir e insultar a memória da gente. Este a quem encontro em Maranguape I, periferia do Recife, para lá de Olinda, é o mesmo homem que era convidado como estrela máxima de saraus, shows e banquetes? Este, na obscuridade de sua sala, olhando um disco na parede, como um mamute, como um gordo pacífico sem fala, é o mesmo genial violonista de Pisando em Brasa? Algo procuro, busco uma razão, e para não ser tão cru e cruel como a Providência, que assim pune os nossos grandes, prefiro balbuciar essas desrazões:

Imaculada Virgem e Mãe minha, Maria Santíssima, a vós que sois a Mãe de meu Salvador, Rainha do Céu, Advogada, esperança e refúgio dos pecadores, recorro:

Canhoto da Paraíba tem a perna, as articulações sacrificadas, porque não dispõe de recursos para fazer uma... terapia. Não essa terapia que ora faço, da súplica do milagre, da clemência aos céus, mas a mais elementar, humana, elementar, uma fisioterapia. Por isto, por falta desta, já reclama, reclama, não, que ele sequer se queixa, por isto já se refere a dormência nas pernas, porque passa o dia entre a cadeira e a cama. Mas disto ele não se queixa – está em repouso, não é? Sabei, Senhora, que Canhoto é homem de grande resignação. Minto. Menti para ficar dentro da forma beatífica do requerimento a Seus poderes. O que toda a gente toma por resignação (digo-o baixinho, bem baixinho, como um chorinho solado, murmurando) o que toda gente toma por resignação é uma imensa generosidade. Canhoto sempre foi um deus de fertilidade, tocava e distribuía seus dons com louca e desmedida prodigalidade, como se os seus recursos, porque lhe chegavam, fossem inesgotáveis. Depois do derrame, do AVC, esses recursos subitamente se esgotaram. Mas disso ele não se deu conta. É um Buda que vive e se alimenta dos restos e da sombra do seu nirvana. Daí que não se queixa, daí que de nada reclama. Canhoto espera que de uma hora para outra seus dedos esquerdos voltem a se articular como antes, e aí, que bom que será! Todas as portas voltar-se-ão para ele, todas as graças, todos os violões, até mesmo a Santa, que acorrerá para ouvi-lo sem necessidade de invocação.

Nós, que não somos Canhoto, é que percebemos que o Rei perdeu o seu cetro, seu poder, seu trono. Nós, que o vemos transparente pela bonomia de sua fala de criança, é que sabemos: à causa “natural” da isquemia, da idade dos seus 76 anos, soma-se a natural organização do mundo. Canhoto vive de uma modesta aposentadoria que não lhe dá margem para um tratamento de luxo, e o luxo, Imaculada, é uma fisioterapia. Sabei, Santa sobre as santas, que ele recebe aposentadoria por suas atividades de burocrata, de funcionário do SESI, por ser Francisco Soares de Araújo. Da sua razão de ser - da sua razão de viver, da sua razão de morrer – do gênio de ser Canhoto da Paraíba ... nada, nada, nada. Assim não são os bens espirituais? Nada, nada, nada. Dos políticos, dos deputados, senadores, governador do estado, prefeitos, nada, nada, e minto. Minto, minha Santa: destes tem recebido uma segura e intransponível distância. Ou melhor, nesta altura, fui injusto. Agora em junho deste ano, o nosso violonista foi a Brasília, para inaugurar, com chave de ouro, o Projeto Pixinguinha. Ali, Canhoto recebeu um aperto de mão do Presidente.

Por isto, minha Santa, por isto, Imaculada, já que sois tão poderosa diante de Deus, fulminai para sempre e eternamente com vossos raios a insensibilidade humana. Porque existe um homem, que um dia foi Canhoto da Paraíba, que jaz numa cadeira de rodas, em Maranguape I, Paulista. Sem se queixar e a sorrir, e por assim estar, a machucar o coração da gente.

Cartola, se as rosas falassem | A São Paulo de Adoniran Barbosa: o retrato de uma época e de uma população sofrida  >

 

Comente esse artigo

Letras miúdas: Os direitos e responsabilidade dos comentários a seguir são de quem os postou.

