Agenda do Samba & Choro

Flavio Oliveira

Google
Web samba-choro.com.br
 Página principal » Artistas

RELEASE DO CANTOR E COMPOSITOR
“ FLAVIO OLIVEIRA”
Nascido a 03 de junho de 1953, no bairro de Bonsucesso, este carioca mostra a que veio. Logo aos 09 anos de idade, começou no Conservatório Nacional de Música, onde aprendeu a tocar acordeom e piano. A partir daí, não conseguiu mais parar, estudou violão, cavaquinho e banjo, instrumentos que executa com desenvoltura.
Com muito talento, balanço e bela voz, hoje, vem conquistando o Rio de Janeiro.
Fez grandes amigos e parceiros musicais, como Guilherme Nascimento, Miro Barbosa, Darcy da Mangueira, Guilherme de Brito, César Veneno, Chico Salles, Noca da Portela, Walter Alfaiate, Wilson Moreira, Delcio Carvalho, Nelson Sargento e outros. Seu talento foi sendo reconhecido e suas músicas apreciadas, principalmente nas escolas de samba por onde passou.
Na Vila Isabel, em 1995, ingressou ao vencer o samba de quadra em homenagem a Martinho da Vila, quando então passou a fazer músicas para diversos artistas do mundo do samba.
Posteriormente, transferiu-se para a escola de samba Beija-Flor de Nilópolis, onde, juntamente com o seu parceiro Miro Barbosa, venceu o samba enredo de 1996, “Aurora do Povo Brasileiro”. No mesmo ano, em parceria com Henrique Damião e Maurílio Faria, venceu o concurso de samba enredo da escola de samba São Clemente, com o tema “Se a canoa não virar a São Clemente chega lá”.
Em 2000, passou a integrar a ala de compositores da escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro.
Em início do ano 2001, com a parceria de Josimar Monteiro e Waldyr Torres, passou a dirigir a Roda de Samba da Velha Guarda da Mangueira, evento que se realiza todos os sábados, a partir das 16 horas no Barracão Cultural da Mangueira, Rua Frederico Silva, 85, Praça Onze, Rio de Janeiro, onde a Velha Guarda show da Mangueira, recebe convidados.
Com mais de 20 anos na atividade musical, várias músicas gravadas e participação na formação de diversos grupos musicais, desde a década de 70, FLAVIO OLIVEIRA atualmente canta em inúmeras casas de espetáculos e shows pelo Estado. Sempre com o seu senso crítico, voltado sempre para o aspecto social.
Advogado militante, com larga experiência em Direito do Trabalho (A guisa de informação e, segundo opinião do jornalista Ricardo Boechat, que na sua reportagem o intitulou “Caso único”, já que Flavio Oliveira, atingido pela Reforma administrativa do Governo Collor em 1990, advogando em causa própria, reverteu a situação e foi o único reintegrado por 02 vezes no Emprego em uma das maiores Estatais do País, o mesmo adquiriu vasta experiência em demandas trabalhistas.
Flavio Oliveira faz palestras em Universidades, destacando-se a Universidade Estácio de Sá, com o tema “DO FORUM AO SAMBÓDROMO” “DA LINGUÁGEM FORENSE A LINGUÁGEM DO SAMBA ENREDO”, onde, como profissional do direito, transmite aos alunos toda a sua experiência e a importância da formação da linguagem técnica do Advogado mas, mostra também a necessidade deste profissional em conhecer a formação da linguagem popular, entendendo-a e se fazendo entender, assim como ocorre com a confecção de um samba enredo, que é a forma mais popular da expressão da linguagem. Estas palestras, invariavelmente terminam com uma apresentação musical onde, acompanhado de seu cavaquinho, ele mostra o seu repertório. O sucesso desta mistura de Direito com o Samba é tanto, que, não raro, diversos alunos comparecem aos locais onde ele se apresenta.
Flavio Oliveira, juntamente com um grupo de amigos, realizam um encontro musical, todas as quintas-feiras, em um restaurante na rua Xingu nº. 70, loja D, em Jacarepaguá, das 19 às 23:30 horas, tendo como finalidade a preservação da mais pura música popular brasileira, onde você ouve o que não se escuta nos meios de comunicação. Este encontro se denomina “QUINTAS DA POMBA ROLÔ”, com a participação de diversos sambistas, músicos, cantores, compositores consagrados e novos talentos da nossa música, em uma roda de samba totalmente acústica.
Em dezembro/2001, atendendo a uma convocação do Jornalista e produtor Haroldo Costa, Flavio Oliveira, compositor do Salgueiro , em parceria com Noca da Portela, Eduardo Medrado e Kleber da Imperatriz Leopoldinense, elaboraram o samba enredo intitulado “Samba da Paz”, que foi cantado por mais de 5 mil pessoas, no desfile da “Escola de Samba Unidos pela Paz”, formada por componentes de todas as Agremiações de Samba existentes no Estado, no evento de pré-reveillon na orla de Ipanema, evento este, que já foi incluído no calendário oficial da Cidade.
O músico e compositor FLAVIO OLIVEIRA, agora se lança como interprete das suas músicas, com o projeto fonográfico independente “TEMPO DE RECOMEÇAR”, com a finalidade de registrar parte da sua obra, de alguns dos seus parceiros e, homenagear diversos artistas do mundo do samba. Para atingir a meta, reúne neste projeto, emoção, sinceridade, sedução, muita alegria e, o que é principal, CUMPLICIDADE, dos parceiros, amigos, família, músicos, enfim, de todos que com ele se lançaram nesta empreitada, tais como: Jairo Barbosa, Miro Barbosa, Guilherme Nascimento, Fernando Régis, Toninho Nascimento, Maurílio Faria, Carlinhos Caxambí, Marcelo do Rosário, Noca da Portela, Delcio Carvalho, Velha Guarda da Mangueira, Walter Alfaiate, Roberto Serrão, dos músicos, Alceu Maia, José Luiz Maia, Sergio Vieira, Roberto Marques, Anderson Rocha, Tuca, Pele, do coral dos amigos, do produtor executivo Waldyr Torres e, do produtor e arranjador Josimar Monteiro, que com ele, elaboraram o projeto Tempo de Recomeçar que, certamente, através do seu talento como músico e interprete, farão a ligação entre o mundo comercial e o mundo sentimental, o que nos dá a certeza de que este projeto será mesmo um grande marco, ou seja, “TEMPO DE RECOMEÇAR”.
SITE: www.flavioliveira@hpg.com.br
www.flavioliveira@cjb.net
musicas de trabalho (Pomba Rolo e Reconstrução Nacional)
TELEFONES DE CONTATO: (021)2233-5104 OU 99662138
FICHA TÉCNICA DO CD TEMPO DE RECOMEÇAR

