Agenda do Samba & Choro

Aleh Ferreira

Google
Web samba-choro.com.br
 Página principal » Artistas

Aleh Ferreira, músico, bandolinista, arranjador e compositor consta em sua discografia 3 CDs lançados no gênero Choro.

Nascido em São Paulo, no dia 27 de outubro de 1966, a partir dos 13 anos de idade iniciou suas apresentações em shows com Caçulinha, Altamiro Carrilho e Regional de Evandro.

Participou de shows como convidado especial juntamente com Demônios da Garôa, Nelson Cavaquinho, Moreira da Silva, lsaurinha Garcia, Clementina de Jesus, Zé Keti, Ciro Aguiar, Germano Matias, Carlos Poyares, Ataulfo Alves Jr., Emilinha Borba e muitos outros expoentes da música brasileira.
Prêmios:

1º Lugar no Iº Festival Brasileiro de Chorões, em Araraquara, 1982.

1º Lugar (Juri Popular) e 2º Lugar (Juri Oficial) no I Festival de Choro "Tico-Tico no Fubá em 1994 com uma obra de sua autoria chamada "Tristezas de um Violoncelo" (Sadness of a Cello);

1º Lugar (Juri Popular) e 1º Lugar (Juri Oficial) no Iº Festival de Choro de Diadema, com uma obra de sua autoria denominada "Ternura" (Tenderness), em 1995.


Como compositor, teve o privilégio de compor as primeiras e únicas Suítes Brasileiras para Violoncelo Solo de que se tem conhecimento, das quais já encontram-se gravadas pelo violoncelista Júlio Cerezo Ortiz. Compôs também um Concerto para Oboé, um Concerto para Flauta e outras peças musicais.

Músico de carreira internacional, no ano 2000 Aleh apresentou MPB com Alessandro Penezzi em Johannesburg e Luanda com apoio da Embaixada do Brasil, comemorando a Independência de Angola.

O paulista Aleh Ferreira realiza um trabalho inovador dentro do choro, juntando a seu regional típico a instrumentação clássica.
Tocando desde os 13 anos com nomes como Altamiro Carrilho, Caçulinha e o Regional de Evandro, trilhou um caminho de prêmios em festivais e aclamação da crítica especializada.

Além de choros refinados, compôs as únicas Suítes Brasileiras para violoncelo solo, gravadas pelo violoncelista Júlio Ortiz. Escreveu ainda concertos para piano e orquestra sinfônica, oboé e orquestra de cordas, e violoncelo e orquestra de cordas.
Enfim, um talento raro!

Muitas vezes é difícil enxergar o valor de quem está bem vivo e ainda trabalhando. Talvez seja uma característica brasileira isso de só colocar nome de morto em rua e só reconhecer os gênios quando já não estão em grande fase ou já viraram nome de rua. Por isso é necessário olhar com atenção para obra em construção de Aleh Ferreira.

Pouco a pouco Aleh vem construindo uma carreira sólida e estável como bandolinista, compositor e arranjador, calcada em uma boa discografia e registro impresso de suas composições. Claro que ainda é imposto pela grande indústria que seu estilo seja restrito a um pequeno grupo de iniciados, que sofre com a falta de apoio e divulgação à música instrumental brasileira, mas mesmo dentro deste grupo a penetração de novidades é difícil. O choro é tradicionalmente um gênero nostálgico, e só agora está se começando, lentamente, a romper uma barreira a jovens compositores.

Não há dúvida que o nome de Aleh Ferreira será um dos poucos que permanecerá. Temos é que torcer para que não seja preciso esperar muito tempo para ver suas composições na rodas de choro da varanda de cada um, junto com Jacob, Pixinguinha e os outros mestres.

Aleh Ferreira fundou em 2001 o Trio Quintessência. Fundado pelo músico, arranjador e compositor Aleh Ferreira, o Trio Quintessência executa a Música Popular Brasileira (MPB), Choro, Samba, Bossa Nova, Jazz e a música clássica e pop internacional arranjadas de forma vívida e empolgante.

Formado por três solistas e virtuosos, o bandolinista Aleh Ferreira, o violoncelista Júlio Cerezo Ortiz e o violonista Alessandro Penezzi, o trio é considerado pelos críticos musicais brasileiros como um dos melhores do Brasil. Lançou o seu primeiro CD em 2002.

Dentre quase 400 inscritos em todo o Brasil, o trio classificou-se entre os semifinalistas do 4º Prêmio MPB VISA Eldorado 2001 Instrumental.

Para conhecer mais sobre o grupo, acesse o site www.trioquintessencia.com


Notícias | Casas com música | Artistas | Tribuna Livre | Artigos e debates | Fotos | Partituras | Compras | Amigos do Samba-Choro | Busca


Contato | Privacidade | Sobre este sítio
©Copyright 1996-2017
Samba & Choro Serviços Interativos LTDA
(Todos os direitos reservados).