Patamar de qualidade dos comentários:  Salvar
Re: Oração para Canhoto da Paraíba
por regina martinelli serra em 28/08/2004 às 12h22 #
Beleza de artigo! Gostaria de contestá-lo, mas não posso. Nossa política cultural não consegue sair das mesmices, apadrinhamentos, e a geração que nos antecedeu sofre mais com isso: ainda acredita . Mas, além de pedir à Mãe de todos em todas as formas que ela tenta se mostrar a nós, pelo grande Canhoto, que Ela consiga fazer com nossos políticos o que fez com Vieira. Se não um estalo de inteligência, um pouquinho de decência. Canhoto é Patrimônio Nacional.
[Responda este comentário]

  • Re: Oração para Canhoto da Paraíba
    por Cida Lobo em 11/08/2005 às 17h04 #
    Prezada Regina,

    Gostaria de informá-la que o Governador da Paraiba sancionou uma lei que se chama Canhoto da Paraiba que garante que todo artista, comprovadamente Mestre receba uma espécie de aposentadoria
    até o final da vida, Canhoto já recebe esta pecúnia desde setembro do ano passado e outros mestres da Paraíba estão sendo beneficiados pela Lei Canhoto da Paraíba.

    maiores informações sobre a lei ligue 083 3218 4167
    atenciosamente
    Cida Lobo
    subsecretária de cultura
    [Responda este comentário]

  • Re: Oração para Canhoto da Paraíba
    por Urariano Mota em 20/11/2007 às 09h27 #
    Passem um olho em http://urarianoms.blog.uol.com.br/
    Nesse endereço há um texto que expressa como vi Canhoto, na última visita que lhe fiz, neste 2007.

    [Responda este comentário]

Re: Oração para Canhoto da Paraíba
por rubinho jaime em 03/09/2004 às 16h51 #
A emoção que me tomou ao ler o artigo do Urariano é tamanha que não consigo conter as lágrimas. Do ilustre e grande violonista sou admirador há vários lustros, inclusive - modéstia à parte - tenho ouvidos capazes de avaliar a qualidade de sua tão grande arte, pois me atrevo a tocar um nadinha de violão e descendo de família musical, sendo meu finado pai o grande Maestro Sisenando Gonzaga Jaime, em Anápolis, meu irmão Dido é pianista e meu irmão Mauro é cantor e percursionista. Um ponto que me tocou fundo foi a analogia entre o mal de nosso amado músico e o de minha amada mãe, prisioneira também em uma cadeira de rodas, vítima também de um AVC, desde 1991... São os desígnios terríveis de Deus (ou do Diabo?).

Rubinho Jaime.
[Responda este comentário]

Re: Oração para Canhoto da Paraíba
por rubinho jaime em 03/09/2004 às 16h51 #
A emoção que me tomou ao ler o artigo do Urariano é tamanha que não consigo conter as lágrimas. Do ilustre e grande violonista sou admirador há vários lustros, inclusive - modéstia à parte - tenho ouvidos capazes de avaliar a qualidade de sua tão grande arte, pois me atrevo a tocar um nadinha de violão e descendo de família musical, sendo meu finado pai o grande Maestro Sisenando Gonzaga Jaime, em Anápolis, meu irmão Dido é pianista e meu irmão Mauro é cantor e percursionista. Um ponto que me tocou fundo foi a analogia entre o mal de nosso amado músico e o de minha amada mãe, prisioneira também em uma cadeira de rodas, vítima também de um AVC, desde 1991... São os desígnios terríveis de Deus (ou do Diabo?).

Rubinho Jaime.
[Responda este comentário]

Re: Oração para Canhoto da Paraíba
por Vicente Antonio da Silva em 04/09/2004 às 10h49 #
Nossas vidas,inclusive as dos artistas e gênios, estão sob égide das leis universais da Natureza. Uma caótica e incompreensível Lei que, faz girar o universo, transformando a tudo e a todos, inexoravelmente.

O que atinge hoje o nosso Canhoto da Paraiba, atingiu antes a tantos e tantos gênios e nobres seres humanos, quanto a simples e insignificantes mortais.

A diferença é que os artistas e gênios, tiveram a dádiva ( também propiciada pela incompreensível Lei, de possuirem talentos superlativos e criaram obras primas que a todos pertencem e a todos deleitam.

Subindo ao Céu, uma valsa de um desenvolvimento ascendeste,tipo moto perpétuo, constitui para mim sua criação mais genial, antevendo que sua subida ao este sublime espaço será magistral.

Obrigado a Conhoto da Paraíba, à Lei da Natureza, divina e sábia, por nos propicia ouvir, ver, saber e viver em um espaço divino, onde os gênios nos antecipam os céus, mesmo Pisando em brasas.

