Agenda do Samba & Choro

Jorge cardoso

Google
Web samba-choro.com.br
 Página principal » Artistas

Iniciou sua trajetória como músico de forma autodidata e se firmou como compositor e estudioso da música brasileira instrumental. Como solista de bandolim desenvolve atividade musical divulgando a música brasileira ao público de vários paises. É formado em Arquitetura e Urbanismo e trabalha na Administração Central dos Correios do Brasil, na cidade de Brasília - DF, desde 1998.

Gravou vários CDs dentre os quais Pernambuco's Music, com o grupo Oficina de Cordas de Pernambuco (1993), Viagem Musical pelo Nordeste do Brasil (gravadora francesa Alvidis, 1994), Som de bandolim (1996, CD solo indicado para o prêmio Sharp categoria Revelação Instrumental), Os Bambas do bandolim (coletânea Kuarup discos), Bandolim do Brasil (2007) e Um Bandolim que Chora (2009).

Participou em CDs e shows de vários artistas da Música Popular Brasileira como Hermeto Pascoal, Raimundo Fagner, Beth Carvalho, Orquestra Eleazar de Carvalho (interpretando concertos para bandolim de Radamés Gnattali), Fausto Nilo, Altamiro Carrilho (flautista), José Menezes (musicista cearense) e tantos outros músicos da cultura brasileira.

Foi professor de cavaquinho na Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello (de 1998 a 2001) e professor de bandolim popular brasileiro na Escola de Música de Brasília (2002 a 2004 e 2009-2010).

Venceu o 1° lugar no Festival de Choro do Rio de Janeiro (2001) promovido pelo Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro – MIS, com a composição de sua autoria intitulada Balançadinho, escrita para bandolim e conjunto regional.

Participou do Festival Internacional de La Coruña "Ciudad de Cristal", Espanha em setembro de 2004 com o Quarteto Jorge Cardoso e em 2006 com o Trio Jorge Cardoso.

Residiu na Itália, de outubro de 2004 a 2008, onde formou-se em Bandolim Erudito no Conservatório Giuseppe Verdi de Milão, com bolsa de estudos concedida pelo governo italiano. Participou como bandolinista da Orquestra de bandolins e violões da cidade de Brescia sob a direção dos maestros Ugo Orlandi e Claudio Mandonico, tendo realizado vários concertos na Itália, França e Alemanha.

Participou do V Encontro Nacional do Choro da UNICAMP, em 27/04/2009, como palestrante sobre os “sotaques do choro”, juntamente com apresentação musical. Em janeiro de 2010 e 2011, participou como professor de bandolim e cavaquinho, na XXVIII e XXIX Oficina de Música de Curitiba.

Em 2011, concluiu mestrado do curso de pós-graduação da Universidade de Brasília na linha de pesquisa destinada à musicologia. Reside atualmente em Fortaleza, onde desenvolve atividades como arquiteto dos Correios e atividade musical.

Na internet:

Blog

Currículo Lattes

MySpace

Facebook


Notícias | Casas com música | Artistas | Tribuna Livre | Artigos e debates | Fotos | Partituras | Compras | Amigos do Samba-Choro | Busca


Contato | Privacidade | Sobre este sítio
©Copyright 1996-2017
Samba & Choro Serviços Interativos LTDA
(Todos os direitos reservados).