Agenda do Samba & Choro

Aninha portal

Google
Web samba-choro.com.br
 Página principal » Artistas

ANA LUCIA FERREIRA PORTAL BITTENCOURT – “ ANINHA PORTAL ”

Em 1993 iniciou sua carreira artística em Belém - PA. Como vocalista do “Grupo de Samba Sol Maior”, participou do Festival Anual de Música promovido pela Casa de Espetáculos Lapinha , obtendo ótima colocação. Com o mesmo grupo apresentou-se em vários eventos locais.

Cantando Música Popular Brasileira - Samba de Raiz, em carreira solo, fez várias apresentações em Bares e Eventos.

Em 1995, transferiu-se para o Rio de Janeiro, convidada como vocalista do “Grupo Sorriso”. Em 1997, como voz feminina do “Grupo Azulão” formado por oficiais do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. Em 1998, além de vocalista, torna-se percussionista e compositora do “Grupo Kavaketta”, onde se apresentou por quase um ano na quadra do “Bloco Carnavalesco Cacique de Ramos”, berço do samba no Rio de Janeiro, de onde surgiram grandes nomes do Samba de Raiz: Almir Guineto, Arlindo Cruz, Jorge Aragão, Sombrinha, Zeca Pagodinho e o Grupo Fundo de Quintal, base de todos os grupos de pagode do Brasil que tem como madrinha nada menos que Beth Carvalho.

Em 1999, ainda no “Cacique de Ramos”, compôs, defendeu e venceu o samba do ano interpretando-o no desfile dos blocos de embalo no carnaval na Avenida Rio Branco. Entre 2000-2001, participou dos eventos: “Centro Cultural da Mangueira”, “Restaurante Severyna”, “Clube do Samba”, “Clube da Aeronáutica”, “Bloco do Bigode”, “Grêmio Recreativo Escola de Samba Porto da Pedra”, “Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha”, “SESC Tijuca”, “Grajaú Country Clube” e “Clube Esportivo Mauá”, apresentando-se com excelentes músicos cariocas, solidificando seu trabalho, sendo reconhecida por renomados compositores.

Considerada como a “ Revelação Feminina do Samba ” pela AFIRB (Associação dos Funcionários e Ex-Funcionários do IRB – Brasil Resseguros S/A) e “Espaço Típico Café Teatro”, onde se apresentam grandes nomes do samba de raiz: Adilson Bispo, Bandeira Brasil, Maurício Lins, Nelson Sargento, Noca da Portela, Paulinho Soares, Pecê Ribeiro, tia Surika, velha-guarda da Portela, Wanderley Monteiro e Wilson Moreira, entre tantos outros que têm suas músicas eternizadas nas grandes vozes do samba.

Em 2002, durante um mês abriu o espetáculo da lenda viva do samba brasileiro, “Mestre Jamelão” da Mangueira na “Casa da Mãe Joana”, uma das maiores casas de espetáculos situada na Lapa, reduto do samba do Rio de Janeiro, acompanhada pelo Grupo Regente da Mangueira. Com o mesmo grupo, no evento organizado pela Governadora do Estado Benedita da Silva no Morro do Chapéu Mangueira, com a presença do candidato à Presidência da República Luis Inácio Lula da Silva, ao lado de estrelas renomadas como Dudu Nobre, Emílio Santiago, Lecy Brandão, Martinho da Vila, Neguinho da Beija-Flor, Sandra de Sá, e outros.

Ainda em 2002, representou o Brasil em Lima - Peru, no Festival Gastronômico Cultural Brasileiro realizado no “Sheraton Lima Hotel & Casino”, acompanhada pelo grupo “Além da Raiz”, com apoio da “Embaixada Brasileira”, “VARIG” e “Sheraton Hotel”. Apresentou-se também ao vivo na “TV IRTP”, “Rádio RPP Notícias” no programa “Hola Peru” e na “ Boite Ritos” ao lado da cantora internacional Julie Freundt, considerada um dos grandes nomes da música peruana, obtendo grande repercussão através da mídia local.

Em 2003, no “Clube Militar do Exército” apresentou-se com Homero Ferreira. No “Teatro Casa Grande”, onde já se apresentaram vários ícones da Música Popular Brasileira: Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil e Maria Betânia, entre outros, foi convidada especial do “Grupo Samba Quem Sabe”. Fez participações especiais no “Fluminense Futebol Clube” e no “Círculo Militar do Rio de Janeiro”.

Em 2004, vocalista do “Cubanos Bar Boite” situado na Galeteria na Aba da Lapa. Intérprete e compositora do Bloco de Embalo “Bloco do Bigode” e considerada “A Voz Afinada” do Bloco de Embalo “Vem Cá Me Dá”, sendo homenageada com uma matéria no Caderno de Bairros do “Jornal do Brasil” divulgando o Samba na quadra do “G.R.E.S. Acadêmicos da Barra da Tijuca”, que apoiou o desfile do bloco integrando a sua bateria. Atração principal na Roda de Samba do compositor “Adilson Bispo”; participação constante nas Rodas de Samba de ”Paulinho Soares”, na “Confraria do Kareca” de “Gilberto Cortez”, abertura da Roda de Samba de “Noca da Portela” no “Centro Cultural Memórias do Rio”, e no “Clube do Samba” com “Angela Nogueira”.


Notícias | Casas com música | Artistas | Tribuna Livre | Artigos e debates | Fotos | Partituras | Compras | Amigos do Samba-Choro | Busca


Contato | Privacidade | Sobre este sítio
©Copyright 1996-2017
Samba & Choro Serviços Interativos LTDA
(Todos os direitos reservados).