Vicente Antonio da Silva




[Responda este comentário]

Re: Oração para Canhoto da Paraíba
por Lourdinha Ramalho em 08/09/2004 às 16h50 #
Um dia, nos idos de 79, tive a honra de receber Canhoto da Paraíba na minha casa. Eu morava em Paulo Afonso, interior da Bahia, e ele tinha ido fazer um show no sábado, no Clube Paulo Afonso. No domingo, ele e o grupo foram para minha casa. Chegaram por volta das 11 da manhã e sairam direto pra viajar, de ônibus, às 21 horas. Nesse período, tivemos o privilégio de ouvir esse violonista ma ra vi lho so, em todas as suas nuances. Já se vai muito tempo e, até hoje, tenho na memória esse dia! Estou junto, na oração!
[Responda este comentário]

Re: Oração para Canhoto da Paraíba
por Abílio Neto em 10/09/2004 às 09h43 #
Após ler o excelente artigo fico convencido de que o nosso país é mesmo sem memória. Os dois primeiros discos de Cartola são uma obra prima, sem falar no Canhoto da Paraíba, mestre do violão, falecido em 2003 no Recife, que sendo canhoto não invertia as cordas do violão para tocar. Tocou e gravou com o Paulinho da Viola que o considerava um dois maiores músicos do Brasil. Morreu pobre e esquecido com os amigos artistas e radialistas do Recife promovendo shows beneficentes para angariar alguma coisa para o seu sustento e para bancar as despesas de hospital. Não posso me lembrar disso que eu choro!
O comentário acima foi feito por mim sobre o artigo de Paulo Eduardo Neves, intitulado: DISCOS MARCOS PEREIRA, UMA GRAVADORA QUE ERA UMA ALEGORIA DO BRASIL. Pena que a oração para o divino CANHOTO tenha sido publicado tão tarde. Canhoto agora anima saraus no céu, nós terráqueos não temos mais o privilégio de ouvi-lo.
[Responda este comentário]

  • Re: Oração para Canhoto da Paraíba
    por Urariano Mota em 10/09/2004 às 11h07 #
    Corrija esse engano, urgente, amigo. Canhoto está vivo. A Oração é para que se faça algo por ele, em vida.
    Lembro que Cartola também era dado como morto, até que Sérgio Posto o redescobrisse.
    [Responda este comentário]

    • Re: Oração para Canhoto da Paraíba
      por Abílio Neto em 11/09/2004 às 10h47 #
      Aos amantes do choro, eu só peço que me perdoem, pelo amor de Deus. Um amigo me disse que uma emissora de rádio do Recife, em 2003, noticiara o falecimento do divino Canhoto. Sugiro que nós todos façamos uma corrente para tirar do mofo das prateleiras da EMI, o seu disco gravado pela MARCUS PEREIRA. Vale até pressionar o nosso Ministro Gilberto Gil para que a sua obra seja relançada. Após ler o lindo artigo e corrigir o mal que fiz, não posso dizer que fiquei feliz (feliz ficaria se Canhoto ainda tocasse), mas bastante aliviado. A todos que gostam do Canhoto e lamentam o seu estado, lembrem-se que Deus está sempre certo. Como criaturas humanas devemos aceitar os seus desígnios e até agradecer. Termino citando os versos do poeta Marron Brasileiro, na música Dez Poemas Diferentes, eternizada na voz de Santanna, o Cantador:

      Pra cada lágrima triste que chorei
      Surgiram dez poemas diferentes
      Ao Pai agradeço a estrada que passei
      Passei e se Ele quiser vou novamente...

      Um abraço a todos.
      [Responda este comentário]

      • Re: Oração para Canhoto da Paraíba
        por Felipe Maia em 14/09/2004 às 17h01 #
        Caro amigo, se o disco que você fala é "O violão brasileiro tocado pelo avesso", lançado pela Marcus Pereira/EMI, ele já foi relançado. Há das edições em CD uma mais antiga, e outra nova como parte da coleção EMI Choro, grandes solistas. Vale a pena conferir!
        [Responda este comentário]

Re: Oração para Canhoto da Paraíba
por Abílio Neto em 18/09/2004 às 07h50 #
Ao amante do choro Sr. Felipe Maia agradeço a dica sobre o lançamento do disco de Canhoto. Quanto ao artigo em questão, imprimi-o e entreguei a um grupo de amigos que são messiânicos. A igreja messiânica diz que há muitas curas feitas pelos seus membros através da fé e de energia positiva que emana das mãos e que se chama johrei. Não custa acreditar em quem confia em Deus e vamos ver o que eles podem fazer por esse artista tão querido.
[Responda este comentário]