REPERTÓRIO:
1 – “RECONSTRUÇÃO NACIONAL”- Flavio Oliveira/Marcelo do Rosário/Miro Barbosa
2 - “CAMELÔ” - Flavio Oliveira/ Miro Barbosa/ Marcelo do Rosário.
3 - “DESCE MORRO” - Flavio Oliveira/Miro Barbosa/Marcelo do Rosário.
4 - -“VALEU DONA IVONE LARA”- Flavio Oliveira e Fernando Régis. - (*)
5 - “POMBA ROLOU”- Flavio Oliveira/Noca da Portela/Toninho Nascimento (musica de trabalho)
6 -“TEMPO DE RECOMEÇAR”- Flavio Oliveira/Guilherme Nascimento/Maurílio Faria.
7 - “ALÔ SALGUEIRO” – Flavio Oliveira/Miro Barbosa
8 - “MATIZES DA RAÇA” - Flavio Oliveira/Marcelo do Rosário/Miro Barbosa
9 - “PAGODE DO BOULEVARD”- Flavio Oliveira/Carlinhos Cachambi/ Jairo Barbosa
10- “LUMINOSIDADE”- Flavio Oliveira/Henrique Damião.
11- “VALEU BETH CARVALHO” - Flavio de Oliveira/Noca da Portela.
12- “APRENDIZ” – Flavio Oliveira/Noca da Portela
13 – “ESSENCIA DO SAMBA”- Flavio Oliveira/ Noca da Portela
14 – POUT-POURI
A)“AMIGO MARRETA”- Flavio Oliveira/Roberto Serrão
B)”LEI DE RETORNO”-Flavio Oliveira/Noca da Portela (***)
C)”O VENTO” – Flavio Oliveira/Noca da Portela/ Noquinha (***)


Participações especiais: “DELCIO CARVALHO (* faixa 4) E NOCA DA PORTELA (**faixa 14)”


Notícias | Casas com música | Artistas | Tribuna Livre | Artigos e debates | Fotos | Partituras | Compras | Amigos do Samba-Choro | Busca


Contato | Privacidade | Sobre este sítio
©Copyright 1996-2017
Samba & Choro Serviços Interativos LTDA
(Todos os direitos reservados).