Agenda do Samba & Choro

Clube do balanço

Google
Web samba-choro.com.br
 Página principal » Artistas

Clube do Balanço


Nas palavras de Nelson Mota no programa “Sintonia Fina” da rádio Eldorado FM,poucos fizeram tanto pelo renascimento do samba rock em São Paulo quanto Marco Mattoli, fundador do Clube do Balanço. Seu grupo faz um trabalho de resistência cultural, e desde a sua fundação, 1999, tem como principal mérito, ter feito renascer o samba-rock nas noites da cidade.
A história musical de Mattoli se confunde com toda essa retomada do samba-rock no circuito musical brasileiro. Mattoli começou sua carreira fundando a banda Guanabaras, uma proposta de fazer uma música pop, mas de raiz genuinamente brasileira. Com o sucesso da música "Correndo ao encontro dela", conheceu o universo dos grandes bailes Black de São Paulo. Passada a fase dos Guanabaras, gravou o CD “Balanço Bom é Coisa Rara”, já com a participação de Luiz Vagner na canção “Segura a Nega”. Desse primeiro trabalho, nasceu a semente do Clube do Balanço, pois o disco já contava com a participação de Edu Peixe, Gringo, Fred Prince e Tiquinho. E foi com essa formação que o projeto foi se lapidando e deu origem ao Clube do Balanço.
Samba rock, é uma forma de dança dos bailes negros da periferia de São Paulo, que existe desde os anos 60. É uma forma de dança que mistura samba no pé, gafieira, salsa e rock. A trilha peculiar dos bailes mistura samba, sambalanço, jazz e Rithm & Blues de uma forma eclética só encontrada nestes ambientes. O baile nostalgia resiste a mais de trinta anos como uma forma única de expressão urbana do negro paulista.
O Clube do Balanço no final dos anos 90 leva a tradição dos bailes para o público classe média que num momento de redescoberta da grande música negra dos anos 60 e 70 começa a freqüentar e lotar os shows da banda. A banda lançou seu primeiro cd em 2001, reunindo grandes nomes do samba-rock, como Erasmo Carlos, Bebeto, Marku Ribas, com uma nova geração que revisitava estes grandes clássicos, como Paula Lima, Simoninha, Seu Jorge, Max de Castro .
Na esteira do sucesso da banda, grupos, cantores e DJs de samba rock têm hoje espaço garantido em bares e espaços culturais .
Atualmente a banda está em temporada no Bleecker Street, em Pinheiros e se apresenta com frequência em casas noturnas de sucesso como o Blen Blen Brasil, Urbano e Diquinta.
Agora lançando seu segundo cd “Samba incrementado”, a banda reafirma a autenticidade do samba-rock nacionalmente.

FICHA TÉCNICA

Marco Fábio Mattoli "Marco Mattoli"
Voz e Guitarra


Leonardo Russo Pirrongelli "Gringo Pirrongeli"
Baixo


Frederico Penteado Neto "Fred Prince"
Percussão


Augusto Dario Ribeiro "Augusto Bocão"
Percussão


Eduardo Pinheiro Salmaso "Edu Peixe"
Baterista


Marcelo Maita
Tecladista


Tereza Custodia Coutinho Gama "Tereza Gama"
Voz


Reginaldo Gomes de Jesus "Reginaldo "16" Gomes"
Trumpete


Marco Aurelio Desantis "Tiquinho"
Trombonista
www.clubedobalanco.com.br
atendimento@clubedobalanco.com.br


Notícias | Casas com música | Artistas | Tribuna Livre | Artigos e debates | Fotos | Partituras | Compras | Amigos do Samba-Choro | Busca


Contato | Privacidade | Sobre este sítio
©Copyright 1996-2017
Samba & Choro Serviços Interativos LTDA
(Todos os direitos reservados).