Re: Oração para Canhoto da Paraíba
por Urariano Mota em 11/11/2004 às 23h56 #
Desde segunda-feira 8/11/2004, Canhoto se encontra internado na UTI dos Hospital Prontolinda, em Olinda, Pernambuco. Ao quadro inicial de arritmia cardíaca se acrescenta agora, 11/4, às 23 horas e 52, a suspeita de embolia pulmonar. Os médicos, no seu jargão, afirmam que seu "estado é estável" (o que vale dizer, nada mudou, desde que foi internado), e "regular" (estágio anterior a grave). Ele respira com auxílio do oxigênio do hospital.
Que ele não precise de orações, é o nosso voto.
[Responda este comentário]

Re: Oração para Canhoto da Paraíba
por Urariano Mota em 30/11/2004 às 17h41 #
O nosso extraordinário violonista saiu hoje, 30/11, da UTI do Prontolinda e se encontra internado num apartamento do mesmo hospital.
[Responda este comentário]

  • Re: Oração para Canhoto da Paraíba
    por Abílio Neto em 07/12/2004 às 13h21 #
    Sr. Urariano Mota, obrigado pelo acompanhamento que vem fazendo. O Sr. deve ter visto o especial da TV Cultura, não? Eu fiquei imensamente agradecido por tê-lo assistido. Quanto ao conforto material de que carece o Canhoto, alguma coisa mudou?
    [Responda este comentário]

    • Re: Oração para Canhoto da Paraíba
      por Urariano Mota em 07/12/2004 às 17h28 #
      Sim, vi o especial, e muito gostei dos depoimentos de Paulinho da Viola e do filho de Altamiro Carrilho (que me perdoe a bruta ignorância por não lhe dizer o nome). Neste,particularmente, foi gratificante ouvir que Canhoto é um dos 3 maiores compositores de choro que o Brasil já teve. Outra coisa que pude notar foi a "facilidade", a aparente facilidade com que Canhoto executava os movimentos mais complexos, que eram difíceis de executar até por um violonista do nível de Henrique Annes.
      Quanto à situação material, 2 coisas:
      1. Depois que essa oração foi lida pelo escritor José Nêumanne, que a enviou para Ana Maria Braga, que a leu em seu programa no dia 7 de setembro, o governo da Paraíba criou uma Lei, Lei Mestre Canhoto da Paraíba, para ajudar os grandes artistas paraibanos que se encontrem em dificuldade. O primeiro a ser beneficiado, por justiça, foi Canhoto. Pensão de 2 salários mínimos, mensais. Por questão de justiça, diga-se que a Secretaria de Cultura da Paraíba tem revelado sensibilidade pela saúde nosso violonista.
      2. O governo de Pernambuco e prefeituras mostram-se brutalmente surdas ao violão do músico doente - quando em saúde, não, o atual governador Jarbas Vasconcelos, boêmio e bom copo, tinha o maior apreço pelos saraus de Canhoto.

      Canhoto continua internado no hospital Prontolinda. Como na oração, sem reclamar da bestialidade das gentes.
      [Responda este comentário]

      • Re: Oração para Canhoto da Paraíba
        por Abílio Neto em 08/12/2004 às 01h25 #
        Sr. Urariano, obrigado por responder. Quanto ao governador Jarbas, pelo que me consta não esqueceu somente a cultura, mas também a saúde, educação e segurança pública. Ponto para o governo da Paraíba. Quanto ao alcaide do Recife, soube que contratou a dupla Sandy e Júnior por R$ 480.000,00 pra fazer o show da abertura das festas natalinas. A dupla tem tudo a ver com a cultura pernambucana, pra ser um pouquinho irônico. Ademais o Recife tem uma dívida muito grande com o Canhoto. Por favor continue dando notícias.
        [Responda este comentário]

Re: Oração para Canhoto da Paraíba
por Marcos em 23/08/2005 às 22h58 #
Prezado Urariano Mota

Foi grandiosa, não. É grandiosa tua expressão diante de tal infortúnio. Tua poesia, incrível, revela o tamanho de tua alma.

