Agenda do Samba & Choro

Hélcio Brenha

Google
Web samba-choro.com.br
 Página principal » Artistas

BIOGRAFIA DO MAESTRO HELCIO BRENHA
CLARINETISTA E SAXOFONISTA

HELCIO JARDIM BRENHA, nascido em 10 de abril de 1937, na cidade de São Bento - Maranhão, tendo suas tendências musicais desde cedo, pois aos 6 anos já tocava cavaquinho, (foi o seu primeiro instrumento) e cantava. Aos 7 anos ganhou o seu primeiro prêmio (50 mil reis) numa Feira de Amostras, concorrendo com outros candidatos, cantando e tocando cavaquinho
Aos 11 anos entrou para o Seminário tendo se destacado como solista do Coral e considerado o melhor aluno de solfejo de todo Seminário, pois não precisava fazer prova, sabia todos os l.500 exercícios do livro. Teve que se afastar do colégio por motivo de saúde e o tratamento durou 2 meses, quando voltou tinha perdido todas as provas.
Aos 13 anos começou estudar seus instrumentos favoritos - clarinete e saxofone, tendo tocado em bailes com 6 meses de estudo e aos 17 anos já era o 1º saxofone da melhor Orquestra do Maranhão, chamada Jazz Alcino Bílio.
Veio para o Rio de Janeiro em 1959 com 21 anos, já com uma grande experiência musical, não encontrando dificuldades para participar das principais orquestras do Rio, tendo inclusive ficado 2 anos como 1º saxofone da Orquestra da Rádio Tupi.
Em 1960 ingressou por concurso na Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros, onde permaneceu por 15 anos chegando ao posto de Subtenente e contramestre.
Em 1962 esteve com a Banda em Montevidéu onde se apresentou com a mesma, em 18 espetáculos. Foi em 1965 que integrando a Banda como spala, esta obteve o 1º lugar em concurso Nacional de Bandas Militares, realizado por iniciativa da Secretaria de Segurança no Maracanãzinho.
Dirigiu musicalmente o Frevo Pás Douradas durante 25 anos (63/88)
No ano de 79 já reformado, viajou 5 vezes pelo Projeto Pixinguinha por todo o Brasil. Artistas famosos faziam parte do elenco tais como: Carmélia Alves, Carmen Costa, Wanderley Cardoso, Marlene, Jamelão, Marisa Gata Mansa, Dona Ivone Lara entre outros.
Diretor e fundador dos conjuntos: “Chorando Baixinho”, “Chapéu Virado”, (este último com 4 LPs gravados), “Orquestra de Frevo”, “Orquestra Riomar e o Conjunto “Os Brejeiros”.
Atuou 2 anos como Maestro da Orquestra do Hotel Nacional no show Brazilian Folies, sob a direção artística de Caribé da Rocha e Jorge Goulart.
Lecionou música para o 1º e 2º grau do Instituto Benjamim Constant – 81/84
Atuou como Maestro e diretor musical no Hotel Sheraton-Rio e de São Paulo , tendo ido ao Peru- Lima duas vezes contratado pelo Sheraton-Lima.
Desde 1988 vem se apresentando no show "As Eternas Cantoras do Rádio" como diretor musical e participação especial. Faz parte do conjunto musical que acompanha a cantora Dona Ivone Lara.
Além de Maestro formado pelo Instituto Vila Lobos (federal), é compositor Contador e Advogado.
Fez parte do Júri da MPB promovido pela Rádio Nacional, no Circo Voador em 1990. Nesse mesmo ano foi também jurado no desfile de Frevos na Av. Rio Branco.
No dia 01 de Outubro de 1990 foi homenageado na Câmara dos Vereadores pelo Vereador Jorge Pereira, com uma Moção Honrosa pelos seus 36 anos de carreira artística, pelos serviços prestados à música brasileira.
Recebeu no dia 06 de agosto de 1992 o título honorário de Cidadão de São Luiz, na Câmara de Vereadores de São Luiz, pelo vereador Marcelo Bezerra.
No Reveillon de 1993 viajou para Bangcoc -Tailândia- com o show "Las mulatas de oro del Brasil" como integrante e diretor musical.
Tem viajado muito para o exterior, recentemente se apresentou em Ghana, na África, com o conjunto "OS BREJEIROS" aompanhando o show de Dona Ivone Lara.
Gravou o CD “Helcio Brenha e seus músicos” pela Gravadora CID em 1996 e em janeiro/1998 “HELCIO BRENHA E OS BREJEIROS” pela Leblon Record.
Viajou por todo o Brasil com o conjunto “OS BREJEIROS”, sempre divulgando a música popular brasileira, com muito sucesso.
A sua arte atravessou fronteiras e foi mostrar no exterior a força da nossa música, onde também ficou constatado o brilho desse grande músico.





Notícias | Casas com música | Artistas | Tribuna Livre | Artigos e debates | Fotos | Partituras | Compras | Amigos do Samba-Choro | Busca


Contato | Privacidade | Sobre este sítio
©Copyright 1996-2017
Samba & Choro Serviços Interativos LTDA
(Todos os direitos reservados).