Agenda do Samba & Choro

Darwinson

Google
Web samba-choro.com.br
 Página principal » Artistas

Darwinson é cantor, compositor e instrumentista. Nascido em Goiânia/Go/Brasil, filho do Baiano Wilson Rocha e da goiana Darci Silva, começou sua musicalidade aos nove anos de idade. Aprendeu e desenvolveu sua técnica ao violão e voz auto-didaticamente, se apresentando em shows e casas noturnas desde 1985. Sua mãe, eleita Rainha do Rádio de Goiás/64, teve grande grande influência em sua musicalidade. Ex-acadêmico da Faculdade de Ciências Sociais (Univ. Fed. de Goiás), apesar de não concluído, continuou seu interesse pelas questões sociais e filosóficas, além da preocupação estética litero-musical já existente em seu trabalho, valorizando sua brasilidade e ao mesmo tempo, antenado com as inovações e tendências do mundo em que vive.

O PRIMEIRO CD:

Seu primeiro cd, “Vôo dos Sons”, foi gravado em Fortaleza-Ce (cidade onde morou de 97 a 2001), patrocinado pelo governo cearense, graças a atitude de um dos maiores músicos do Brasil e do mundo: HERMETO PASCOAL, que ao encontrar Darwinson se apresentando em uma casa de shows no Centro Cultural Dragão do Mar, subiu ao palco e com sua escaleta, o acompanhou durante quase uma hora. Quando terminou sua participação inusitada, fez um pedido ao público presente, dentre eles, funcionários e representantes da cultura local, que patrocinassem o músico, além de lhe fazer vários elogios. Posteriormente, Hermeto Pascoal lhe convidou para participar de mais dois shows seus, um em Fortaleza-Ce e outro em Pirinópolis-Go.
Além de Hermeto, Darwinson teve seu talento reconhecido por outros grandes músicos como, TONINHO HORTA (considerado um dos melhores guitarristas do mundo, além de ter suas composições gravadas por Gal Costa, Milton Nascimento e outros), que o chamou para três participações em seus shows e participou do cd “Vôo dos Sons” (Darwinson), JOÃO BOSCO, que além de ceder a abertura de seu show ao músico (Goiânia-Go/1992), anos depois, citou o compositor goiano em sua entrevista a um jornal de Goiás (“O Popular” - 7/10/99).

FESTIVAIS:

Representando o estado de Goiás, Darwinson recebeu 42 premiações em grandes festivais de música, em diversos estados brasileiros (SP, MT, MG, PR, GO, PA, ES, BA) nas categorias: melhor cantor, melhor instrumentista, melhor letra, melhor música e outros. Dentre os seus concorrentes, se destacavam: Jorge Vercilo, Chico César, Moraes Moreira, Roberto Menescal, João Donato, Celso Viáfora, Sérgio Natureza, Fátima Guedes, Eduardo Dusek, Filó Machado e outros.

ESTILO MUSICAL- SONORIDADE:

Seu trabalho é voltado para a música popular brasileira e outras influências, com grande diversidade rítimica e sonora, como o baião, samba, embolada, bossa-nova, funk, reagae, rock brasileiro, valsa-brasileira, afoxé, blues e outros, além da fusão desses rítimos, com muito suingue e preocupação constante em manter uma linha poética de qualidade em suas letras, assim como nas parcerias musicais, entre elas: “Perhappiness Forever” (homenagem a Paulo Leminski), poema de José Miguel Wisnik (poeta, escritor, professor da USP(Universidade de São Paulo)-SP, compositor que teve suas músicas gravadas por grandes nomes como, Zizi Possi e Gal Costa).

PRINCIPAIS SHOWS:

 SÃO PAULO/SP: 1) Casa de Cultura do M’Boi Miirim/95; 2) 16 (desesseis ) shows para o Projeto “Arte Nas Ruas”/95,96 e 97; 3) Teatro da Aliança Francesa do Butantã – participação em show musical; 4) Outros.
 FORTALEZA/CE: 1) Projeto Petrobrás de Música – Anfiteatro do Centro C. Dragão do Mar – lançamento do cd “Vôo dos Sons”, abrindo o show de Chico César e Paulinho Moska/JAN/2001; 2) Centro Cultural Banco do Nordeste – “Pré-Lançamento do cd Vôo dos Sons”/01/11/2000; 3) Anexo do Teatro José de Alencar – “Projeto BEC Seis e Meia/24/04/98; 4) Outros.
 BRASÍLIA/DF: 1) Feitiço Mineiro/2001 e 2002 2) Outros.
 GOIÁS/GO: 1) V Fica – Fest. De Cinema Ambiental/2002
 PIRINÓPOLIS/GO: 1) Festival de Música “Canto da Primavera”/11/10/2001; 2) Teatro Pirineus – participação no show de Hermeto Pascoal/13/10/2001.
 GOIÂNIA/GO: 1) Teatro Piguá/Martin Cererê – “Projeto Ponte”- cantando ao lado de Nilson Chaves e Gilberto Correia - 20/3/2003); 2) Circuito Cultural Banco do Brasil “Projeto Tendas Culturais”, abrindo o show de Alceu Valença em 2004; 3) 1º Executiva In Concert/Rádio Executiva FM – paticipação especial na banda The Big Gyn Band/’14/05/95; 4) Darwinson e Celso Viáfora, no Teatro Cambury/03/12/2004; 5) Outros.
 MARINGÁ/PR, BELÉM/PA, ARAGUAÍNA/TO, RIO DE JANEIRO/RJ E OUTRAS CIDADES.


PARTICIPAÇÕES E ABERTURAS DE SHOWS

Dividiu o palco, cantando e tocando ao lado de Jorge Vercilo (“Casa do Engenho - Fortaleza – CE”/1999), Toninho Horta, Hermeto Pascoal, Nilson Chaves, além de abrir shows de Milton Nascimento, Fagner, João Bosco, Chico César, Paulinho Moska, Alceu Valença, Fausto Nilo, Zé Renato, Tunai, Cláudio Nucci, e outros.

RÁDIOS:

Suas músicas são executadas em algumas capitais do Brasil e algumas cidades do interior, além de romper a fronteira brasileira e tocar em cidades como Lisboa/Portugal e outras rádios internacionais

O SEGUNDO CD:

O lançamento do segundo cd (com o título de “Força de Pétala") está previsto para final de 2005 e terá a participação especial de CELSO VIÁFORA E NILSON CHAVES na faixa "A Barca" (autoria de Darwinson).

Acesse: www.tramavirtual.com.br/darwinson
e confira fotos, mp3, agenda e outros.


Notícias | Casas com música | Artistas | Tribuna Livre | Artigos e debates | Fotos | Partituras | Compras | Amigos do Samba-Choro | Busca


Contato | Privacidade | Sobre este sítio
©Copyright 1996-2017
Samba & Choro Serviços Interativos LTDA
(Todos os direitos reservados).