Como é que simples mortais
podem ajudar este nosso irmão acorrentado em seu prório corpo ?
[Responda este comentário]

  • Re: Oração para Canhoto da Paraíba
    por Urariano Mota em 27/08/2005 às 10h14 #
    Prezado Marcos

    Grandiosa, na verdade, tem sido a recepção a esse meu texto. A começar pelo Samba & Choro, este canto bom da música brasileira.
    Canhoto pode ser alcançado pelo telefone (81)33722100. Ele não fala ao telefone, mas quem atende é a sua filha Vitória, a esta altura companheira, filha e enfermeira.
    Ele já está quase conformado com a própria sorte. A filhadaputice dos nossos governantes é que é grande.


    [Responda este comentário]

    • Re: Oração para Canhoto da Paraíba
      por Bruno Freire em 28/09/2005 às 02h28 #
      Amigo, sou aluno concluinte do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco e estou escrevendo uma monografia sobre o Canhoto da Paraíba. Só há poucos dias, depois de conversar com vários músicos daqui do Recife que tem ou tiveram ligação com Canhoto que fui conseguir o telefone dele e, possivelmente, entrarei em contato com o Chico na próxima semana. Gostaria de saber se você teve alguma maior proximidade com o Chico Soares e se você poderia me ajudar de alguma forma no trabalho de pesquisa. Muitíssimo obrigado pela atenção e parabens pela atitude da "oração".

      É muito importante conservar, ao menos na memória, esses grandes músicos que temos e tivemos. Canhoto, infelizmente, não gravou nem gravará outros discos mas, espero, ainda será muito revisto e revisitado de formas dignas e tão belas como a sua música merece.

      Grato pela atenção,

      Bruno Freire
      [Responda este comentário]

    • Monografia sobra Canhoto
      por Bruno Freire em 28/09/2005 às 02h28 #
      Amigo, sou aluno concluinte do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco e estou escrevendo uma monografia sobre o Canhoto da Paraíba. Só há poucos dias, depois de conversar com vários músicos daqui do Recife que tem ou tiveram ligação com Canhoto que fui conseguir o telefone dele e, possivelmente, entrarei em contato com o Chico na próxima semana. Gostaria de saber se você teve alguma maior proximidade com o Chico Soares e se você poderia me ajudar de alguma forma no trabalho de pesquisa. Muitíssimo obrigado pela atenção e parabens pela atitude da "oração".

      É muito importante conservar, ao menos na memória, esses grandes músicos que temos e tivemos. Canhoto, infelizmente, não gravou nem gravará outros discos mas, espero, ainda será muito revisto e revisitado de formas dignas e tão belas como a sua música merece.

      Grato pela atenção,

      Bruno Freire
      [Responda este comentário]

Re: Oração para Canhoto da Paraíba
por Antonio da Silva em 26/09/2005 às 16h38 #

Quando li esta notícia, comecei a ouvir ao fundo o violão de Canhoto, que tangia notas em minha mente e em meu coração, o qual lacrimejou com a visão imaginária que tive de nosso estimado violonista. Até quando seremos um país sem memória, até quando estaremos estagnados diante do idiotismo cultural que nos faz esquecer de nossos artista?
Vamos nos unir para melhorar a vida de nossos artistas e músicos.
[Responda este comentário]

Re: Oração para Canhoto da Paraíba
por Urariano Mota em 28/09/2005 às 07h12 #
Bruno, parabéns por sua iniciativa. O telefone da casa de Canhoto já foi informado em comentário mais acima. E pode contar com minha pouca ciência. Meu email: urarianoms@uol.com.br
"Abraçando Chico Soares" como Paulinho no seu choro.
[Responda este comentário]

Re: Oração para Canhoto da Paraíba
por Manoel Fernandes Sobrinho em 31/12/2005 às 10h36 #
Conheço Canhoto da Paraiba desde os meus primeiros passos, sou um grande admirador da arte dele e da pessoa simples e amiga que é, e tudo que se disser de bem, de elogios de angrandecimento desse artista e desse ser humano, ainda é muito pouco para quem o conhece como eu, pois sou da mesma cidade dele, conheço cada gesto desse grandioso ser humano. É e vai ser sempre meu grande ídolo.
Bezinho
[Responda este comentário]

Re: Oração para Canhoto da Paraíba
por Rosana Queiroz em 02/07/2006 às 18h13 #
Não deixo de te ler. Continuo a usufruir de suas palavras e sentimentos.
Rosana
doces abraços.

