Agenda do Samba & Choro

Rodrigo piva

Google
Web samba-choro.com.br
 Página principal » Artistas

Compositor, cantor e instrumentista, RODRIGO PIVA nasceu em Porto Alegre/RS, em 15 de março de 1964, e é neto do famoso sambista gaúcho Túlio Piva (autor dos clássicos Pandeiro de Prata, Tem Que Ter Mulata e Gente da Noite - gravado por Elis, Jair Rodrigues, Elza Soares, Demônios da Garoa e outros).

Começou sua carreira artística nos anos 80, apresentando-se em festivais universitários e na noite porto-alegrense. Nessa época, passou a tocar na casa noturna de seu avô, o Bar Gente da Noite, espaço consagrado e passagem obrigatória de todos os artistas nacionais que se apresentavam na capital gaúcha.

Em 1982, formou o grupo de choro VIBRAÇÕES, juntamente com seu irmão Rogério Piva (bandolim) e os músicos Jessé Silva (violão de 7 cordas) e Lúcio do Cavaquinho, com o qual gravou, ao lado de Túlio Piva, o LP SAMBAS & CHOROS. Com este grupo, apresentou-se em teatros, festivais, bares, programas de rádio e televisão, sendo homenageado por Adília Bittencourt, viúva de Jacob do Bandolim.

Aprimorando seu trabalho de composição, participou e foi premiado nos seguintes festivais: VINDIMA DA CANÇÃO POPULAR (Flores da Cunha/RS): 1985 - 1° lugar com a música Um Causo; 1987 - 4° lugar com a música Tonho; 1989 - 2° lugar; com a música Pequena Crônica de Breque de Um Magro Comum; FESTIVAL DOS FESTIVAIS RBS: 1985 - com a música Um Causo.

Em 1990, transferiu residência para Florianópolis/SC, onde retomou os estudos de violão e técnica vocal, tendo sido aluno do violonista paulistano Zezo Ribeiro.

Realizou no Teatro Álvaro de Carvalho (Fpolis) os shows MENINOS DE RUA (1991) e CONTRASTE BRASIL (1995), sendo o primeiro apresentado, também, em Porto Alegre (1993), na sala Álvaro Moreyra.

Em 1994, gravou nos estúdios da Tec Audio (POA) o seu primeiro CD Contraste Brasil, uma produção independente, com a participação de grandes nomes da música instrumental gaúcha, entre os quais Pedro Figueiredo, Jorginho do Trompete, Rogério Piva e Fernando Corona.

Com apoio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, produziu em 1995 o CD Túlio Piva - Composições Inéditas, uma coletânea da obra inédita daquele compositor, falecido em 1993, com respectivo show de lançamento no Teatro Renascença, em dezembro daquele ano.

Em 1999, realizou espetáculo de inauguração do Teatro de Câmara Túlio Piva (POA), rebatizado pela administração municipal em homenagem a este compositor gaúcho.

Em 2001, deu início à produção de seu segundo disco solo, Menina de Floripa, com composições próprias e a presença de diversos artistas locais, além da participação especial dos instrumentistas Arismar do Espírito Santo e Nailor Proveta Azevedo, concluído no final de 2002. Esse trabalho foi concebido em homenagem à sua cidade adotiva – Florianópolis –, e a sua filha Cássia, nascida nessa capital.

Realizou shows de lançamento do CD Menina de Floripa na capital catarinense (Casa de Cultura Estácio de Sá), em Porto Alegre (Teatro de Câmara Túlio Piva) e em São Paulo (Supremo Musical), com amplo sucesso de público e crítica.

Dando continuidade ao projeto, produziu um videoclipe com a música Menina de Floripa, faixa-título de seu novo CD. O clipe foi dirigido por Marco Martins, premiado cineasta catarinense, tendo como locações a Ilha de Santa Catarina. O videoclipe foi lançado na Casa de Cultura Estácio de Sá (São José/SC) e em Porto Alegre, no Teatro de Câmara Túlio Piva.

Em 2004, teve aprovado pelo programa Petrobras Cultural o projeto Túlio Piva – Pra Ser Samba Brasileiro, que consiste na produção de um CD-Book com fonogramas dos quatro LPs do compositor e um livro com a sua produção literária inédita, a ser lançado ainda neste ano.

Informações detalhadas sobre a carreira de Rodrigo Piva podem ser encontradas em sua nova página na internet, que contêm discografia, fotos, videoclipe e amostras completas de áudio, incluindo-se a obra de seu avô Túlio Piva, no seguinte endereço: www.rodrigopiva.com.br.


Notícias | Casas com música | Artistas | Tribuna Livre | Artigos e debates | Fotos | Partituras | Compras | Amigos do Samba-Choro | Busca


Contato | Privacidade | Sobre este sítio
©Copyright 1996-2017
Samba & Choro Serviços Interativos LTDA
(Todos os direitos reservados).