Agenda do Samba & Choro

Chapéu panamá

Google
Web samba-choro.com.br
 Página principal » Artistas

Grupo Chapéu Panamá, de Belo Horizonte, grava Cd ao vivo.

Belo Horizonte tem assistido, nos últimos anos, a um movimento de resgate e renovação do samba. Nada melhor do que “Chapéu Panamá” (símbolo mais tradicional do ritmo) para batizar um grupo de jovens sambistas, que promete ser um dos mais promissores da cidade. Formado por universitários apaixonados pelo samba, o Chapéu Panamá participou, no próximo dia 3 de novembro, Sábado, do programa "Palco Brasil", da Rede Minas, realizando a gravação do primeiro cd ao vivo, que será lançado em 2008.
Segundo seus integrantes, a proposta do grupo é resgatar sambas antigos, além de propor uma renovação do gênero por meio do trabalho autoral."Procuramos tocar músicas menos conhecidas de sambistas famosos e composições próprias", explica o vocalista Renato Rosa.
Show - O repertório do cd, gravado no Teatro da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, foi composto de 17 canções, sendo 12 autorais, uma composição de Ronaldo Coisa Nossa, um dos sambistas pioneiros da cidade, além de quatro releituras. “Seu Ronaldo” é proprietário do Bar Opção, tradicional bar de samba de Belo Horizonte, uma espécie de padrinho do grupo.
O projeto cenográfico, idealizado especialmente para o show, é assinado pelo arquiteto Acilon Cavalcante, de Belém (Pará), com execução dos artesãos da ASMARE e acompanhamento de Leo Piló. O cenário é uma das grandes atrações do show, pois faz alusão a um tradicional boteco de samba, denominado pelo grupo de “Boteco Panamá – Desde 2005”, com figurino também inovador, tudo preparado minuciosamente. A banda se prepara para levar o show para outras capitais do Brasil, começando pelo Rio de Janeiro.
No palco a velha e a nova guarda do samba se encontraram. Além de Ronaldo, o grupo trouxe outros convidados especiais para o show, como o cantor Mauro Ramos, do tradicional grupo Copo Lagoinha. Mauro escolheu duas músicas de Matheus Brant e Renato Rosa, do Chapéu Panamá para seu cd solo, que será lançado em breve. O trombonista Leonardo Brasilino também participou do show.


Trabalho autoral - Os arranjos de todas as canções foram feitos pelo próprio grupo, que iniciou a pré-produção deste show-gravação de cd há cerca de 3
meses que antecedeu o evento. As influências do grupo são variadas. Nos sambas A Semana e O Samba Mora Aqui está presente o samba-rock de Jorge Ben Jor. No samba
Sina do Caeté influências da música paraense, no samba Pelo espaço de um compasso nota-se linhas melódicas mineiras e em Zé Bigode e Não posso mais, vertentes mais tradicionais do samba irreverente no primeiro e cadenciado no segundo.
As releituras, escolhidas a dedo, estão presentes. O grupo apresentou o clássico Juízo Final de Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito. É Preciso muito amor, samba malandro, ágil e irreverente de Noca da Portela e Tião de Miracema faz o contraponto. A delicadeza, com os chorinhos Benzinho e Assanhado, de Jacob do Bandolim e Carioquinha, de Waldir Azevedo. O toque feminino ficou por conta da Madame do Samba, Dona Ivone Lara, com Acreditar, parceria com Délcio Carvalho.
História - "O Chapéu Panamá nasceu quando amigos se encontravam para tocar e conversar sobre música, partilhar canções e descobrir o que é realmente o Samba", conta o percussionista Dudu Faleiro. O grupo foi criado no início de 2005, a partir de encontros na casa do violonista Matheus Brant. É formado por Matheus Brant no coro e violão; Renato Rosa , vocal e violão; Thiago Prata, vocal e tan-tan; Dudu Faleiro no surdo; Bruno Sant`Anna , cavaco; Luiz Eduardo, cavaquinho solo e percussão; Ângelo Procópio, pandeiros; Cacá Campos, flauta, Leonardo Procópio e Rafael Mello na percussão.
Contato :
Anderson Cassimiro - 055-XX-31-3077-7047/ 9906-3659

Mais Informações: www.chapeupanama.com


Notícias | Casas com música | Artistas | Tribuna Livre | Artigos e debates | Fotos | Partituras | Compras | Amigos do Samba-Choro | Busca


Contato | Privacidade | Sobre este sítio
©Copyright 1996-2014
Samba & Choro Serviços Interativos LTDA
(Todos os direitos reservados).