[Responda este comentário]

Re: Oração para Canhoto da Paraíba
por Urariano Mota em 24/10/2006 às 10h49 #
Amigos, no YouTube há vídeo recente com a homenagem a Canhoto da Paraíba, no Ana Maria BRaga de 7.9.2004. Somente foi possível enviá-lo em 4 partes. Está nos endereços, nesta ordem:
http://www.youtube.com/watch?v=Bu0bZopxNPU
http://www.youtube.com/watch?v=yqhX015JHMs
http://www.youtube.com/watch?v=U9Lf_rQV-y8
http://www.youtube.com/watch?v=YIfgiLquEnM
Abraço.
[Responda este comentário]

  • Re: Oração para Canhoto da Paraíba
    por Luana Lelia em 20/01/2007 às 13h28 #
    Uraniano Mota...conhece-lo foi um privilegio. Naveguei profundamente emocionada na web (samba-choro)acompanhando O Topico lançado e respectivas respostas, além dos videos.Confesso que foi uma viagem que me sensibilizou bastante assim como a minha familia .Concluo que ainda existem pessoas maravilhosas neste mundo tão atribulado. Solidariedade é tão importante nos tempos de hoje, que em constatar sua existência , acredito num mundo melhor.
    Obrigada.
    [Responda este comentário]

    • Re: Oração para Canhoto da Paraíba
      por Urariano Mota em 21/01/2007 às 09h49 #
      Cara Luana Lélia

      Obrigado por seu comentário. É muito bom saber que nossas linhas escritas, que às vezes pensamos terem sido jogadas ao mar, ou aos ventos, encontram destino, resposta e sensibilidade. Viva. Quando puder, veja aqui mesmo, no samba-choro, os textos sobre Cartola, Noel Rosa e Caymmi. Abração de Olinda.
      [Responda este comentário]

Re: Oração para Canhoto da Paraíba
por João Bosco de Medeiros em 23/01/2007 às 18h36 #
Acabei de ganhar um CD sem capa que tem o seguinte título " REVENDO UM AMIGO " Uma homenagem a Canhoto...Olhe sem capa pude identificar as músicas (títulos) e a beleza da interpretação dos músicos...Mas não sei quem são...Gostaria muito de saber. Quanto a Canhoto sabia que ele estava doente mas não sei mais nada. Gostaria de saber como está ELE na situação de hoje. Parabéns pelo artigo de solidariedade. Somente DEUS poderá recompensá-lo por isso. É um gesto como esse que me dá a certeza da grandeza de seu coração. Parabéns !
[Responda este comentário]

Re: Oração para Canhoto da Paraíba
por Jandi Andrade em 01/02/2007 às 23h27 #

Na semana passada eu estava em um restaurante com alguns amigos, e um deles comentou que o Canhoto da Paraiba havia falecido em Recife. Gostaria de saber se esta informação procede, ou é só especulação, pois nunca li em lugar nenhum sobre esta noticia.

Um forte Abraço
Jandi Andrade
João Pessoa-PB

[Responda este comentário]

  • Re: Oração para Canhoto da Paraíba
    por Urariano Mota em 02/02/2007 às 09h41 #
    Por favor, Jandi, cruze os dedos. Bata na mesa três vezes. Se acreditar nos santos, nos orixás, invoque-os. Canhoto está vivo e bulindo. Sem nenhum desejo tão cedo de morrer.

    Na imprensa nada sai sobre ele. Certamente, esperam a sua morte para os elogios e hipocrisia de praxe. O seu necrológio já deve estar pronto. Agora, pra não precisar de intermediário, aqui vão os contatos do nosso gênio: (81) 33722100. Quem atende ao telefone é Vitória, a sua filha, companheira e enfermeira nestes dias, que esperamos muitos. Endereço: Rua 101, número 5 - Maranguape I - Paulista-PE. CEP: 53441-510.
    Canhoto não tem computador, mas gostaria de um, pra se ligar à internet. Os seus tempos de ócio, o dia inteiro em uma cadeira de rodas, são muitos. Ele também gosta de CDs de chorinho. Quem quiser enviar pra ele, por favor, não pense duas vezes. Se não tiverem CD, escrevam uma mensagem pro endereço dele. Ele vai adorar. Ele adora gente.
    [Responda este comentário]

    • Re: Oração para Canhoto da Paraíba
      por Jandi Andrade em 03/02/2007 às 00h20 #
      Caro Urariano, eu ja te enviei meu comentário de dedos cruzados, mas gostaria de ressaltar que a Paraíba estado e povo, deveria dar mais valor ao seus artistas em vida, para que nossa cultura seja repassada as novas gerações, mas infelizmente nesta Filipeia precisa morrer para ter seu valor reconhecido. Infelizmente uma lástima, e felizmente Deus colocou você no mundo para ajudar a combater certas "injustiças".


