Agenda do Samba & Choro

Karine cunha

Google
Web samba-choro.com.br
 Página principal » Artistas

Karine Cunha nasceu em 1979 na cidade de Lages, localizada a 210 km de Florianópolis (capital catarinense). Mas ao completar um ano de vida a família voltou para o Rio Grande do Sul onde Karine passou toda a infância e adolescência. Aos 10 anos de idade teve o primeiro e definitivo contato com a música através do violão. Começou a estudar o violão popular, passou ao clássico, estudou solfejo e teoria e desde então não parou mais. Sempre levou a música paralelamente às atividades escolares. Integrou coros estreitando relações com o canto.

Em 1997 ingressou no curso de música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul tendo como instrumento o violão. E em julho deste ano montou o primeiro show Bossa Nova, Meu Amor apresentado na pequena cidade de São Francisco de Assis interior do Estado onde a família tirava férias (e cidade de origem da família). Estimulada com o sucesso do show este ainda teve outra edição em Esteio, cidade metropolitana onde residia na época. Na volta das férias começou a tocar profissionalmente em espaços e projetos culturais de Porto Alegre em voz e violão interpretando clássicos da MPB.

Também neste período foi convidada a integrar a recém-nascida Orquestras de Mantras Rudraksha através do então colega de faculdade, Aurélio Edler. Com o grupo realizou diversas apresentações no interior do RS e em Florianópolis. Participou da gravação do primeiro CD do grupo lançado em 1998. Neste ano deixou a Orquestra e ingressou no Vocal D' Quina Pra Lua que tinha como objetivo a montagem do espetáculo Maria Vai Com As Outras. Este estreou em 2000 e foi apresentado em várias temporadas em teatros da Capital, fez turnês pelo interior do Estado e conquistou o Prêmio Açorianos de Revelação MPB. Participou da gravação do CD que registrou o repertório do espetáculo e que foi lançado em 2002. Mesmo interpretando canções conhecidas da MPB tanto nos grupos como na carreira solo, Karine compunha intensamente e aos poucos colocava suas canções no repertório de intérprete.

E foi em 2002 que teve sua primeira canção gravada no CD Arte nos trilhos uma coletânea autoral dos artistas que participaram deste que era um projeto nas estações do Trensurb. Entusiasmada com a experiência e o resultado da gravação, deixou o Vocal D'Quina Prá Lua para dedicar-se às suas canções. E em janeiro de 2003 estreou o show FLUIDA, totalmente autoral.De 2003 a 2005, FLUIDA foi apresentado em diversos projetos e eventos culturais de Porto Alegre, região metropolitana e interior do Estado. Além de divulgar seu trabalho nos shows, passou a participar de festivais de música do RS e de outros Estados brasileiros como Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Em junho de 2005, Karine lançou o CD "FLUIDA" como resultado da trajetória do show e dos festivais, pois das 12 canções do CD, 6 foram premiadas ou classificadas em festivais. E através do CD Fluida foi agraciada com o Prêmio Açorianos de Melhor Intérprete MPB. Após o prêmio o show continuou a ser apresentado bem como a montagem de outros show como Yá-lé onde Karine apresenta em voz e piano canções que têm como tema o universo feminino; e Nham, nham...música pra comer onde mostra suas canções gastronômicas. O show Fluida foi apresentado em São Paulo (SP), Nova Friburgo (RJ), em João Pessoa (PB), Jericoacoara (CE), Recife (PE) e através de edital do Banco Nordeste foi apresentado nas cidades cearenses de Juazeiro do Norte e Fortaleza.

Em fevereiro de 2007 Karine Cunha e Marcus Bonilla (produtor musical e instrumentista) gravaram o segundo e independente CD "EPAHEI!", presta uma homenagem à cultura afro-brasileira com canções sobre orixás e de temática livre.


Visite o site e o blog da Karine Cunha.

www.karinecunha.com.br

http://karinecunha.blogspot.com/


Notícias | Casas com música | Artistas | Tribuna Livre | Artigos e debates | Fotos | Partituras | Compras | Amigos do Samba-Choro | Busca


Contato | Privacidade | Sobre este sítio
©Copyright 1996-2017
Samba & Choro Serviços Interativos LTDA
(Todos os direitos reservados).