Agenda do Samba & Choro

Juninho fortaleza

Google
Web samba-choro.com.br
 Página principal » Artistas

Release

Juninho Fortaleza.



Nascido em Fortaleza, Ceará, terra do sol e dos verdes mares. Vindo de família de músicos, cresceu embalado pelas melodias que enchiam as tardes ensolaradas do seu lar, levados pelos que ali freqüentavam.

Inspirado em seus parentes, verdadeiros boêmios, foi trilhando o caminho musical. Na adolescência freqüentava a quadra do maracatu “Ás de Ouros”, um dos mais tradicionais de Fortaleza, do lendário “Tio Juca do Balaio”.

Assíduo freqüentador de corsos carnavalescos, se admirava com a passagem dos blocos, escolas de samba e maracatu na avenida Aguanambi. No decorrer da semana costumava assistir a puxada de arrastão pelos pescadores na praia de Iracema, onde se entoava cantos de improviso (Oi, puxa a rede menino que o peixe já tá lá, meu amor tá me esperando, hoje eu quero namorar) e as roda de capoeira. No ano de 1974, mudou-se com a família para a cidade de Campinas, SP, fixando residência na Vila Teixeira, bairro tradicional do samba e do futebol. Bairro este semelhante ao Jardim América em Fortaleza.
A partir de então passou a participar dos festivais de música estudantil na cidade, não se demorando a se tornar freqüentador das escolas de samba, levado pelo inesquecível “Nenão do Pandeiro”.
Devido a sua origem Nenão passou a chamá-lo por Juninho Fortaleza, passando a ser o seu nome artístico.
O inicio de carreira foi como tantos outros, começando a cantar nos” bares da vida”, ganhando vasta experiência na vida noturna e se firmando como interprete.
Participou de vários grupos de samba como músico e interprete, formando então grandes roda de samba na Vila Teixeira. No decorrer do tempo foi deixando fluir de vez o seu lado de compositor.
Por ser freqüentador das escolas de samba, foi convidado a compor sambas de enredo, se tornando um dos seus maiores prazeres na música. Hoje, tem seus sambas cantados na maioria das escolas de Campinas e região.
No ano de 2000, Juninho Fortaleza coloca no mercado fonográfico o seu primeiro CD intitulado com a faixa autobiografica “Para um Samba de Roda Cantar”. Através desse trabalho o Artísta teve uma projeção maior de sua carreira, sendo inclusive convidado a fazer parte dos shows do Sesc.
O seu trabalho passou a ser divulgado em várias emissoras de televisão, como EPTV (afiliada a Rede Globo), Bandeirantes, SBT, Record, Cultura, Rede Família, Século XXI, Rede GNT e outras.
2004, levado pelo Sr Orlando, passou a integrar a Ala de Compositores da Escola de Samba Camisa Verde e Branco da cidade de São Paulo.
2006, passou a fazer parte de um dos maiores movimentos culturais do país, “Pagode da Vó Tiana”, se apresentando ao lado de grandes nomes do samba, como: Monarco, Mauro Diniz, Almir Guineto, Sombrinha, Luiz Carlos da Vila, Wanderley Monteiro, Nelson Rufino, Moacir Luz, Wilson Moreira, Ratinho, Nanãna da Mangueira, Luisinho SP, Partideiros do Cacique, Adilson Bispo, Ircéia Pagodinho, Marquinhos Satã, Aluisio Machado, Elaine Machado entre outros.
Tratando-se de Roda de Samba, Juninho Fortaleza, possui o dom de versar, isto é, fazer o samba de improviso.
Atualmente, além dos shows, Juninho Fortaleza está preparando o seu novo trabalho fonográfico que será apresentado ao público e a mídia em 2011.


Soares Produções Artísticas

www.soaresproducoesartisticas.com.br
soaresproducoesartisticas13@gmail.com
Fone: (19) 3251-1175 / Tele-fax (3253-2015) / Cel.: 9735-1512
NEXTEL: 55*7819-7744 ID 55*119*107935


















Notícias | Casas com música | Artistas | Tribuna Livre | Artigos e debates | Fotos | Partituras | Compras | Amigos do Samba-Choro | Busca


Contato | Privacidade | Sobre este sítio
©Copyright 1996-2014
Samba & Choro Serviços Interativos LTDA
(Todos os direitos reservados).