      Forte abraço
      Jandi Andrade
      João Pessoa-PB
      [Responda este comentário]

      • Re: Oração para Canhoto da Paraíba
        por Urariano Mota em 18/03/2007 às 23h58 #
        Neste 19 de março de 2007, Canhoto faz 81 anos. Liguem e lhe digam que ele é grande.
        [Responda este comentário]

        • Re: Oração para Canhoto da Paraíba
          por MANOEL SENHOR MARTINS CORIOLANO em 21/03/2007 às 16h21 #
          SOU DE UMA FAMÍLIA DE VIOLONISTAS. EU NÃO TOCO NENHUM INSTRUMENTO MUSICAL, MAS SOU FÃ INCONDICIONAL DE QUALQUER "BOA MUSICA". CONFESSO CARÍSSIMO URARIANO MOTA: SOU DE UMA FAMÍLIA DE VIOLONISTAS, MAS CONFESSO A MINHA TOTAL IGNORÂNCIA MUSICAL, POIS EU NÃO ME RECORDAVA DO GRANDE MUSICO QUE ACABEI DE COHECER ATRAVÉS DA INTERNET (e-Mule). APÓS OUVIR A PRIMEIRA MUSICA DO GENIAL CANHOTO DA PARAÍBA, ME APAIXONEI IMEDIATAMENTE, POIS EU QUE CONHECERA AS MUSICAS DE BADEN POWELL, ATÉ ENTÃO O ACHAVA O MAIOR DO BRASIL. MAS DEPOIS DE OUVIR "CANHOTO DA PARAÍBA", MUDEI DE IDÉIA. O BOM "CANHOTO" EH SIMPLESMENTE EXCEPCIONAL ! EH UM GÊNIO QUE MUITOS BRASILEIROS DESCONHECEM ! ABRAÇOS MANOEL CORIOLANO
          [Responda este comentário]

Re: Oração para Canhoto da Paraíba
por Urariano Mota em 21/03/2007 às 17h12 #
Grato, Manoel. Mesmo sem tocar você demonstra possuir grande sensibilidade para música, sem nenhuma dúvida. No YouTube, se você digitar Canhoto da Paraíba, você verá uma homenagem feita a ele no Ana Maria Braga, entre outros vídeos. Abraço.
[Responda este comentário]

Re: Oração para Canhoto da Paraíba
por WALTER JORGE DE FREITAS em 03/04/2007 às 21h40 #
No ano de l995, no gov. Jarbas Vasconcelos foi aprovada a Lei
de Registro do Patrimônio Vivo
de Pernambuco. A finalidade dessa Lei é contemplar com bolsa vitalícia pessoas ou grupos populares que vivem da arte.Feliz-
mente, o nome do inigualável CANHOTO DA PARAÍBA foi incluído na primeira relação de comtemplados. Embora Canhoto tenha estado em minha cidade várias vezes, não tive o privilé-
gio de conhecê-lo ainda. Contento-me em ouvir o CD PISANDO EM BRASA, lançado pela KUARUP.
WALTER JORGE DE FREITAS
PESQUEIRA-PE.

[Responda este comentário]

Re: Oração para Canhoto da Paraíba
por Urariano Mota em 15/04/2007 às 21h23 #
Os amigos e visitantes do samba-choro são esperados em meu blog de literatura e jornalismo, em http://urarianoms.blog.uol.com.br/
Abraço forte.
[Responda este comentário]

Re: Oração para Canhoto da Paraíba
por jcoelho em 01/06/2007 às 02h55 #
Prezado Mota,
Envie um projeto de resgate e salvaguarda da obra musical do Canhoto para Petrobras Cultural, ''Memória das Artes'', seleção 2007/2008. Certamente será contemplado pelo programa, tal qual José Luiz Lourenço, o Mestre Conga.
[Responda este comentário]

  • Re: Oração para Canhoto da Paraíba
    por Urariano Mota em 15/06/2007 às 08h16 #
    Coelho, que negócio arretado. "Casa de ferreiro..." autêntico, estou no MinC, na Regional Nordeste, e
    não me dei conta disso. Imagino por quê: Canhoto pra mim é um artista tão fundamental que não o ligo a qualquer projeto. Grato, amigo. Vou passar sua idéia para mãos mais experientes, as do violonista Carlos Henrique Machado. Eu não ia mesmo conseguir alinhar Canhoto em palavras diferentes das acima.
    A defesa da arte é grande e cabe todos nós.
    [Responda este comentário]

