Agenda do Samba & Choro

Combinado silva só

Google
Web samba-choro.com.br
 Página principal » Artistas

De uns anos pra cá, a palavra universitário quando associada à música, tem ganhado caráter pejorativo. No entanto, esse grupo, que surgiu nos bares da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, vem mostrando que é possível fazer música de qualidade sem apelação. Puxando essa nova frente, e levantando a bandeira da música brasileira, está o Combinado Silva Só.

No caso do Combinado, a universidade, ou, mais precisamente, os bares universitários serviram apenas como maternidade. Tudo começou em 2003, meio que de brincadeira, regado a muita cerveja. Os acadêmicos, em sua maioria de Direito, reuniam-se nos bares e viravam noites cantando e tocando apenas clássicos do samba. Uma multidão sempre acompanhava a roda de samba deixando de sair em casas noturnas para ficar ali, no bar ouvindo música de qualidade. Aos poucos foram aparecendo talentos dentre os freqüentadores como Bruno Silva Só, Ricardo Salmazo e Xandi da Cuíca.

O grupo de amigos que tocava no bar passou a ser convidado para tocar em churrascos de amigos, depois em festas e churrascos universitários. No ano de 2006, o samba do Combinando ultrapassou as fronteiras da faculdade passando a atuar em muitos outros bares e casas noturnas de Curitiba.

Nas veias do Combinado Silva Só correm nomes consagrados como Candeia, Cartola, Ataulfo Alves, Carlos Cachaça, João Nogueira, Paulinho da viola, Chico Buarque, Nelson Cavaquinho, Nelson Sargento, Geraldo Pereira, Pixinguinha, Chico Buarque, Clementina de Jesus, Zé Kéti, Noel Rosa, Wilson Batista, Assis Valente, Jair do Cavaquinho entre outros.

É nessa verve de toda essa salada musical que nascem os compositores do Combinado Silva Só, ressaltando-se a qualidade das composições de Bruno Silva Só, Ricardo Salmazo, Xandi da Cuíca, Leo Fé e Nego Xandy, muito elogiadas pela crítica, e até mesmo por Paulinho da Viola, que recebeu o grupo em sua casa no Rio de Janeiro.
O primeiro CD do grupo "Fim de Carnaval" contém apenas cinco das mais de 40 composições do grupo, e levou o grupo a participar de programas de televisão como PLUG da TV Globo, Tribuna na TV do SBT, Enfoque, Programa da Meire e outras participações na TV Paraná Educativa, bem como de rádio na FM Educativa, onde constantemente são tocadas as músicas do Combinado. O CD do grupo foi muito elogiado pela crítica e por músicos de todo Brasil, e foi distribuído para algumas celebridades da MPB e do samba como Beth Carvalho, Paulo César Pinheiro, Élton Medeiros, Nelson Sargento, Carlinhos Vergueiro, Paulinho da Viola e Seu Jorge.

A intenção primordial do grupo é divulgar e popularizar o samba de raiz entre os jovens principalmente por entender que a música lapida o caráter e nada melhor do que um som raiz para tornar cidadãos mais conscientes. O Combinado Silva Só atenta para a importância deste gênero na cultura brasileira, já que o samba está inserido nas raízes folclóricas nacionais e é uma forma de representação do país no exterior que deve ser preservada.


Notícias | Casas com música | Artistas | Tribuna Livre | Artigos e debates | Fotos | Partituras | Compras | Amigos do Samba-Choro | Busca


Contato | Privacidade | Sobre este sítio
©Copyright 1996-2017
Samba & Choro Serviços Interativos LTDA
(Todos os direitos reservados).