Re: Oração para Canhoto da Paraíba
por Abílio Neto em 18/01/2008 às 09h59 #
Caros amigos, façam suas preces e invoquem os santos das suas devoções porque o nosso querido Canhoto da Paraíba neste 18/01/2008 está internado na UTI do Hospital Pronto-Olinda e os médicos até agora nada disseram sobre o seu estado de saúde. Muito triste!...
[Responda este comentário]

Re: Oração para Canhoto da Paraíba
por Abílio Neto em 19/01/2008 às 14h22 #
Hoje, 19/01/08, os médicos da Prontolinda disseram que há melhoras no quadro de insuficiência respiratória de Canhoto e que nas próximas horas poderá respirar sem a ajuda de aparelhos. Que Deus os ouça!
[Responda este comentário]

Re: Oração para Canhoto da Paraíba
por WALTER JORGE DE FREITAS em 14/02/2008 às 21h52 #
Os jornais locais não têm dado notícias sobre o grande CANHOTO, o que é uma pena.Isto é muito comum
aos artistas que não estão na mídia, como o nosso Luiz Bandeira, que só soube que estava gravemente
enfermo, porque era cliente do mesmo médico que o atendia. Quando
Bandeira morreu, foi aquele blá,blá,blá!Nas rodas de choro que freqüento no Recife, todo mundo lamenta por Canhoto está tão grave, e faz referências elogiosas a ele, mas poucos o visitam. É A VIDA!!!
WALTER JORGE DE FREITAS
PESQUEIRA-PE
[Responda este comentário]

Re: Oração para Canhoto da Paraíba
por Urariano Mota em 24/04/2008 às 19h14 #
O gênio do violão brasileiro acaba de falecer. Agora virão as flores, em sua morte.
[Responda este comentário]

  • Re: Oração para Canhoto da Paraíba
    por WALTER JORGE DE FREITAS em 25/04/2008 às 08h42 #
    Infelizmente, o nosso CANHOTO não resistiu e fez a sua última viagem.Exímio violonista e autor de jóias musicais como Escadaria, Pisando em Brasa e outras, acaba de nos deixar. Não o conheci pessoalmente, mas tenho um DVD de Paulinho da Viola em que ele aparece numa das faixas. Vamos homenageá-lo domingo, por ocasião da nossa roda de choro aqui em Pesqueira.
    WALTER JORGE DE FREITAS.
    [Responda este comentário]

Re: Oração para Canhoto da Paraíba
por Risomar Fassanaro em 25/04/2008 às 15h38 #
Esta oração está uma verdadeira obra-prima. E ainda mais vinda de quem vem...Urariano Mota!!!Já posso considerar Canhoto da Paraíba um santo, porque ter conseguido uma oração e ainda mais à Mãe das mães, do escritor Urariano Mota, pra mim é seu primeiro milage.
Infelizmente,até os santos são cegos diante dos sofimentos dos artistas.
Perda imensa sofre a cultura do país.
Risomar Fasanaro
[Responda este comentário]

Re: Oração para Canhoto da Paraíba
por Abílio Neto em 25/04/2008 às 20h34 #
E agora como ficará a preservação da obra musical de Canhoto? Nenhum CD dele é encontrado, mas pra mim foi muito importante encontrar um download de um disco gravado às expensas do SESC de São Paulo. O CD é o retrato de um show que Canhoto fez pra TV Cultura de São Paulo em 1994. Quem o acompanha ao cavaquinho é o Paulinho da Viola, ao violão, César Faria, pai de Paulinho e mais um pandeirista que não me recordo o nome. Se alguém estiver interessado em baixar o CD, escreva-me que indico o endereço. Por enquanto é minha única recordação de Canhoto. Fiquei encantado com a interpretação do baião Paraíba (Luiz Gonzaga e Zé Dantas), Sons de Carrilhões (João Pernambuco) e Escadaria (Pedro Raymundo).
[Responda este comentário]

Comente esse texto
(É preciso um rápido cadastro para participar)

Letras miúdas: Os direitos e responsabilidade dos comentários acima são de quem os postou.

Se você quiser escrever (ou moderar), clique aqui para se identificar.


Notícias | Casas com música | Artistas | Tribuna Livre | Artigos e debates | Fotos | Partituras | Compras | Amigos do Samba-Choro | Busca

Receba notícias sobre samba e choro por email:

Contato | Privacidade | Sobre este sítio
©Copyright 1996-2017
Samba & Choro Serviços Interativos LTDA
(Todos os direitos reservados).